TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC QUALIDADE E EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CLIENTE: UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA JORNAL A TARDE

Por:   •  24/10/2016  •  Monografia  •  5.150 Palavras (21 Páginas)  •  2.199 Visualizações

Página 1 de 21

QUALIDADE E EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CLIENTE: UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA JORNAL A TARDE

Aldo Miranda

Leandro Santos dos Nascimento

Léia Barreto Santos Mascarenhas

Maelson Reis

RESUMO

Este artigo procurou demonstrar a importância da qualidade e excelência no atendimento ao cliente para uma empresa se manter competitiva no mercado. O objetivo geral do artigo é analisar a qualidade do atendimento oferecido aos clientes do jornal a tarde em salvador e regiões Metropolitanas e mensurar e o grau de satisfação dos mesmos. Para alcançar este objetivo foram analisados os seguintes objetivos específicos: Analisar a qualidade de atendimento prestado; Comparar a satisfação do cliente entre Salvador e Região Metropolitana Lauro de Freitas; Verificar a comunicação e interação do CRM entre os departamentos. A metodologia utilizada para fundamentar o presente estudo foi definida por pesquisa bibliográfica, por meio da consulta em livros e artigos sobre os temas qualidade no atendimento, administração de marketing, referenciando a excelência no atendimento, a satisfação do cliente e o CRM entre os departamentos.

O resultado da pesquisa através do questionário aplicado demonstra que os clientes do jornal a tarde estão parcialmente satisfeitos com a qualidade no atendimento e os serviços de entrega do jornal.

Palavras-chaves: Qualidade; Atendimento; Cliente

1 INTRODUÇÃO

Em um mercado altamente competitivo a satisfação do cliente é a chave, a excelência no atendimento ao cliente é um dos maiores diferenciais competitivos do mercado e o fator principal para o crescimento das vendas e a evolução das empresas. A competitividade entre as organizações advinda da globalização proporcionou a diversificação de produtos e serviços, fez com que as informações chegassem mais rapidamente aos consumidores tornando-os cada vez mais exigentes e seletivos com um elevado grau de expectativas em relação ao atendimento, resoluções de seus problemas e necessidades, ansiosos para que os mesmos sejam prontamente atendidos, exigindo que as empresas que desejem se manter competitivas no mercado atual torne o seu cliente um parceiro, conquistando sua fidelidade, levando sempre em consideração suas sugestões e reclamações, a fim de corrigir possíveis erros futuros que poderão trazer inúmeras consequências para a empresa, tais como uma imagem negativa que poderá afastar clientes e dificultar a conquista por novos clientes já que o mercado está cada vez mais exigente e não há mais espaço para se perder cliente..

A qualidade no atendimento é ter clientes satisfeitos com seus desejos e exigências (CHIAVENATO, 2000).

Será englobada a pesquisa para entendimento do tema o seguinte problema: Qual a percepção da qualidade do atendimento e a satisfação dos clientes do Jornal A Tarde? Para responder essa questão será preciso focar em uma área do problema, sendo mais especifico para explicar um objetivo maior, o objetivo geral é analisar a qualidade do atendimento aos clientes do jornal a tarde em salvador e regiões Metropolitanas. Para atingir esse objetivo abordam-se pontos chaves para entendimento dentro de uma analise nos objetivos específicos que são:

a) Analisar a qualidade de atendimento prestado ao cliente quanto a sua solicitação e cumprimento da mesma.

b) Comparar a satisfação do cliente entre Salvador e Região Metropolitana Lauro de Freitas quanto aos serviços prestados pelo Jornal A Tarde.

c) Verificar o CRM entre os departamentos que viabilizam a comunicação e interação entre o cliente e o Jornal A Tarde.

Justifica-se a abordagem deste tema, por ser um meio de aquisição de conhecimentos e de informações para os que desejam aplicar a qualidade de atendimento. Também fazer desta aplicação um procedimento integrado acerca de atividades diariamente em meio a um mercado competitivo com necessidades cada vez mais específicas e consumidores mais exigentes, além da concorrência mais apurada e estrategicamente preparada para formar este ciclo vicioso onde todos inseridos buscam constantemente a satisfação das suas vontades e necessidades.

O A TARDE foi fundado em 1912 pelo jornalista Ernesto Simões Filho. Líder de mercado no estado da Bahia, ao longo de sua trajetória, o jornal acompanhou os mais importantes acontecimentos do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)   pdf (170.7 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com