TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A APLICAÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA COMO FACILITADORA NO PROCESSO DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Por:   •  5/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.562 Palavras (11 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 11

  [pic 1]

INSTITUTO DOM JOSÉ DE EDUCAÇÃO E CULTURA – IDJ

COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

CURSO MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA NA GESTÃO DE PESSOAS

VITOR HUGO FERREIRA DE SOUSA

ANA MARLEIDE DIÓGENES SALDANHA

A APLICAÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA COMO FACILITADORA NO PROCESSO DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM INDÚSTRIA DE EMBALAGENS NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA


FORTALEZA – CEARÁ

2019

INSTITUTO DOM JOSÉ DE EDUCAÇÃO E CULTURA - IDJ

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

A APLICAÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA COMO FACILITADORA NO PROCESSO DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM INDÚSTRIA DE EMBALAGENS NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA


VITOR HUGO FERREIRA DE SOUSA

ANA MARLEIDE DIÓGENES SALDANHA

Artigo apresentado ao Instituto Dom José de Educação e Cultura - IDJ, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gestão de Pessoas

Orientadora: Prof. Me. Elisângela Bezerra Magalhães

FORTALEZA - CEARÁ

2019

A APLICAÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA COMO FACILITADORA NO PROCESSO DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM INDÚSTRIA DE EMBALAGENS NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA

Autores: Vitor Hugo Ferreira de Sousa, Ana Marleide Diógenes Saldanha.

Artigo apresentado ao Curso de MBA em Gestão Estratégica na Gestão de Pessoas do Instituto Dom José de Educação e Cultura - IDJ para obtenção do título de Especialista em Gestão de Pessoas.

BANCA EXAMINADORA

______________________________________________________

Profa. Me. Elisângela Bezerra Magalhães

(orientadora)

____________________________________________________

Prof. Me. Emanuel Ramos Sales

____________________________________________________

Prof. Esp. Samuel Araújo Loureiro

FORTALEZA - CEARÁ

2019

A APLICAÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA COMO FACILITADORA NO PROCESSO DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM INDÚSTRIA DE EMBALAGENS NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA.

Vitor Hugo Ferreira de Sousa

Ana Marleide Diógenes Saldanha

RESUMO

O interesse em falar sob os fluxos de descartes de resíduos gerados no setor de produção partiu da observação diária de como acontecem os descartes, acompanhando todo o fluxo dentro da empresa. Ainda no momento de observação, existia a obviedade no que se refere à classificação de resíduos, geração, transporte, armazenamento e consequentemente a coleta. Este estudo buscou, portanto, demonstrar de forma objetiva a importância da logística dentro de um modelo de gestão de resíduos sólidos. Fundamentados nas concepções de Leite (2009), Ballou (2012) e outros autores, a pesquisa inicia com os conceitos de logística e percorre assuntos relacionados ao gerenciamento de resíduos. Foi possível demonstrar nos conceitos estudados que a logística reversa funciona como chave no processo de gestão de resíduos como um todo.

        Palavras Chave: Logística Reversa, resíduos sólidos, Embalagens.

INTRODUÇÃO

Acompanhando a escala de crescimento dos processos industriais e produtos industrializados, é notório que a geração de resíduos seja algo alavancado por tais acontecimentos. No entanto, mediante as informações contidas na pesquisa, alguns questionamentos tornam-se necessários. As indústrias estão preparadas para realizar o correto gerenciamento de resíduos gerados no seu processo? O que poderá ser feito para que o gerenciamento dos resíduos siga o melhor fluxo beneficiando as empresas e a sociedade como um todo?

O objetivo geral dessa pesquisa consiste em analisar de forma direta a forma como está sendo realizado o gerenciamento dos resíduos em determinada empresa, ressaltando a importância do gerenciamento correto do descarte dos resíduos para que todos os processos aconteçam da melhor maneira e evitando rupturas no processo.  

Para que a pesquisa ocorra de maneira satisfatória, buscou-se conseguir uma análise que demonstrasse as rupturas e consequentemente as soluções para os problemas.

A pesquisa é focada em demonstrar a metodologia utilizada para o correto descarte dos resíduos gerados no processo produtivo e como é gerenciado atualmente numa empresa de embalagens localizada na cidade de fortaleza. O fator predominante da escolha do tema é absolutamente simples. Os autores trabalham no segmento abordado. E apesar de o assunto já estar em processo de ascensão no meio acadêmico, ainda há espaço para um melhor aproveitamento desses resíduos e uma gama de oportunidades em realizar o melhor destino aos itens descartados no processo.

De acordo com a experiência na área industrial de um dos autores e diante das suas inquietações em propor soluções para descarte dos resíduos gerados no processo produtivo, eles acompanharam diariamente as rotinas de descartes, desde a geração até a coleta dos mesmos.

 A ORIGEM DO CONCEITO DE LOGÍSTICA DENTRO DO MUNDO CORPORATIVO

A logística tem seu surgimento na Grécia antiga, proporcionando aos militares a realização de uma maneira mais eficaz do transporte de insumos para os campos de batalha. Atualmente encontra-se ao nosso redor em quase tudo na nossa vida. De acordo com Novaes (2008), a classificação do processo logístico teve início no período pós-guerra, em meio ao qual a Logística atuou de forma segmentada, passando a seguir por um método de integração envolvendo três níveis: rígida, flexível e estratégica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (200.8 Kb)   docx (37.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com