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A ANÁLISE DO PLANO DE NEGÓCIOS: PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DA DIRETORIA DE MARKETING

Por:   •  28/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.272 Palavras (10 Páginas)  •  87 Visualizações

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LUCIANO GARCIA ROSA

ANÁLISE DO PLANO DE NEGÓCIOS: PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DA DIRETORIA DE MARKETING

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Pós Graduação lato sensu, Nível de Especialização, da IDE/FGV como pré-requisito para a obtenção do título de Especialista.

Orientador: STEVES RAMOS

PIRACICABA – SP

2020

LUCIANO GARCIA ROSA

ANÁLISE DO PLANO DE NEGÓCIOS: PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DA DIRETORIA DE MARKETING

AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS

DA EMPRESA LDLTECH

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso Pós-Graduação em Administração de Empresas, lato sensu, Nível de Especialização, como pré-requisito para a obtenção do título de Especialista.

Orientador: STEVES RAMOS

TURMA 44

PIRACICABA – SP

2020

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar ao aluno, a experiência de gestão empresarial, onde os conceitos e teorias ministrados durante o curso, foram aplicados através de um software de simulação empresarial da disciplina “Jogos de Negócios”. O software do Jogo de negócio nos proporcionou uma simulação de um mercado competitivo e acirrado, o mesmo foi desenvolvido com objetivo de proporcionar aos alunos, experiências na definição e implantação de estratégias competitivas de negócios, e como isso éramos levados a tomar decisões gerenciais, sob condições que permitam uma análise de dados e discussão. Os alunos foram divididos em equipes de 3 a 5 pessoas, onde cada equipe correspondia a uma empresa no ramo de venda de celulares, smartphones e tablets, todos iniciavam com as mesmas condições estruturais e financeiras de negócio, começando com as informações já supostas pelo simulador e disputando o mesmo mercado consumidor. E com isso a equipe, vivenciou uma experiência de administrar, controlar, movimentar uma empresa, abrangendo todos os departamentos, bem como todas as dificuldades que possam ocorrer no dia a dia de uma grande empresa tais como greve, falta de energia, restrição de verba, capacidade fabril, entre outros, identificando quais as melhoras decisões a serem tomadas no momento do problema e também e encaminhando todos os reportes necessários aos acionistas.

Palavras-Chaves: Jogos de negócios, Tecnologia, Marketing

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 1

1.1 Descrição do caso 1

1.2 Construção da Marca 2

1.3 Cultura Organizacional 3

1.4 Estrutura da Organização 5

1.5 Descrição Geral da Empresa 7

1.6 Concorrência 8

2. AVALIAÇÕES DOS RESUTADOS 9

2.1 1° Quadrimestre de atividade da empresa 9

2.1.1 Análise Mês 1 9

2.1.2 Análise Mês 2 10

2.1.3 Análise Mês 3 12

2.1.4 Análise Mês 4 13

2.2 2° Quadrimestre de atividade da empresa 15

2.2.1 Análise Mês 5 15

2.2.2 Análise Mês 6 16

2.2.3 Análise Mês 7 17

2.2.4 Análise Mês 8 18

3. DIRETORIA DE MARKETING 20

3.1 O Mercado em que a empresa atua 21

3.2 Segmentos de indústria e produtos 22

3.3 A empresa e seus competidores 23

3.4 Consumidores 24

3.4.1 Fidelização de clientes 25

3.4.2 Marketing de relacionamento 26

3.5 Fornecedores 33

3.6 Novos entrantes e produtos substitutos 35

3.7 Práticas de marketing 36

3.7.1 Posicionamento de preços 37

3.7.2 Gastos com promoção e propaganda, inovação tecnológica e design 38

3.7.3 Localização do mercado e distribuição 39

3.8 Analise SWOT Marketing 39

3.9 Forças de Porter 40

3.9.1 Estratégias de sobrevivência 40

3.9.2 Estratégias de manutenção 41

3.9.3 Estratégias de crescimento 41

3.9.4 Estratégias de desenvolvimento 42

3.10 MATRIZ BCG 44

4. CONCLUSÕES 47

BIBLIOGRAFIA 49

1. INTRODUÇÃO

1.1 Descrição do caso

O trabalho apresentado tem como propósito evidenciar a trajetória da empresa LDLtech durante a disciplina Jogos de Negócios, do curso de Pós Graduação em Administração de Empresas, da Fundação Getúlio Vargas.

Propõe-se aqui, explanar toda a trajetória da empresa durante os dois quadrimestres, em que, junto à outras nove empresas, o objetivo era estimular a concorrência no ramo de tecnologia.

As dez empresas concorrentes produziam três produtos conforme as premissas: celular, smartphone e tablet, e deveriam

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