TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Abordagem da Management Science (MS)

Por:   •  7/1/2017  •  Projeto de pesquisa  •  4.039 Palavras (17 Páginas)  •  1.024 Visualizações

Página 1 de 17

A Abordagem da Management Science (MS)

A MS usa equipes de especialistas com capacidade matemática, analítica e de processamento de dados, bem como intuição e capacidade de julgamento e a tomada de decisão da administração.

Por que a MS é necessária

Essa é uma razão pela qual aos administradores precisam da MS, ela pode ajudá-lo a assumir o controle do ambiente através da previsão do futuro e do cálculo dos resultados prováveis de vários cenários do tipo “esse?”.

A segunda razão pela qual os administradores precisam da MS é o tamanho dos planos e das decisões com os quais precisam lidar.Poucas ou decisões permanecem simples por muito tempo. Na economia global de hoje em dia, simplesmente há mais clientes, competidores, fornecedores - Stakeholders de todos os tipos.

Assim, o número de variáveis que devem ser levando em conta tende a crescer exponencialmente (uma variável é simplesmente qualquer medida que possa variar,como o número de empregados ou a quantidade de dinheiro).

Os Objetivos da MS

A MS foi definida como “o uso da Lógica, da Matemática e dos computadores para resolver problemas complexos do mundo real de um modo que não interfira com o bom senso”.Na pratica isso é expresso na forma de três objetivos inter-relacionados:converter dados em informações significativas,apoiar a tomada de decisões transferíveis e independentes, e criar sistema de solução úteis para usuários na-técnicos.

CONVERTER DADOS EM INFORMAÇÕES SIGNIFICATIVAS

        Um dos objetivos básicos da MS é organizado dado transformando-os em informação. Isto segue paralelo ao objetivo dos sistemas de informação.

No primeiro estágio, durante o final dos anos 50 e início dos 60,os sistemas de processamento de dados  registravam e administravam dados brutos sobre transações ou eventos comerciais,freqüentemente dentro do departamento de contabilidade.Gradualmente,dados sobre as transações de diversos departamentos foram incorporados num banco de dados, uma coleção de dados integrados que elimina repetições e inconsistências.

Um segundo estágio surgiu durante as décadas de 1960 e 1970,com o desenvolvimento de computadores mais poderosos que podiam manipular e resumir dados dentro do banco de dados.Como esses sistemas podiam produzir relatórios periódicos úteis para os gerentes,eles passaram a ser conhecidos como sistemas de informação gerencial  (SIG)(de fato,esses relatórios gerados por computador tornaram-se parte tão aceita do processo de administração que termo SIG é freqüentemente usado para se referir a toda a prática de projetar a administrar sistemas de computação para coleta,guarda e manipulação de dados).

Primeiro, os algoritmos da MS foram programados em sistemas de computação conhecidos como sistema de apoio á decisão, porque realizavam cálculos quantitativos que ajudavam os administradores a tomarem decisões mais bem calculadas.

O segundo desenvolvimento foi a introdução e a popularizaram de microcomputadores cada vez mais poderosos,que ajudavam os administradores a obterem uma melhor compreensão de como os computadores e as ferramentas da MS poderiam ajudá-los.

APOIAR TOMADAS DE DECISÕES TRANSFERÍVEIS E INDEPENDENTES:

        A MS baseia-se no método científicos e usa a abordagem racional da tomada de se tomarem decisões. Ela presume que exista uma forma lógica e ordenada de se tomarem decisões, que é transferível de pessoa a pessoa e independente das emoções do tomador de decisões.

De fato, os números devem ser vistos com cautela. Quase todo conjunto de cálculos começa por se fazerem suposições ou previsões sobre o futuro,que podem introduzir erros em  todos os cálculos subseqüentes.Por este motivo, a maioria das ferramentas da MS inclui provisões para o cálculo de um coeficiente de erro,geralmente expresso por uma percentagem + ou -.Esse número ajuda os administradores a decidirem o grau de confiança que devem ter numa medida quantitativa produzida com as ferramentas da MS.

CRIAR SISTEMA DE SOLUÇÕES QUE SERÃO ÚTEIS PARA USUÁRIOS NÃO-TÉCNICOS

        Poucos administradores ou empregados têm as habilidades técnicas necessárias para usar sozinhos as ferramentas da MS.Em vez disso ,freqüentemente é chamada uma equipe de especialistas em MS para trabalhar co administradores e empregados,visando compreender e em seguida criar uma solução para um problema de administração específico.Esta solução geralmente toma a forma um sistema de computação que pareça transparente ,ou natural, para os usuários, permitindo-lhes aborda um problema de um modo que pareça familiar,em vez de forçá-los a fazer mudanças radicais.

O Processo da MS

Na maioria das grandes organização,os especialistas em MS são agrupados em um departamento de MS/ pesquisa operacional(MS/ PO).Em outras organizações.eles fazem parte do departamento de SIG, uma escolha lógica ,uma vez que a MS necessita tanto de dados precisos como de acesso a computadores de alta velocidade.Algumas poucas empresas têm até divisões separados de MS/ PO que resolvem problemas internos e também fornecem serviços externos de consultoria.

            Os especialistas em MS raramente fazem parte do departamento ou da divisão que estão tentando ajudar.Em vez disso, são reunidos em equipes que agem como consultores para ajudar departamento “clientes” a resolver problemas específicos.Uma vez que o problema seja resolvido, a equipe de MS é dissolvida e seus membros designados para uma nova equipe.Assim, o trabalho de equipe e a capacidade de comunicação são cruciais para o processo de MS.

   

Definição do Problema  

De acordo com a autoridade em administração Peter Drucker, a resposta errada á pergunta certa produz ao menos alguma informação, mas a resposta certa á pergunta errada pode ser desastrosa.Assim a equipe de MS/ PO geralmente começa bancando o detetive – conversando com as pessoas e observando-as no trabalho para determinar o problema real.

             È muito tentador ir logo fazendo um modelo de uma operação como um problema de programação matemática.Nossa complexidade operacional cada vez maior, e a necessidade de comunicações fortes e eficazes entre o grupo de PO e nossos grupos de clientes internos forçam-nos a dedicar um bocado de tempo e energia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (190.8 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com