TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Por:   •  26/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.379 Palavras (14 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E

COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

APS–ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS–PIPA l

JOYCE BRITO

FERNANDA

MARCOS DE SOUSA MENDONÇA

RAFAELA DA SILVA SANTOS

CAMPINAS-SP

MAIO/20

JOYCE BRITO RA:

FERNANDA

MARCOS DE SOUSA MENDONÇA RA: T2709i0

RAFAELA DA SILVA SANTOS RA: T422if7

APS–ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS–PIPA l

Atividades Práticas Supervisionadas – APS-PIPA I – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 1º semestre, do curso de Administração ou Ciências Contábeis da Universidade Paulista sob orientação do professor Maurício Cassar.

        

CAMPINAS-SP

MAIO/20

  1. INTRODUÇÃO

As atividades Práticas Supervisionadas tem o objetivo de destacar para os alunos as teorias e práticas administrativas do ambiente empresarial.

Aplicamos a entrevista a gestores e funcionários de uma empresa logística.

Surgida como uma grande área desde a segunda guerra mundial, a logística foi objeto de muitos estudos desde então, por ser fundamental para as empresas e pessoas.

Com a globalização, o aumento do livre comércio entre os países e consequentemente redução das distâncias geográficas tornou se vital para as empresas ter um processo e um parceiro logístico que faça seu papel da melhor maneira.

Uma empresa de logística para se se manter competitiva no mercado frente à concorrência, precisa otimizar e reduzir custos administrativos e operacionais, aumentar a produtividade, reduzir o tempo na distribuição e no transporte, assim maximizar o seu  lucro.

Devido à pandemia, as entrevistas foram feitas virtualmente.


  1. PERFIL DA ORGANIZAÇÃO

Esse trabalho foi desenvolvido junto a DHL Express, entrevistando o gestor da filial de Campinas/ SP.

  1. Há fatos relevantes da origem da organização?

 A DHL iniciou suas atividades no ano de 1969 na cidade de São Francisco, com três fundadores, Adrian Dalsey, Larry Hillblom e Robert Lynn, que enxergaram um nicho de mercado pouco explorado naquele momento, o transporte de todo o tipo de mercadoria de forma ágil para todos os cantos dos Estados Unidos e em menos de 10 anos a demanda por este tipo de serviço foi tão grande que estava presente em mais de 100 países.

Foi adquirida pelo Deutsche Post, gigante alemão dos correios, no início dos anos 2000, e desde então sua marca tem crescido através da integração de outras empresas compradas pelo Deutsche Post, algumas delas também líderes de mercado. O seu sucesso é derivado, em grande parte, da sua preocupação com a qualidade dos serviços que presta.

Hoje sua rede global incorpora mais de 6 500 escritórios e mais de 120 000 destinos espalhados por mais de 220 países, dominando o mercado internacional de logística com aproximadamente 1,5 bilhões de envios por ano.

Qual o ramo de atuação da empresa?

Empresa líder no mercado internacional em vários serviços logísticos:

Correio expresso;

Transporte terrestre;

Frete aéreo;

Frete marítimo;

Logística contratual.

Quais são os principais equipamentos, produtos e processos utilizados?

Desde nos 90 é utilizado rádio frequência para a aplicação de checkpoints nas mercadorias transportadas. E com o passar dos anos foi modernizando e atualizando seus equipamentos conforme a tecnologia do momento.

Temos diretrizes globais que devemos seguir para cada processo executado dentro da organização, estas diretrizes são determinadas pela matriz que fica localizada na Alemanha, temos mais de 800 páginas de processos que devem ser seguidos para a padronização das atividades, onde quer que ela seja executada.  

  1. Quais são os principais segmentos desses mercados onde se encontram os clientes-alvo?

 A DHL possui três divisões e possui públicos alvos distintos:

DHL Express é especializada no correio expresso, resultante da junção da DHL Worldwide Express e do Deutsche Post Euro Express, a sua rede possui mais de 120 000 destinos espalhados pelo mundo. A celeridade e exatidão nas entregas porta a porta são o propósito desta dessa divisão.

DHL Supply Chain atendendo a necessidade de armazenagem dos clientes, por exemplo empresas que precisam ter um estoque mínimo de seus produtos em determinadas regiões, como por exemplo, Mercado livre, Nike, Asus e entre outras.

DHL Global Forwarding atende a necessidade de transporte de mercadorias extremamente grandes e pesadas. E como cada país tem suas leis alfandegárias, ela tem a experiência com as diretrizes e regras de cada país.

Clientes como Embraer, Vale e Scania utilizam esse modal com a DHL.

  1. Quais são os principais concorrentes da organização e há aspectos relevantes sobre eles?

 Os principais concorrentes são Fedex e UPS, sendo outras grandes empresas de logística, cada uma atua fortemente em cada região do globo.

  1. A empresa possui um histórico da busca pela excelência?

Com as padronizações e determinações globais, ela está em busca a todo o momento da excelência. Mas nossa percepção de excelência, é que está em constante transformação e com o passar do tempo, torna o mercado cada vez mais acirrado.

No início dos anos 2000 excelência era resumida em levar o mais rápido do ponto X ao Y. Após 10 anos com a introdução de diversos novos mecanismos a capacidade de conseguir levar do ponto X ao Y já não era vista como uma qualidade e sim as mercadorias deveriam possuir rastreabilidade em tempo real.

Com novas tecnologias a digitalização de documentos proporcionou menor utilização de papéis e foi necessária uma adequação e conscientização da rede para emissão dos conhecimentos aéreos serem digitais e em consequência internamente não utilizar papéis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (368.8 Kb)   docx (253 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com