TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANALISE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRA

Por:   •  20/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 4

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

A análise das demonstrações financeiras é basicamente o estudo do desempenho econômico e financeiro de uma empresa em determinado período passado, para diagnosticar, quesitos de sua posição atual a fim de prever tendências futuras.

Em outras palavras Ludícibus (2009) afirma que a análise das demonstrações financeiras visa relatar, com base nas informações contábeis fornecidas pelas empresas, a posição econômico financeira atual, as causas que determinaram a evolução apresentada e as tendências futuras. Em outras palavras, pela análise de balanços extraem-se informações sobre a posição passada, presente e futura (projetada) de uma empresa.

A fim de elaborar uma análise detalhada, a Conceito Locadora fornece-nos seus demonstrativos contábeis, também conhecidas como demonstrações financeiras, sendo elas: Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício.

BALANÇO PATRIMONIAL

O Balanço Patrimonial tem como finalidade avaliar a situação patrimonial e financeira da empresa; é composto pelo saldo acumulado, das movimentações econômicas e financeiras desde a sua constituição. Divide-se em 3 grandes grupos:

-ATIVO (bens e direitos), dividido em ativo circulante e não circulante;

-PASSIVO (obrigações com terceiros em geral), dividido em circulante e não circulante;

-PATRIMÔNIO LÍQUIDO (obrigações para com os proprietários) é a diferença entre o ativo e o passivo da organização e capital investido.

DEMONSTRAÇÕES DO RESULTADO DO EXERCÍCIO

A DRE é um tipo de demonstração financeira que tem como foco principal compilar as informações financeiras da empresa a fim de formar o resultado líquido do exercício, ou seja, o lucro ou prejuízo resultante da operação.

A formação desse resultado se dá através da definição de todas as receitas da empresa, seus custos e despesas conforme o princípio contábil do Regime de Competência de contas.

ANÁLISE VERTICAL & ANÁLISE HORIZONTAL

- Análise Vertical: tem como propósito uma análise de estrutura ou da participação percentual mostrando a importância de cada conta em relação á demonstração financeira a que pertence. A qualidade e a quantidade das informações geradas pela análise vertical contribuem para que as melhores decisões sejam tomadas.

-Análise Horizontal: tem como objetivo verificar as variações das contas de um período para o outro, por meio de uma série de demonstrações financeiras em relação á demonstração anterior e/ou em relação a uma demonstração financeira básica, geralmente a mais antiga da série.

A seguir apresentaremos as análises vertical e horizontal entre os anos de 2017-2018, com o intuito de identificar a evolução das contas e o estado financeiro que a empresa está atualmente.

Balanço Patrimonial - Análise Vertical e Análise Horizontal

[pic 1]

Fonte: Adaptado pelo autor baseado nos balanços originais fornecidos pela empresa

Demonstração do Resultado do Exercício - Análise Vertical e Análise Horizontal

[pic 2]

Fonte: Adaptado pelo autor baseado nos balanços originais fornecidos pela empresa

Após a realização das análises, obteve-se a percepção do crescimento na conta de Banco C/ Movimento entre 2017 e 2018 4,19%;

Nota-se um aumento exorbitante nas contas de Passivo Circulante, em 197,69% resultante de aquisição de empréstimos de curto prazo.

Devida concentração no passivo circulante, a empresa demonstra uma situação que requer atenção constante, a qual o ativo apresenta percentual baixo para honrar com suas dívidas identificadas no capital de terceiros.

LIQUIDEZ

Dentro de uma empresa, os gestores utilizam-se de diversas ferramentas para se manterem atualizados quanto à situação de seu negócio. Algumas delas são os indicadores de liquidez, que revelam a situação de crédito da empresa para várias situações. A liquidez representa a facilidade que um ativo tem em ser convertido em dinheiro e, dentro de uma empresa, ela está ligada à solvência. Desse modo, para melhor entender sua aplicabilidade, os especialistas conceituaram a liquidez em 4 tipos de indicadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (408.8 Kb)   docx (87.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com