TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1 ª parte portifolio em grupo

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.421 Palavras (6 Páginas)  •  880 Visualizações

Página 1 de 6

identificaçÃO da Empresa

LJ Serviços e Locação de Mão de Obra Ltda , situada na rua Carlos de Laet nº11 , areias , Recife, PE, a empresa atua no seguimento de locação de mão de obra, operando assim em varias cidades, como em sua sede em Recife, Aracaju, Ilhéus, Itabuna, Feira de Santana, Conquista entre outras, um dos seus maiores clientes é a AMBEV com mais de 200 colaboradores espalhados pelo Nordeste, prestando serviços dos mais diversos, entre eles o de limpeza e conservação, carga e descarga.

A empresa possui um banco de dados de seus clientes como endereços, telefone, ano inicial das atividades, ramos, cadastro bancário, telefones para contato, entre outros que leva a empresa a ter sempre em mãos dados que facilitem contato e acesso ao cliente. Para determinar os preços dos serviços prestados, a empresa tem como base suas despesas como tributo, imposto, obrigações e algumas pesquisas de mercado.

Para divulgação de seus serviços a empresa utiliza várias atividades como atendimento ao público, auxilia o cliente e dar suporte no processo de atendimento, atendimento telefônico prestando informações sobre os serviços, levantamento, identificação, esclarecimento de dúvidas dos clientes, direcionamento de clientes, auxilia na promoção de network do departamento com clientes e fornecedores. Com essas atividades ainda sim é necessário realizar o monitoramento de seus concorrentes, o mesmo é realizado através de coleta de informações e pesquisa no mercado onde é avaliado mensalmente através de feedback, reuniões com gestores de cada unidade. Normalmente as pesquisas são feitas dentro da empresa onde é prestado o serviço, uma pesquisa de satisfação, pra obter e ter conhecimento de problemas que precisam ser ajustados. Hoje 80% destes problemas são corrigidos em tempo hábil sem danos para os clientes.  

Assim conhecemos a LJ Serviços e Locação de Mão de Obra Ltda. As informações coletadas foram fornecidas pelo senhor Ivan Conceição – gestor de contratos, e o senhor Fernando Junior – gestor financeiro da instituição.

A empresa tem em seu quadro de dirigentes e gestores da organização um mix de conhecimentos e perfis que se completam, entre eles podemos citar que o Sr. Ivan é um Administrador e o Sr. Fernando é um empreendedor, um homem de visão, tendo em vista que o mesmo também atua em outros ramos de atividades.

Segurança no trabalho é conceituada como medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador. O Equipamento de Proteção individual – EPI tem gerado um alto custo para a empresa e com isso dificulta na hora de validar preços acessíveis.

Essa seria uma oportunidade a qual devemos levar em conta, pois a citada poderia aproveitar essa dificuldade e transformar em um negócio que poderia acabar com seus problemas, poderia ser estudar a possibilidade de abrir empresa de vendas de EPI’S , assim poderia distribuir com preços mais accessíveis a suas unidades espalhadas e também colocar em seu quadro de colaboradores , profissionais da área de segurança do trabalho que pudesse ministrar os mais diversos cursos  na área de segurança em suas unidades, minimizando assim custos com contratações de outras empresas .

Em relação a localização da empresa, a sede da LJ Serviços é a mesma mesmo antes de ter esse nome fantasia, pois era o imóvel do fundador que na época que tinha uma empresa de material de limpeza e aos poucos começou com prestação de serviços, visto que o imóvel é próprio, os administradores (filhos do fundador) preferiram na época não aumentar os custos com aluguel de imóvel, está localizado em um endereço próximo a grandes rodovias de alta rotatividade, próximo ao centro e a grandes empresas e comércios e bancos, facilitando o deslocamento.

Na LJ Serviços ,configuram sistemas de produção em que o produto (serviço de atendimento ao cliente), Este serviço, embora siga algumas etapas básicas e padronizadas, está sujeito às adequações requeridas pelos clientes, dado que cada cliente apresenta demanda específica. Isto torna a organização do sistema de produção bastante complexa e, por esta razão, requer um planejamento, programação e controle da produção,coerentemente abastecido de material e informações, além da disponibilidade de pessoas.

Para Schmenner (1999, p.15), “uma operação de serviços é mais bem definida em termos residuais: isto é, o que ela não é em vez do que é”.

Segundo Kotler (1998, p.455), “serviço é toda atividade ou benefício, essencialmente intangível, que uma parte pode oferecer a outra e que não resulte na posse de algum bem. A prestação de um serviço pode ou não estar ligada a um produto físico. Serviços são, via de regra, intangíveis, inseparáveis, variáveis e perecíveis”.

Desta maneira, observa-se que serviço é o fruto da atividade humana que, sem

apanhar a forma de um bem material, satisfaz uma necessidade.

Durante muito tempo, procurou-se adaptar os métodos da gestão industrial,

desenvolvidas principalmente para o setor de manufatura, à produção de serviços. Todavia, diante da crescente competitividade empresarial, houve um aumento da necessidade de maior profissionalismo na gestão das operações de serviços; outrossim, deve-se desenvolver conceitos e metodologias adequadas,tanto a novas estruturas organizacionais como às especificidades de suas operações.

 

Ao longo do diagnóstico dos procedimentos de PCP, identificou-se como principal produto da prestação de serviços em uma de suas unidades em que prestam serviços de limpeza e conservação. Este subdivide-se nos serviços

De limpeza e higienização dos banheiros e cozinha, varrição de áreas internas e externas, serviços de jardinagem.  Na produção de serviços a descrição dos produtos confunde-se com a dos processos. Do mesmo modo, o projeto do processo /produto não está relacionado com os preceitos do planejamento da produção, conforme estabelecido na literatura.  (as pessoas tem a percepção da demanda) e através de dados históricos, não necessariamente confiáveis. Quanto à primeira etapa da programação, observou-se que o número de produtos finais (aqueles serviços a serem feitos no curto prazo) é conhecido com base em dados históricos. meses e ocasiões sazonais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com