TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DE TERCEIRA IDADE EM RELAÇÃO A FARMÁCIA DO TRABALHADOR-PREÇO BAIXO DE QUATRO-BOCAS

Por:   •  5/1/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.346 Palavras (10 Páginas)  •  23 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

                                                         

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TOME-AÇU

GRADUAÇÃO EM AMINISTRAÇÃO

SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DE TERCEIRA IDADE EM RELAÇÃO A FARMÁCIA DO TRABALHADOR-PREÇO BAIXO DE QUATRO-BOCAS.                                                                    

TOME AÇU

AGOSTO/2018

RITA DE CASSIA SILVA OLIVEIRA

LUCILENE  ELAYNE Mª M. MONTEIRO

MALENA YANEL MACHADO

                                                             

SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DE TERCEIRA IDADE EM RELAÇÃO A FARMÁCIA DO TRABALHADOR- PREÇO BAIXO DE QUATRO-BOCAS/PA.

Relatório apresentado ao Curso de Administração do Campus Universitário de Tomé-Açu, como requisito básico para a segunda avaliação da disciplina Metodologia Científico, ministrado pelo Profa. Dra. Yana Moura de Sousa Fadul

                                                             

TOME-AÇU/PA

AGOSTO/2018


  1. INTRODUÇÃO

   Quando se trata de mercado farmacêutico, podemos afirmar que o Brasil é uma potência mundial, pois ocupa a sexta posição entre os maiores mercados consumidores de medicamentos no cenário mundial. Uma conjunção de acontecimentos permitiu que se alcançasse esse nível, um dos fatores dessa equação é o envelhecimento da população brasileira que vem avançando ano a ano, maior número de idosos significa crescimento no consumo de medicamentos, já que doenças crônicas, como diabetes e hipertensão tendem a surgir com o avançar da idade (Conselho Federal de Farmácia, 2008). Por esse motivo é essencial que as farmácias atuem com estratégias que permitam atingir as necessidades desses consumidores, já que se trata de um publico rentável para o setor referido.

   Previsões demográficas apontam que em 2025, o Brasil será o 6° país do mundo em número absoluto de idosos (Massuda; Costa, 2012); que em 2050 o número de idosos brasileiros chegará a 30% da população (IBGE, 2010) e que o número de brasileiros acima de 65 anos irá quadruplicar até 2060 (BBC, 2013).

     No estatuto do idoso (Brasil, 2006, p18) o artigo 24 traz que “os meios de comunicação manterão espaços ou horários especiais voltados aos idosos, com finalidade informativa, educativa, artísticas e culturais, sobre o processo de envelhecimento”, ou seja, há a garantia de lei de que deve haver comunicação diferenciada para este publico, o  que significa que além de assegurar a inclusão dos idosos como receptores de mensagens midiáticas, já é compreendida que esse grupo se trata de um publico diferenciado e de proporções notáveis.

  Tendo como referencias esse publico, o setor farmacêutico é um seguimento que apresenta vantagens no ambiente em que se encontra, visto que seus módulos e serviços proporcionam qualidades de vida as pessoas. Daí a importância do entendimento do comportamento e compra desses indivíduos pois são consumidores que buscam pela controle e bem estar(Silva, 2015).

  O atendimento dos anseios dos consumidores acima de 60 anos, torna-se relevante, pois indivíduos insatisfeitos podem afetar negativamente o empreendimento. Logo identificar os principais quesitos que satisfazem as necessidades dos clientes é importante para a organização, pois é uma forma da empresa aproveitar e conservar vantagens competitivas (ZAMBERLAN; CARATI, 2010).

  Nesse contexto em Quatro-Bocas/PA há um número considerável de farmácias, além de pessoas pertencentes à terceira idade, o que afetou a percepção de um estudo referente a isso. Evidenciando assim a importância da satisfação pelo público da terceira idade, em relação à farmácia, objetivou de maneira geral avaliar a satisfação das pessoas da terceira idade, em relação à Farmácia do Trabalhador preço baixo.

 

 2.JUSTIFICATIVA

   Entender a satisfação do consumidor da terceira idade tornou-se importante para as farmácias, pois, esse grupo tornou um recente nicho de mercado não muito discutido, com atitudes, formadas de vida, desprovimentos e anseios bastante determinados e exclusivos. Compreender o contentamento desse público é vital, visto que eles são consumidores ativos, buscam por entorpecentes e tratamentos preventivos na prevenção da saúde, além de ser uma opção no desenvolvimento de um novo segmento na área farmacêutica.(Silva,2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (174.9 Kb)   docx (41.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com