TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Por:   •  12/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 5

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

[pic 1]

1. INTRODUÇÃO[pic 2]

Este trabalho é uma compreensão sobre administração financeira e seu impacto no estudo de caso: “Falhas gerenciais levam empresas a fim precoce”, com o intuito de mostrar qual a função da administração financeira e como esta pode auxiliar uma organização a se auto sustentar, tendo em vista que, segundo o estudo em questão, metade das empresas que se criam anualmente em nosso país fecha as portas nos dois primeiros anos de funcionamento.

É mais do que claro que toda empresa, desde pequeno a grande porte, possua um ou mais gestores, desde seus proprietários até profissionais treinados e qualificados para tal função. Este trabalho também irá evidenciar a função do gestor dentro da organização e as ferramentas que este dispõe para auxilia-lo a tomar decisões criadoras de riquezas para a companhia.

2. DESENVOLVIMENTO

Toda empresa independente do tamanho ou segmento visa obter lucro, ter ganhos suficientes para cobrir todos seus gastos além de rendimentos suficientes para crescer, investir e favorecer seus colaboradores e investidores. Assim, sendo que toda empresa existe para se obter lucro, é indispensável para qualquer organização administrar suas finanças.

A administração financeira preocupa-se com as tarefas do administrador responsável pelo setor financeiro da empresa e como ele deve gerir ativamente os assuntos referentes de qualquer tipo de empresa. Em termos amplos a administração financeira pode ser descrita como as relações com a teoria econômica, com a contabilidade e com as atividades básicas do administrador (GITMAN, 2004). Ou seja, a administração financeira tem como função, analisar, planejar, gerir e controlar os recursos de uma organização ou pessoa, de acordo com seus objetivos.

Tendo em vista que metade das empresas abertas anualmente no Brasil fecham nos dois primeiros anos e que pelo estudo em questão, foi evidenciado que 42% das empresas apontam como principal obstáculo para o sucesso a falta de capital de giro, e dentre as falhas que levam a falta do capital de giro 21% são problemas gerenciais que levam a transtornos financeiros e situação de alto endividamento, fica claro que a qualificação do gestor financeiro e a prática da administração das finanças de qualquer empresa é indispensável.

Como citado acima o administrador é responsável por fazer a gestão dos recursos financeiros da empresa, a decisão do profissional pode englobar, diminuir desperdícios e custos desnecessários, efetuar ou adiar investimentos ou até mesmo investir em projetos para ampliar as riquezas. (MEGLIORINI, 2011)

Falando um pouco mais sobre investimentos o administrador que é responsável por tal demanda, entende esse processo como uma análise de viabilidade econômica e financeira, essa análise é de extrema importância para decidir quais ações terão ou não o retorno que a organização espera na hora de investir. Para o administrador efetuar a análise deve-se levar em consideração os seguintes pontos: Projeção de receitas, projeção de custos, despesas e investimentos, projeção de fluxos de caixa e análises de indicadores. (ROSS; JORDAN, 2002)

É realizada a projeção de receitas na intenção de identificar a capacidade de gerar resultado para o investidor. Para que essa projeção ocorra bem deve seguir algumas sugestões importantes, que são, conhecer bem o mercado, para evitar projetar números que sejam impossíveis de ser atingidos, nunca iniciar a projeção de receitas com a capacidade total de geração de receitas, pois isso depende do mercado e dos investimentos que serão feitos e a ultima sugestão importante é sempre planejar crescimentos para as receitas, e isso deve ser considerado também para a projeção de custos, despesas e investimentos, pois tanto eles como a receita geralmente não permanecerão no mesmo degrau.

Da mesma forma feita na projeção de receitas, a projeção de custos, despesas e investimentos deve também seguir algumas sugestões, além da já citada acima. A principal é a de que devem existir custos, despesas e investimentos que justifiquem a sua projeção de receitas. Vale lembrar também da importância de se projetar reinvestimentos. Um erro muito comum é o de levar em conta apenas um investimento inicial e assumir que a estrutura da empresa ou do projeto não irá se modificar.

O fluxo de caixa é definido como a dinâmica do dinheiro que entra e sai da empresa todos os dias, e claramente é essencial para realizar a gestão financeira de uma empresa. O fluxo de caixa é basicamente obtido pela diferença entre as projeções das receitas e das despesas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com