TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA E SUA COLABORAÇÃO PARA AS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  30/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 4

A ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA E SUA COLABORAÇÃO PARA AS ORGANIZAÇÕES

Alana Oliveira do Nascimento(201520308)

Michelângelo Nascimento Cardozo (201520156)

UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz

Ilhéus - BA

RESUMO

Neste trabalho ressalta a contribuição de Frederick Wilson Taylor e a Administração Científica para que as organizações futuras usassem como métodos científicos e não mais empírico, em busca de uma padronização na produção, com atividades padrões, minimizando o tempo, esforço desnecessário, maximizando a produção.  

Palavras-chave: Administração Cientifica. Contribuição. Frederick Wilson Taylor.

  1. INTRODUÇÃO

Frederick Wilson Taylor ficou conhecido como o “Pai da Administração Cientifica”, isso devido a sua contribuição para transformar a Administração como uma ciência que transformaria o gerenciamento de uma organização. O estudo de Taylor foi basicamente observando as técnicas de trabalho já existente no chão de fábrica, e aprimorando com treinamento ou realocação de trabalhadores onde se “encaixaria” melhor ao seu tipo físico, e com isso, reduziria tempo de produção através de mensuração do tempo e movimentos, buscando aumentar o nível de produção por meio das técnicas, resultando na produção com menores custos, com melhor qualidade do produto final.

  1. A ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO

O estudo de Taylor foi realizada no chão de fábrica, onde ele observou que o mesmo trabalho era executado de formas diferentes entre os operários. Ele veio para padronizar essas técnicas, nascendo a Organização Racional do Trabalho, também conhecida pela sigla ORT, a organização viria a substituir o método do trabalho empírico em método do trabalho científico.

A administração científica foi fundamentada nas seguintes contribuições:

  1. Observar, analisar o trabalho direcionado ao tempo e movimento: nessa contribuição, o trabalho era estudado minunciosamente, partindo de uma visão macro a micro. Aqui os movimentos desnecessários foram eliminados, os uteis aprimorados, resultando no tempo médio de execução do trabalho realizado pelo operário.
  2. Estudo da fadiga humana baseado na anatomia e fisiologia humana, o qual possui uma tripla finalidade: O primeiro é evitar movimentos inúteis na execução de uma tarefa, ou seja, evitar movimentos que sejam repetitivos e não leva o funcionário a nada. O segundo é a execução econômica dos movimentos úteis do ponto de vista fisiológico, que seria uma forma pratica e rápida de fazer o trabalho operacional com uma limitação dos movimentos, movimentos curtos e eficientes. O terceiro seria a seriação apropriada aos movimentos (princípios de economia de movimentos), ou seja, todos os movimentos seriados, um dando continuidade ao outro.
  3. Divisão do trabalho e especialização do operário, onde há uma eliminação dos movimentos desnecessários, economizando assim energia e tempo e consequentemente elevando a produtividade do operário.
  4. Desenho de cargos e de tarefas, é a maneira pela qual um cargo é criado, projetado e combinado com outros cargos para a execução das tarefas.
  5. Incentivos salariais e prêmios de produção onde o operário é estimulado a produzir mais e também a ganhar mais pelos seus serviços, uma vez que, a remuneração baseada no tempo não estimula ninguém a trabalhar mais.
  6. Conceito de homo economicus é analisado sob a ótica de que o homem procura o trabalho não porque gosta dele, mas como um meio de ganhar a vida por meio do salário que o trabalho proporciona.
  7. Condições ambientais de trabalho, a eficiência do trabalhador depende não somente do método de trabalho e incentivo salarial, mas também de um conjunto de condições que garantam o seu bem-estar físico e diminuam a fadiga, como instrumentos, ferramentas e equipamentos adequados, o arranjo físico das máquinas e a melhoria do ambiente físico de trabalho.
  8. Padronização que tinha como finalidade reduzir a variabilidade no processo produtivo e consequentemente eliminar o desperdício e aumentar a eficiência.

Observa-se então que, a organização racional do trabalho, não surgiu apenas como mais uma teoria, mas como uma forma de executar melhor as tarefas do trabalho tendo como referência a observação no chão de fábrica.

  1. OS PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

Em seu segundo livro “Principles of Scientific Management” (Princípios de Administração Científica), publicado em 1911, Taylor apresenta seus estudos, porém com maior ênfase em sua filosofia, e introduz os quatro princípios fundamentais da administração científica:

  1. Princípio de planejamento: substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos – sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução.
  2. Princípio de preparo dos trabalhadores: selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida.
  3. Princípio de controle: controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.
  4. Princípio da execução: distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.

Entende-se, então que esses princípios tornaram a empresa mais eficiente e também produtiva, algo que para a época era totalmente impensável.

  1. A APRECIAÇÃO CRÍTICA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

Como qualquer pioneiro na área, Taylor também sofreu críticas e seus estudos foram chamados de mecanicistas e responsáveis pela visão microscópia do trabalhador. Vejas as críticas à administração científica da Taylor:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com