TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Ambiental E A Logística Reversa No Processo De Retorno De Embalagens De Agrotóxicos Vazias Em Santa Maria De Jetibá

Por:   •  7/6/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.302 Palavras (6 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS CENTRO-SERRANO

ARIANY ROSA GRAUNKE

EDILAINE PEREIRA DE MELO

 GESTÃO AMBIENTAL E A LOGÍSTICA REVERSA NO PROCESSO DE RETORNO DE EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS VAZIAS EM SANTA MARIA DE JETIBÁ

Santa Maria de Jetibá/ES

2023

Introdução

De acordo com Silva, Silva e Mendes (2017),

As preocupações com o meio ambiente têm se                                                                                                               destacado devido aos problemas causados pelo homens, com isso os recursos naturais vinham sendo utilizados de uma maneira abundante, causando a poluição e o desmatamento. A gestão ambiental apresenta a preparação da política ambiental identificando as ações de cada empresa,  já que diante dos problemas atuais como a utilização excessiva de recursos naturais e das  emissões de resíduos.

Devidos a esses problemas foram criadas as leis ambientais como a (BRASIL,1998) A Leis dos crimes ambientais, Diz que para cada tipo de crime ambiental tem uma infração tem uma penalidade que pode ser uma prestação de serviço à comunidade ou até mesmo a reclusão de cinco anos, isso vai depender da gravidade do crime, e essa lei deixa claro que não são apenas pessoas físicas que podem ser penalizadas mas também pessoas jurídicas, quando essa infração é de decisão do representante legal ou da instituição 

A Sistema de Gestão Ambiental (SGA) que é um conjunto de normas estratégicas que permite que a empresa, acompanhe e gerencie os impactos ambientais em seus produtos e serviços, esse sistema traz também a melhoria da imagem da empresa, fazendo com que o gasto com acidentes ambientais sejam menores, melhorando assim os processos produtivos e administrativos dos recursos materiais. 

Segundo Barbieri (2009),

A organização deve buscar medidas que previnem o processo de resíduos no processo produtivo, diminuindo o uso de produtos e energia promovendo o uso de recursos sustentáveis como a política dos 4 Rs, reduzir, reciclar, reutilizar e recuperar.

A preocupação com o descarte inapropriado das embalagens defensivas levou o Governo Federal a criar a Lei n. 9.974/00, que estabelece normas para o recolhimento das embalagens, extensivas a todos os envolvidos na produção agrícola. O processo começa na compra do defensivo, quando o produtor deve ser informado sobre o posto de recolhimento mais próximo e o prazo de devolução da embalagem.A legislação obriga o agricultor a devolver todas as embalagens vazias na unidade de recebimento indicada pelo revendedor, mas antes da devolução, o agricultor devem separar as embalagens contaminadas das embalagens lavadas , o agricultor que não devolver essas embalagens de forma adequada podem ser multados por Leis dos crimes ambientais. O preparo das embalagens envolve a tríplice lavagem sob pressão (Santos,1897). Para os produtores não cumprirem a legislação é a falta de assistência e estrutura de armazenamento na propriedade. Assim, faz-se necessário um cuidado redobrado no momento de armazenar e descartar embalagens e recipientes desses produtos utilizados em grande volume pela agricultura convencional brasileira.

Segundo Dorazinni e Paradelo (2010), a partir do momento em que as embalagens são encaminhadas para as respectivas áreas de recebimento, a empresa processadora de embalagens vazias (Inpev) é responsável pelo transporte dessas embalagens e pelo controle dos processos de classificação e reciclagem. Com relação ao descarte correto das embalagens vazias de agrotóxicos, as autoridades estaduais devem prestar assistência e controle técnico aos pequenos, médios e grandes produtores da área rural, fornecendo esclarecimentos e assistência para que não sejam descumpridas as obrigações associadas a essas embalagens e embalagens. assim com o meio ambiente. Com relação ao descarte correto das embalagens vazias de agrotóxicos, as autoridades estaduais devem prestar assistência e controle técnico aos pequenos,médios e grandes produtores da área rural, fornecendo esclarecimentos e assistência para que não sejam descumpridas as obrigações associadas a essas embalagens e embalagens. assim com o meio ambiente

O conceito de logística reversa é apresentado por Lacerda (2002) ao afirmar:

o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo de matérias primas, estoque em processo e produtos acabados (e seu fluxo de informação) do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recapturar valor ou realizar um descarte adequado (LACERDA, 2002, p. 47).

Leite (2003) Consolida a afirmação de Lacerda, ao definir logística reversa:

A logística reversa é a área da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros (LEITE, 2003, p. 17).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (201.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com