TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Científica

Por:   •  3/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

A Administração Científica teve seus críticos ferrenhos. E muitas destas críticas perduram até hoje, em virtude da abordagem criada por Taylor. Neste trabalho iremos focar em três das principais críticas à administração cientifica que são: a questão da visão mecanicista, a visão limitada do processo e o aspecto formal.

Em questão a visão mecanicista, para Taylor o capital intelectual que era chamado na época de operário ele não tinha desejos, ele não tinha vontades ele não tinha socialização, ou seja, as organizações não eram humanizadas, pode-se dizer assim. Então o homem era visto como parte de uma engrenagem, máquina que estava ali só para executar as suas atividades, suas funções.

Com relação a função limitada do processo uma das características de Taylor é a questão do treinamento e da busca constante pela qualificação profissional do operário, que se chama hoje que especialização. Essa especialização quando ela não é trabalhada com uma visão de 180 graus ela acaba gerando uma visão limitada do processo ,ou seja , o operário fica focado apenas nas atividades que ele deve realizar e com isso não consegue compreender qual é o vínculo e  importância daquela atividade com as outras atividades inerentes ao processo, ele não entende que uma organização é feita de processos inter-relacionados e nesses casos a limitação trás uma satisfação reduzida ao operário pois o processo de trabalho dele fica muito repetitivo, causando a fadiga gerando assim a ineficiência operacional prejudicando a  produtividade.

Já o aspecto formal ele nega a influência externa da organização, ou seja, para Taylor o ambiente externo não era considerado dentro do processo organizacional e automaticamente ele não via que a organização era influenciada por esse ambiente externo e nem que influenciava também esse ambiente. Uma outra crítica dentro desse aspecto formal é a questão do objetivos individuais versos os objetivos organizacionais, ou seja, os objetivos dos operários não eram considerados, considerava-se apenas os objetivos da organização, enquanto a organização estava produzindo, comercializando e vendendo seus produtos, estavam de bom tamanho. As vontades, os desejos inerentes ao capital intelectual não existia.

Com esse trabalho buscamos mostrar e comentar um pouco sobre as críticas da administração cientifica por Taylor, esse que é considerado o pai da revolução industrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (31.1 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com