TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA

Por:   •  19/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  962 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHEMBI MURUMBI

HOTELARIA – TECNÓLOGO EAD

RAYANE DOS REIS RODRIGUES

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA

ATIVIDADE 1 (A1)

LIMEIRA-SP

2021

SUMÁRIO

1. Atividade.........................................................................................................3

2. Antropologia e cultura brasileira..................................................................4

3. Herança cultural indigena..............................................................................5

4. Herança cultural portuguesa.........................................................................5

5. Herança cultural africana...............................................................................6

6. Referências bibliográficas.............................................................................7


  1. Atividade A1

A miscigenação brasileira vem basicamente de três raças: índios, negros e brancos. No contato entre os três, por razões diversas, os brancos (portugueses) ocupavam posição de destaque. A partir dessa configuração, e com a chegada de europeus de outros países, além de japoneses, a identidade brasileira foi sendo construída.  

Alimentação, religião, dança, música, hábitos comportamentais e valores que temos ainda hoje têm origem nessa época.  
Nossa história e nossa cultura são ricas. Desde sua descoberta, até os dias de hoje! Identifique os principais elementos de nossa cultura e de que etnia eles são originários.  Identifique também os conflitos e convergências entre eles e sua presença no nosso cotidiano. 

Em sua resposta, exercite a escrita transcrevendo a pesquisa com suas palavras. Além disso, não esqueça de informar referências ou citações seguindo o modelo disponível e de acordo com a ABNT.

  1. Antropologia e cultura brasileira.

Se formos analisar a nossa história, desde o período que antecede a chegada dos portugueses até os dias atuais, veremos a rica cultura que se foi formando ao decorrer dos séculos.

Segundo o filosofo e jornalista espanhol José Ortega y Gasset, “A cultura é o sistema de ideias vivas que cada época possui. Ou melhor, o sistema de ideias a partir das quais o tempo transcorre”, desta maneira a cultura não se restringe apenas as obras de artes ou músicas, ela está diretamente ligada as crenças, aos costumes, gastronomia, linguagens, leis, tradições e expressões tanto artísticas, musicais e literárias de um povo.

Portanto, se formos analisar a nossa história, desde o período que antecede a chegada dos portugueses até os dias atuais, veremos uma vasta e rica cultura que se foi formando ao decorrer dos anos, tal fato só foi possível pela mistura de vários povos e etnias.

Adentrando ainda mais na formação da identidade cultural atual, temos que relembrar o contexto histórico ao qual pertencemos. Em meados do século XVI, o Brasil foi “descoberto” por um navio de expedição da coroa portuguesa, e a partir deste encontro as terras brasileiras tornou-se colônia portuguesa, ficando dependente da mesma até 1822, quando conquistou sua independência e formou sua identidade nacional.

Assim, podemos constatar que a nossa formação cultural se teve por base 3 culturas e povos diferentes, sendo eles: nativos indígenas, africanos e os colonizadores europeus (portugueses), além de outros países.

A convivência entre esses povos diferentes não foi nada fácil, pois cada um tinha suas crenças e seus costumes. Além disso a relação foi de extremo conflito, ao qual os negros eram explorados no trabalho escravo pelos portugueses, que estavam no topo desta relação.

Os indígenas não foram escravizados da mesma forma que os africados, eles eram de suma importância para a exploração de novas áreas e de riquezas presentes aqui no Brasil. Ademais seus sentimentos eram diferentes, pois não possuíam nenhuma relação as terras brasileiras.

Contudo essa mistura de povos não criou apenas uma relação de conflitos, mas também um novo tipo de povo, que foram concebidos pelas relações biológicas entre eles, os chamados mestiços. Atualmente eles são identificados como pardos, mulatos (pais brancos e negros), cafuzos (pais negros e indígenas) e mamelucos (pais brancos e indígenas). Essa nova população de mestiços é responsável pelos inúmeros padrões culturais de nosso país, assim podendo-se identificar os brasileiros objetivamente.

Assim podemos destacar:

- Variedade de cor e raça;

- Variedade de costumes;

- Diversidade na cultura, linguagem e religião.

3. Herança cultural indígena.

- Vontade de andar descalço em casa ou em lugares que se sinta confortável;

- Descansar em redes;

- Cultivos de plantas, para preparo de remédios e pratos culinários;

- Utilização de mandioca e derivados (farinha de mandioca, beiju, polvilho), peixes, carne socada no pilão, pratos de caças e frutas.

- A língua tupi ainda se faz presente até os dias atuais, como por exemplo: abacaxi, mandioca, São Paulo, caju, Tiete e entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com