TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DA PRÉ HISTÓRIA À IDADE MODERNA

Por:   •  19/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE MATER DEI – CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

HISTÓRIA DO URBANISMO II – DA PRÉ-HISTÓRIA À IDADE MODERNA

JÉSSICA SANTOS DO NASCIMENTO

        A Pré-história corresponde à um período de 3,6 milhões de anos. Esse período se divide em duas etapas: O Paleolítico e Neolítico, o período Paleolítico, onde os seres humanos eram nômades, viviam da caça e coleta, abrigavam-se em cavernas, onde desenvolveram a arte rupestre. No período Neolítico houve grandes mudanças e avanços, o homem passou a semear a terra, surgindo então a agricultura e também o cultivo de animais.

        O período da antiguidade clássica é formado pela Grécia antiga e Roma antiga. O império romano foi o período de maior esplendor da civilização romana, onde a população conheceu seu Apogeu político e cultural. Foi dividido em duas regiões: a do Ocidente e a do Oriente. O império romano do ocidente se ruiu em 476, já o império romano do oriente existiu por mais mil anos, se ruindo em 1453, com a queda de Constantinopla.

        A idade média é caracterizada pela economia ruralizada, enfraquecimento comercial, supremacia da igreja católica, sistema de produção feudal e sociedade hierarquizada e principalmente a utilização de muralhas ao redor das cidades para proteção. O marco inicial da idade moderna é em 1453, marcado pela queda de Constantinopla, seu final se dá em 1789, quando ocorre a revolução francesa. Nesse período houve a transição do sistema de Feudalismo para o capitalismo, o sistema político era caracterizado pela centralização do poder nas mãos do monarca, ou seja, o rei. No início a idade moderna não era capitalista, mas também não era mais medieval, isso ocorreu aos poucos, pois elementos típicos do feudalismo ainda existiam, em menor ou maior proporção em diferentes regiões da Europa, mas as mudanças foram atingindo todos os campos e por fim trazendo a modernidade.

        Em 1517, começaram a surgir movimentos de contestação ao poder da igreja católica, conhecidos como a Reforma protestante, iniciados a partir das 95 teses de Martinho Lutero, criando novas igrejas, tais como a Luterana, Calvinista e Anglicana. Nesse momento, houve a criação do sistema absolutista, como resposta às guerras civis religiosas que se desencadearam após a reforma.

        O fim da idade moderna é marcado pelo início da revolução francesa, em 1789. Nesse período ocorre também uma contestação do iluminismo com o regime absolutista e crise desse sistema de governo, na segunda metade do século XVIII.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com