TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AGROINDÚSTRIA FAMILIAR NA ONDA DA INDÚSTRIA

Por:   •  28/3/2019  •  Abstract  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

A Empresa Familiar na onda da indústria 4.0

Em 2011, o conceito de indústria 4.0 foi criado pelos alemães. As inovações tecnológicas em automação, controle e tecnologia da informação (TI) serviram para aprimorar os processos operacionais por adicionar a inteligência às fábricas (INDÚSTRIA 4.0, 2018).

A atual onda da indústria 4.0 proporciona mecanismos de atingir uma vantagem competitiva para a empresa familiar, pois contribui para que a estratégia familiar adotada consiga atingir os objetivos de desempenho da organização quanto às vantagens competitivas de qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo por adicionar inteligência e independência para o operacional ou cada parte da linha de produção (INDÚSTRIA 4.0, 2018; SLACK et al., 1996).

As inúmeras dificuldades no que diz respeito à assimetria de informações e conflitos de interesses tornam as organizações familiares frágeis. A ocupação de cargos gerenciais por indivíduos da família, em que, muitas vezes, não possuem as competências para ocupá-los, resulta em decisões inapropriadas, que prejudicam o desempenho da organização. Além disso, as divergências entre parentes aumentam o nível de pressão no que diz respeito ao clima organizacional e interferem nas relações com os empregados (CEPECAF, 2018).

A Indústria 4.0 agrega avanços tecnológicos na empresa familiar por meio das ferramentas: robôs automatizados, manufatura aditiva (emprego da impressora 3D sem molde físico dos produtos), uso da simulação, integração horizontal e vertical de sistemas Internet das coisas, Big Data e Analytics, Uso da Nuvem, Segurança Cibernética, Realidade aumentada por meio de sistemas baseados em dispositivos móveis (INDÚSTRIA 4.0, 2018).

A operacionalização das ferramentas da indústria 4.0 disponibiliza um auxílio para a empresa familiar quanto ao compartilhamento de ideias, comunicação, trabalho, democracia nas tomadas de decisões, portanto, gera responsabilidade de todos os colaboradores e impacta no desempenho das estratégias adotadas pela empresa familiar. Logo, adoção da Indústria 4.0 para a empresa familiar 4.0 viabiliza uma transparência nas informações por criar o acesso compartilhado das informações tanto para o operacional quanto para uma tomada de decisões (INDÚSTRIA 4.0; CEPECAF, 2018).

Profa Cristiane Sonia Arroyo

IFSULDEMINAS campus Poços de Caldas

Federal Institute of Education, Science and Technology of South of Minas Gerais – IFSULDEMINAS

Doutora em Administração - FEA - USP

Mestre em Ciências da Computação e Matemática do ICMSC - USP

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5328431593974436

Grupo de Pesquisa Programa de Apoio a Produção e Operações PAPO/FEARP-USP http://papo.fearp.usp.br/index.html

e-mail: cristiane.arroyo@ifsuldeminas.edu.br ou csarroyo@terra.com.br

REFERÊNCIAS

CEPECAF.  GALLI, Lesley Carina do Lago Attadia. GESTÃO DA EMPRESA FAMILIAR: DESAFIOS PARA A COMPETITIVIDADE. 2018. Disponível em: . Acesso em: <15 set. 2018>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com