TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Abertura e Fechamento de Caixa

Por:   •  10/7/2023  •  Artigo  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

        POP – PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

CÓD. 01

REV. 00

PÁG.   [pic 2]

GRUPO: Frente de Loja / Financeiro

SETOR: Financeiro

TAREFA: Abertura e Fechamento de caixa

  1. OBJETIVO

Dar as diretrizes e os procedimentos para o perfeito funcionamento dos caixas quanto ao atendimento ao cliente, segurança e correção de todos os trabalhos que envolvem os check out e o operador de caixa (OPA).

  1. DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS

  1. A iniciar o expediente o colaborador operador de caixa (OPA) deve verificar o funcionamento a limpeza e a organização de todos os equipamentos e moveis necessários ao perfeito funcionamento do check out.
  2. Toda a área em torno do caixa, inclusive o check standard, devem estar organizados e com boa apresentação. O OPA deve utilizar do tempo com menor fluxo de clientes para organizar sua área de trabalho.
  3. O OPA deve conferir o numerário que lhe é entregue, para fins de fundo de caixa, proceder para o login e abertura do caixa. O OPA deve obrigatoriamente usar o seu login e senha pessoal que jamais deve ser repassada a outra pessoa.
  4. O OPA deve iniciar o atendimento ao cliente com a seguinte saudação bem-vindo ao Super Safra, durante o registro dos produtos o OPA deve questionar ao cliente se ele deseja sacola, se encontrou tudo que desejava e se ele deseja fazer alguma sugestão, caso o cliente deseje deve ser anotada pelo OPA e ao final do expediente todas as sugestões devem ser encaminhadas para o Lider de caixa. Se o cliente preferir poderá fazer sugestões via WhatsApp  77 3611 6929.
  5. Durante o registro dos produtos o OPA deve ter o cuidado de verificar a integridade das embalagens, e possíveis avarias bem como possíveis fraudes em códigos ou preços. Todos os produtos que tiverem tampas (exemplo caixa térmica, garrafa, panelas etc.) devem ser obrigatoriamente abertos.  Em caso de qualquer anormalidade o Lider de caixa deve ser acionado com descrição para que ele possa tomar a medidas necessárias.
  6. Ao finalizar o registro dos produtos, o OPA deve informar ao Cliente o valor total da compra e perguntar como ele gostaria de pagar.
  1. Cheque somente com cadastro pré-aprovado
  2. Tickets conferir a lista de aceitos
  3. Vale compra/ crédito de devolução consultar o líder OPA
  4. Cartão de Crédito ou Pix Procedimento de POS
  5. Dinheiro Conferir a autenticidade, e sempre que possível solicitar ao cliente dinheiro trocado.
  1. Ao finalizar o atendimento ao cliente o OPA deve se despedir com uma saudação final “obrigada por preferir o Safra supermercado volte sempre”.
  2. Manter organizados todos os documentos e numerários da movimentação diária, manter os valores em dinheiro no caixa em quantidades mínimas procedendo a sangria sempre que necessário.
  3. Encerramento do turno proceder o fechamento do caixa com a devida prestação de contas a soma total de todos os documentos e numerário do caixa deve ser idêntica ao valor total de vendas efetuadas no dia.
  4. Em caso de faltas ou sobra de caixas o erro deve ser sanado, na presença do OPA de forma clara, transparente de maneiras que não fique nenhuma dúvida no processo. A exatidão dos valores recebidos no caixa e responsabilidade do OPA.
  5. Toda a operação diária do caixa deve ser devidamente registrada pelo líder de caixa e assinada por ambas as partes.
  1. Regras comuns 
  1. OPA deve obrigatoriamente usar login e senhas próprios nunca de terceiros, se suspeitar que outra pessoa tem sua senha, solicitar a troca da mesma imediatamente.
  2. As Gavetas devem permanecer fechadas sendo abertas apenas pelo sistema após o término da venda
  3. Caso o OPA se ausente do caixa mantenha sua gaveta fechada e a tela fora do sistema.
  4. Ao passar mercadorias nos leitores de código de barra passar item por item, somente em caso de caixas fechadas e permitido passar unidades múltiplas.
  5. Para sair do caixa por qualquer situação corriqueira antes peça permissão ao chefe de caixa.
  6. Ao término do trabalho o OPA deve deixar o caixa limpo e organizado para o próximo operador.
  7. Manter o foco no trabalho cada produto passado deve ser conferido. A informação no terminal de caixa deve ser compatível com o que foi capturado pelo scanner, nome do produto, peso, etc.
  8. Trabalhar devidamente uniformizada Sapatos fechados, calça  Jeans Preta ou cores discretas, cabelos presos, maquiagem moderada, unhas curtas.
  9. Atenção dobrada para produtos de padaria, açougue e hortifrut na dúvida chame a líder de caixa.
  10. Ao Sair do caixa sinalize o caixa como fechado.
  11. Postura profissional no caixa evitando conversar paralelas, mastigar chicletes, ou comer enquanto trabalha, cuide de sua aparência e higiene pessoal.
  12. O OPA Preferencialmente não deve passar compras de amigos e parentes.
  13. Caixa rápido é um caixa como outro qualquer quando não há cliente preferencial.

RESULTADOS ESPERADOS

Fechar o caixa de forma correta, evitando erros e fraudes

AÇÕES EM CASO DE NÃO CONFORMIDADE

  1. Toda situação que fuja a normalidade diária deve ser imediatamente comunicada ao líder OPA.
  2. Solicitar auxílio da gerência

ELABORADO POR

VERIFICADO POR

APROVADO POR

Fred

HISTÓRICO DAS REVISÕES

NÚMERO

DATA

DESCRIÇÃO DAS REVISÕES

00

01

02

11/03/2011

18/05/2022

15/03/2023

Publicação Inicial

Revisão

Revisão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (816.9 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com