TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar - PIM III RECURSOS HUMANOS

Por:   •  7/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.791 Palavras (20 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE PAULISTA

SEPI – SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO

LUIZ PAULO COSTA DA SILVA

                                

Projeto Integrado Multidisciplinar - PIM III

RECURSOS HUMANOS

CLÍNICA SANTA HELENA

Belém - Pará

2013


LUIZ PAULO COSTA DA SILVA

Projeto Integrado Multidisciplinar - PIM III

RECURSOS HUMANOS

CLÍNICA SANTA HELENA

Belém – Pará

2013

RESUMO

Acreditando que esta pesquisa poderá trazer contribuições importantes no que tange a habilidade de liderar; das atividades das práticas das teorias administrativas; organização e procedimentos dos recursos materiais, patrimoniais, humanos, financeiros e tecnológicos utilizados pela organização e aspectos relevantes do sistema de informações organizacional e técnicas de informática utilizadas. A liderança constitui, no nosso entender, uma temática de suma importância para o desenvolvimento do trabalho do enfermeiro nas suas diferentes áreas de atuação. A liderança constitui uma temática de suma importância para o gerenciamento da assistência de enfermagem prestada ao paciente/cliente. A competitividade atual tem forçado as organizações a buscarem e implantarem novos modelos de gestão que as auxiliem na conquista de novos mercados consumidores e, ainda, a permanência nestes. A Tecnologia da Informação é um recurso que - estando em sintonia com as necessidades e objetivos dos usuários - possibilita maior eficiência e eficácia no relacionamento interno e externo das organizações, evidenciando, assim, agilidade e qualidade no processo da tomada de decisão.

PALAVRA-CHAVE: Liderança, diferentes áreas de atuação, eficiência e eficácia.

SUMÁRIO

1. Introdução....................................................................................................04

2-Suprimento de Mão de Obra........................................................................05

3-Gerenciamento de Pessoas.........................................................................07

4-Contabilidade................................................................................................10

5.Conclusão......................................................................................................12

6.Referências Bibliográficas...........................................................................13

 


1- INTRODUÇÃO

Este trabalho aborda a gestão de pessoas na Clínica Santa Helena. São apontados tópicos relevantes para os administradores e profissionais de saúde, estudantes de diversas especialidades na área de saúde e a quem se interessarem pelo assunto. É apresentada uma reflexão sobre Programa Nacional de Humanização no Atendimento Hospitalar (PNHAH) e algum critério para se efetuar uma contratação bem sucedida de colaboradores. Também são discutidos alguns problemas que são enfrentados pelos gestores de instituições hospitalares no seu dia-a-dia. Este trabalho visa descrever como os modelos clássicos da administração ainda são a realidade de uma grande parcela das pequenas empresas. Percebe-se que, na prática administrativa empresarial dessas empresas, apesar de muitas novidades teóricas estarem sendo implementadas, não passam de inovações incrementais às teorias clássicas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, constituída principalmente de artigos científicos e livros. Concluiu-se que a gestão de pessoas representa um papel muito importante nas instituições de saúde e que falta aos gestores, maior conhecimento de gestão de pessoas, para que possam desempenhar melhor suas funções.

2-Suprimento de Mão de Obra

Recrutamento

Conceito de Recrutamento

Inicia-se o recrutamento quando a necessidade de Recursos Humanos é identificada (um ou vários setores apresentam disponibilidade de cargos necessários para a contratação ou substituição) surgindo, assim, a vaga.

Origem da abertura de vaga.

Uma vaga pode surgir por:

Expansão da empresa: aumento do quadro de funcionários, abertura de filiais ou criação de novos setores.

Substituição: devido à demissão, morte, aposentadoria, transferência, promoção ou licença de funcionários.

Recrutamento é o processo ou meio mais eficiente para comunicar, divulgar ou tornar pública a vaga existente em uma empresa, objetivando captar os candidatos cujo perfil seja o mais adequado ao posto de trabalho.

Recrutamento é o processo ou meio mais eficiente para comunicar, divulgar ou tornar pública a vaga existente em uma empresa, objetivando captar os candidatos cujo perfil seja o mais adequado ao posto de trabalho.

O recrutamento é importante porque não trata apenas de divulgação de vagas, mas de atrair pessoas qualificadas dentro das necessidades da organização. Uma divulgação mal planejada, ao invés de atrair candidatos potenciais às vagas, pode surtir efeitos contrários, como captação de candidatos fora do perfil desejado, acarretando a má utilização do tempo disponível para análise dos perfis.

Definição de critérios de recrutamento.

O recrutamento é um processo que varia de empresa para empresa, porém, quando bem planejado, traz resultados significativos.

Em geral, o processo de recrutamento é definido em 4 critérios ou fases:

1ª fase: Coletas de dados: do perfil do cargo, da urgência da vaga, dos recursos disponíveis, etc.

2ª fase: Planejamento: que cargo? Quando recrutar? Quem deve recrutar? onde recrutar? E como divulgar a vaga?

3ª fase: Execução do recrutamento: divulgação da vaga, captação de currículos profissionais dos candidatos, conforme a estratégia da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.5 Kb)   pdf (231.5 Kb)   docx (165 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com