TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração

Tese: A Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  Tese  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 3

Fundado em 1938, o Hospital São Luiz está localizado em Cáceres, no Mato Grosso, e é gerido pela Associação Congregação de Santa Catarina há 16 anos. A entidade atua com clínica médica, cirúrgica, obstetrícia, ginecologia, pediatria, UTI neonatal e UTI adulta. Com 123 leitos, 84% do atendimento da instituição são destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2011, foram realizadas 3.138 cirurgias, 1.714 partos, 4.641 internações do SUS e 8.506 exames.

No último ano, o Hospital São Luiz investiu cerca de R$ 850 mil na área obstétrica. Além de aumentar em 23 leitos (10 de UTI neonatal e 13 de obstetrícia de alto risco), a entidade passou a atender partos de alto risco e as gestantes de portas abertas, sem a necessidade de ser referenciada pelo município. Além disso, a instituição informatizou todo o complexo hospitalar com o sistema de gestão da MV, o que permitiu melhoria nos processos, desde a entrada do paciente até saída do prontuário para o faturamento. Seguindo o modelo de gestão da ACSC, o Hospital investiu em tecnologia e renovação do parque tecnológico, adquirindo novos equipamentos de diagnóstico e de procedimentos médicos, como raios x, mesa cirúrgica, cardiotopógrafo, entre outros.

A Administração é a ciência da gestão das organizações. Administração significa, efetivamente, a capacidade que um indivíduo ou um determinado grupo de pessoas e que atuam em uma determinada organização possuem para transformar uma determinada quantidade de recursos – normalmente escassos – em produtos e serviços que gerem renda ou riqueza para esta mesma organização. O segredo está no esforço. O bom administrador, ou ainda, os bons administradores são aqueles que conseguem transformar uma quantidade mínima de recursos em uma quantidade imensa de produtos ou serviços com o menor esforço possível.

Ao decidir se matricular em um curso de graduação, você certamente fez planos, definiu seus objetivos, as atividades que deveria desenvolver e os recursos de que dispunha para realizá-las – planejamento; organizou suas finanças para poder cumprir as obrigações financeiras que o investimento exige, programou seu tempo para poder frequentar as aulas e desenvolver todas as atividades – organização; ao longo do curso, você perceberá que deverá fazer alguns ajustes, cortar despesas para investir em materiais ou cursos paralelos, aprimorar leituras para melhorar a compreensão dos textos, melhorar a qualidade das respostas que você dá ao próprio curso entre outros ajustes, ou seja, assegurar a realização dos objetivos e identificar a necessidade de modificá-los – controle; tudo isso para concretizar ou concluir aquilo que, a duras penas, você começou a fazer e, se no meio do caminho você perceber que está perdendo o foco ou desviando a rota, um simples toque no leme poderá colocá-lo novamente na rota que você traçou previamente – direção.

Ao trabalhar com essas ferramentas, você não deve perder de vista que, para atingir seus objetivos, você precisa, antes de tudo, se comprometer a fazer todas as coisas que o seu empreendimento lhe exigir da maneira mais correta possível, sempre. Se esforçar para fazer as coisas corretamente sempre significa ser eficiente – eficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com