TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Por:   •  9/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.301 Palavras (10 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS

UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

São Leopoldo

2014

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Trabalho apresentado como requisito parcial para integralização do Grau B em 2014, pelo Curso de Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Professora: Ana Cláudia Bilhão

São Leopoldo

2014

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO  ........................................................................................................3

2.ADMINITRAÇÃO FINANCEIRA ..............................................................................4

2.1 FUNÇÃO DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO E SEUS OBJETIVOS ...............4

2.2 AREA DE ATUAÇÃO ............................................................................................5

3. O PROFFISIONAL FINANCEIRO E SUA CARREIRA ...........................................7

3.1 O PERFIL ..............................................................................................................7

3.1.1 O CHA ................................................................................................................7

3.2 OPORTUNIDADES DE CARREIRA .....................................................................8

3.2.1 Cargos ...............................................................................................................8

4. CONCLUSÃO........................................................................................................10

REFERENCIAS .........................................................................................................11

ANEXOS ...................................................................................................................12


1.INTRODUÇÃO

Administração financeira, podendo dizer simplificadamente, é a área da empresa que lida diretamente com o giro de capital financeiro da empresa, ou seja, o dinheiro. Ao longo do trabalho poderemos adquirir o conhecimento em um geral, sua denominação, as funções e objetivos do um administrador e algo que muito interessa, as áreas em que o mesmo pode atuar.
        O trabalho foi desenvolvido em casa e maior parte debatida em sala de aula. Analisamos os artigos de cada colega para que conseguíssemos tirar o máximo de informações, e complementamos com algumas informações que foram pesquisadas na internet.Todos os alunos, exceto um, está cursando o primeiro semestre do curso de Administração, a faixa etária do grupo é de extrema diversidade, tendo alunos  de 17 à 47 anos e todos possuem um emprego na área administrativa, a grande maioria com mais de um ano de experiência.


  1. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Nos dias atuais a contabilidade de uma empresa pode ser definida abrangendo muito mais aspectos do que a anos passados, deixando de ser apenas de função legal e fiscal; tornando-se legal, fiscal e gerencial. A parte gerencial da contabilidade é responsável pela distribuição de informações que possibilitem à administração tomar decisões, sendo nomeada assim, administração financeira. (VIEIRA, 1980)

Para Coelho, Botini e Waehneldt (1997, p.12) "[...] pode-se entender por finanças a guarda, a aplicação e a distribuição de recursos financeiros." Gitman e Madura (2003) concordam com essa definição, conforme eles "Finanças são os processos pelos quais o dinheiro é transferido [...] entre empresas, indivíduos e governos.”.

2.1 Função do Administrador financeiro e seus objetivos

Tendo em vista que cada empresa é um sistema que multiplica os recursos financeiros nela investidos, a função financeira desenvolve um papel muito importante no desenvolvimento de todas as atividades operacionais, contribuindo de maneira significativa para o sucesso do empreendimento (BRAGA, 2010). Ross, Westerfield e Jordan (2000, p. 38) alertam que é preciso “que todos os administradores tenham entendimento de como seus negócios afetam a lucratividade e que sejam capazes de aumentar a lucratividade de suas áreas” identificando suas características e criando valores. Para Braga (2010), à função financeira cabem duas tarefas básicas: Obtenção de recursos nas condições mais favoráveis possíveis e a alocação de maneira eficiente desses recursos na empresa.

Para Braga (2010, p. 32) "[...] a meta da administração financeira é a maximização da riqueza dos acionistas que constitui algo mais amplo e profundo do que a maximização dos lucros." Sendo assim, conforme dizem Ross, Westerfield e Jordam (2009, p.43) "O objetivo da administração financeira é maximizar o valor corrente de cada ação existente.”

A maximização da riqueza envolve os seguintes aspectos (BRAGA, 2010):

  • Perspectiva de longo prazo: Perpetuação da empresa, realizando investimentos em tecnologia e novos produtos.
  • Valor do dinheiro no tempo: Avaliação de projetos de investimento, considerando-se o custo de oportunidade de maneira que o valor de mercado da empresa ao menos se mantenha.
  • Retorno do capital próprio: Retorno da expectativa dos acionistas, através da remuneração por dividendos e valorização de ações.
  • Risco: Retorno compatível com o risco assumido, sendo que maior risco implica expectativa de maior retorno.
  • Dividendos: Distribuição regular de dividendos, minimizando possíveis efeitos negativos sobre as ações.

