TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

7 HOMENS E OS IMPERIOS QUE CONSTRUIRAM: INTRODUÇÃO GERAL/INTRODUÇÃO PARTE III/ROBERT NOYCE/CONCLUSÃO

Por:   •  9/3/2018  •  Artigo  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 3

7 HOMENS E OS IMPERIOS QUE CONSTRUIRAM: INTRODUÇÃO GERAL/INTRODUÇÃO PARTE III/ROBERT NOYCE/CONCLUSÃO

A história americana retrata um grande número de empreendedores que se destacaram em suas atividades. Empreendedores esses que ao longo da história contemporânea contribuíram para que os Estados Unidos ocupassem a posição de destaque na liderança econômica mundial.

Tais empreendedores atuaram nas mais diversas áreas, desde a siderurgia, o varejo e a alta tecnologia. A lista de empreendedores é extensa mas neste trabalho esta restrita a apenas sete, sete pessoas que foram distintas em seu tempo e que hoje já não estão mais vivos, apenas o legado que estes deixaram para toda a humanidade. Sendo assim outras mentes brilhantes como Steve Jobs, Steve Wozniak, Bill Gates, Larry Ellison dentre outras pessoas que se destacaram na história recente não terão seus feitos tratados.

Estes profissionais mesmo vivendo em épocas diferentes possuem várias características em comum, com mentes brilhantes, e sempre estando a frente do tempo que atuavam, não atoa alcançaram fortunas inimagináveis para a origem que a maioria destes tiveram. Outra característica desses celebres foram que não pararam com os obstáculos, infringiram as leis quando necessário para a expansão de seus negócios, mas nada que prejudique a imagem que deixaram de mentes brilhantes.

A atuação dos vizinhos e amigos Hewlett e Packard fundadores da empresa que recebeu a junção de seus sobrenomes Hewlett-Packard e que hoje é denominada simplesmente HP no principio do desenvolvimento do hoje denominado Vale do Silício serve de ponto de partida para o destaque deste trabalho que é a atuação de Robert Noyce, ou como era conhecido Bob Noyce, principal responsável pela região californiana de Santa Clara, São Francisco e vizinhança receber o nome de Vale do Silício.

Hewlett e Packard com seu estilo de gestão próprio criaram em uma garagem a empresa que serviu de exemplo para muitos outros estudantes provenientes das diversas universidades da redondeza e do restante dos Estados Unidos, Hewlett e Packard engenheiros com um investimento de pouco mais de 500 dólares criaram um império com faturamentos bilionários, amparados pelo mercado, pelo ministério da defesa e por estarem a frente do seu tempo.

Mas a atuação de Hewlett e Packard e todas as outras mentes empreendedoras da região, esbaravam em um grande problema que era o desenvolvimento de micro processadores, neste ponto da história entra Bob Noyce, natural de Iowa, filho de pastores, este gênio viveu como verdadeiro nômade com sua família em função do emprego do pai, vivendo nos quatro cantos dos estados por qual passou.

Noyce deixou de seguir seus pais quando estava na graduação, em busca do bacharelado em física que sempre foi sua paixão, sempre em busca de desafios, obteve o PhD em Fisica no MIT, instituição de ensino técnico mais conceituada do país, no entanto, a vida acadêmica não o satisfez tão pouco lhe passou pela cabeça atuar como funcionário público. Em busca de desafios dirigiu-se para a Califórnia, onde seu irmão já vivia como professor.

Em função de seu alto desempenho em suas pesquisas Noyce logo atingiu cargos gerenciais nas empresas que atuou, mas mesmo assim não estava satisfeito com o direcionamento que estas empresas seguiam, muito devido ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com