TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

5 Ps da estratégia Spoleto

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.004 Palavras (9 Páginas)  •  1.290 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

        

Neste trabalho apresentaremos de forma simples e dinâmica, “O CASE DA SPOLETO”, CASE DE FRACASSO SEGUIDO DE SUCESSO.

        Neste contesto aplicaremos algumas das ferramentas de Gestão Estratégica, dentre elas os cinco P´s da Estratégia segundo Mintzberg que são: Estratégia como Plano (PLAN); Estratégia como Pretexto (POKER); Estratégia como Padrão (PATTERN); Estratégia como Posição (POSITION) e Estratégia com Perspectiva (PERSPECITIVE).

  1. HISTÓRIA

 A história do Spoleto começa em 1992, com a sociedade dos amigos Eduardo Ourivio e Mário Chady para a abertura do Guilhermina Café no Leblon. Com o sucesso deste primeiro restaurante, surgiram Guilhermina Cafés no Rio Sul e no Centro, que abriram caminho para outros projetos bem-sucedidos: um restaurante a quilo, um buffet para empresas e um centro gastronômico com seis lojas compartilhando um espaço amplo e agradável.

Após 8 anos atuando juntos no ramo, enxergaram uma demanda latente por parte das pessoas que se alimentam fora de casa: velocidade de um fast-food com a qualidade de restaurante e a escolha do prato pelo cliente. Mário e Eduardo decidiram vender suas participações em todos os negócios que estavam envolvidos. Fruto de erros e acertos das experiências anteriores criaram o Spoleto.

O primeiro restaurante Spoleto foi aberto em 1999 na Zona Norte do Rio de Janeiro. A sua proposta inovadora de oferecer um restaurante de culinária italiana, rápido e saudável como você quer, garantiu um rápido aumento do número de clientes. Após dois anos estudando e aprimorando o restaurante, Eduardo e Mário se dedicaram a um novo desafio: levar este modo diferenciado de refeição a mais pessoas, através do sistema de franchising.

A ousadia da dupla de empreendedores deu tão certo que um ano depois do início das operações e já estruturada no formato de franquia, a rede já contava com 14 lojas abertas, dobrando o número em 2011. Atualmente conta 321 lojas, sendo 26 no México e 2 na Espanha. Além da Spoleto, os empreendedores possuem uma operação de importação e fabricação própria de massas e molhos em sociedade com um dos maiores especialistas italianos no mundo.

2. SPOLETO UM CASE DE FRACASSO

        Antes da criação da maior rede de fast food italiano do país, os fundadores aprenderam bastante com erros sobre pessoas, gestão, planejamento e muito mais. Quem conhece a rede de fast food Spoleto hoje em dia não imagina que, antes de encontrar este modelo inovador de preparar comida italiana com qualidade, de maneira rápida e personalizada, os fundadores Eduardo Ourivio e Mario Chady, falharam várias vezes na gestão de restaurantes tradicionais.

Juntos, os dois tiveram vários conceitos do gênero no Rio de Janeiro. Os negócios iam bem, do ponto de vista operacional, os restaurantes davam certo, mas algumas coisas estavam bem mal das pernas: “Toda a estrutura central de suporte ao varejo, pessoas, gestão e planejamento eram muito fracas”. Segundo ele, um dos equívocos foi buscar dinheiro da forma errada e na época errada. “Era época de inflação alta, pouco antes do Plano Real. Aí, quando veio o Real, os juros ficaram uma loucura. Chegamos a pagar 5,2% ao mês. É aquela história: quando a maré baixa, quem tá nu aparece. Aí a gente percebeu o quão ineficiente éramos em termos de gestão.” Apesar de na ponta as operações funcionarem bem, o resultado não era suficiente para arcar com as despesas centrais e os empréstimos no fim do mês. Os dois então tiveram que rever totalmente seu modo de tocar o negócio, enquanto faziam o possível para quitar todas as dívidas e não quebrar. “Pagamos todo mundo e, felizmente, deu certo. Mas passamos muito perto de quebrar”. Nessas horas, Mario garante que a resposta para passar pelos obstáculos não está em nenhum livro de negócios. “Tem que manter a energia alta, com foco e determinação, independentemente de qualquer coisa.”

A partir desse momento, no qual por um fio o sonho dos dois não sofreu um duro golpe, nasceu conceito do Spoleto atrelado às lições dadas pelos primeiros negócios. “Foi aí que aliamos toda nossa experiência com produtos e serviços de qualidade, explorando um ambiente mais comercial”, diz o empreendedor, referindo-se à transição do modelo de restaurantes para praça de alimentação em shoppings e Lojas com perfil de atendimentos mais executivo

 Quando o conceito nasceu, percebemos logo de cara que ele era extremamente multiplicável e escalável. A partir daí, fechamos todas as outras operações e focamos 100% neste sonho de criar algo grande, com vocação para durar. O Spoleto é a soma de todos nossos erros e acertos antes dele. Erramos muito no planejamento, na busca de sinergia, na gestão do time e na contratação de pessoas. Erramos em quase tudo o que podíamos ter errado.

A dica de Mario para quem passa por situações delicadas como esta é nunca deixar de acreditar, mas com parcimônia para correr em busca do que é realmente imprescindível. “Você tem que separar o que é ‘apenas’ urgente do que é urgente e realmente importante. Só assim você vai conseguir resolver as coisas do dia-a-dia sem perder o foco no futuro. Essa foi a grande lição que aprendemos”. Segundo o proprietário Sr. Mario Chady, “Gosto de falar que nossa primeira fase empreendedora foi melhor do que um MBA. Um pouco mais caro, talvez, mas valeu a pena.”

No princípio, Mario Chady surpreendentemente não se imaginava como dono de restaurantes, mas, com o passar o tempo, enxergou no Spoleto o caminho para realizar seu sonho. “Quis ter o primeiro restaurante para ser sócio e depois seguir empreendendo em outras frentes. Eu sempre fui empreendedor nesse sentido. Queria criar algo grande, que pudesse se sustentar e crescer. Com o Spoleto, aprendi que o negócio é sonhar o sonho certo.”

A lição do Spoleto: tocar o negócio focado muito no dia-a-dia e na operação do cotidiano pode te deixar em apuros. Focar em gestão e planejamento não só salvou os empreendedores como transformou o negócio em um gigante do setor.

3. SPOLETO UM CASE DE SUCESSO

 Diversificação e inovação são as duas grandes apostas do grupo Spoleto. Líderes absolutos de mercado quando o assunto é culinária italiana, a rede, em apenas oito anos de existência, ganhou um público fiel e se destacou no mercado. Para se diferenciar dos concorrentes, a Spoleto desenvolveu um conceito inovador: customização do prato, interatividade com cliente, refeições rápidas e saudáveis. Nos restaurantes Spoleto, o cliente escolhe a massa e cada um dos ingredientes. Do outro lado do balcão, o chef atende ao cliente com arte, transformando esse atendimento em um verdadeiro show culinário. O restaurante ganha notoriedade em meio ao atendimento padronizado das praças de alimentação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (157 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com