Conforme Coelho, Botini e Waehneldt ( 1997, p.21) "Para que a administração financeira atinja seus objetivos ela deve executar suas funções  essenciais, que são planejamento financeiro, aquisição, otimização e distribuição dos recursos, além do controle financeiro." Coelho, Botini e Waehneldt também nos trazem o funcionamento de cada uma das funções em sua ordem de execução:

  • Planejamento financeiro: É quando definimos nossos desejos a serem alcançados antecipadamente. Na administração o planejamento busca a garantia de que nenhum projeto da empresa deixará de ser concluído por falta de recursos
  • Aquisição de recursos: Os recursos de uma empresa podem ser obtidos internamente, por meio das próprias operações da firma , ou externamente através de negociações de financiamento.
  • Otimização de recursos: Aplicar os recursos de maneira eficácia e correta, buscando o equilíbrio entre investimentos, custos e despesas.
  • Distribuição eficiente de recursos: importância de distribuir os recursos para todos os setores da empresa corretamente.
  • Controle financeiro: Ele começa assim que o planejamento da empresa termina, tem o objetivo de verificar se todas as atividades esta correspondendo ao planejamento.

2.2 Área de atuação

Para Ross, Westerfield e Jordan existem quatro áreas básicas de atuação para um profissional:

  • Finanças Corporativas ou Finanças empresarias: abrangem todas as decisões da empresa que tenham implicações financeiras, analisar a administração financeira da empresa, assim como as variáveis influenciam suas decisões financeiras.
  • Investimentos: são recursos depositados de forma temporária ou permanente em certo negócio ou atividade da empresa. Duas especializações dentro dos investimentos são os administradores de carteira, gerem o dinheiro de investidores, ou então operadores de bolsas, são responsáveis a aconselhar os investidores na compra e venda.
  • Instituições financeiras: são basicamente negócios que lidam primeiramente com assuntos financeiros, bancos e companhias de seguro são dois exemplos.
  • Finanças Internacionais: não é tanto uma área, mas sim uma especialização. Carreira em finanças internacionais geralmente envolvem aspectos internacionais tanto de finanças corporativas quanto de investimentos e instituições financeiras.

3. O PROFISSIONAL FINANCEIRO E SUA CARREIRA

3.1 O Perfil

Para José Luis Amancio, um economista pós graduando  e que trabalha a mais de 17 anos na área administrativo-financeira e atualmente  Diretor Associado da Consultoria Empresarial Metis Quality, o perfil de um bom gestor financeiro é dividido em perfil pessoal e profissional. Segundo José as características pessoais são mais importantes pois é necessário um esforço pessoal muito grande para desenvolve-las e mantidas durante toda a vida; as características profissionais, importantes e necessárias, porém com um mínimo de conhecimento e um bom treinamento, tais habilidades são facilmente adquiridas.        
          O perfil pessoal deve conter características básicas como: ser ético, transparente, comprometido com suas responsabilidades, ter capacidade de motivar as pessoas que está liderando, ser pró ativo, ter sempre uma orientação para os resultados, ser bem disciplinado e ter inteligência emocional (controlar a si mesmo e interagir bem com o ambiente que o cerca) e inteligência interpessoal (relacionar-se bem com todos e criar parcerias efetivas desucesso).
          Já o perfil profissional deve ter e/ou ser adquirido conhecimentos como: ter uma visão ampla para os negócios internos e externos da empresa, ter o conhecimento de outros idiomas além do seu (sendo o mais importante atualmente o inglês), o conhecimento da utilização  benefícios da informática, saber gerenciar e conhecer os cliente internos(presidente, acionista, diretores, entre outros) e os externos ( CVM, CRC, INSS, Órgão públicos, entre outros) e o mais importante, o conhecimento técnico da área (Contabilidade, Controladoria, Consolidação, Relatórios, Tesouraria, Auditoria, Matemática, Legislação Específica, Tributos, Processos Internos etc.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (122.9 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com