TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Científica

Por:   •  3/5/2017  •  Resenha  •  2.284 Palavras (10 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 10

Administração Cientifica

A administração Cientifica surgiu no inicio do século XX, foi implantada pelo Engenheiro americano Frederick Winslow Taylor, que foi considerado o fundador da moderna Teoria Geral da Administração (TGA). Sua primeira abordagem era baseada na ênfase colocada nas tarefas.

Observação e mensuração eram seus principais métodos científicos para os problemas da administração. Taylor provocou uma forte revolução no pensamento administrativo. Sua preocupação era acabar com o desperdício, elevando a produtividade através de aplicações por meio de métodos e técnicas da engenharia industrial.

Taylor começou como um simples operário, mais tarde passando a ser capataz, contramestre até chegar a engenheiro, enquanto isso observou que os operários reduziam o ritmo de produção para contrabalancear o pagamento por peça determinado pelos patrões. Havia também bastantes falhas que conseguiu observar com o decorrer do tempo, como: falta de padronização dos métodos de trabalho, desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada nas empresas.

Desde então começou a buscar uma forma de gestão para que os operários produzissem mais em menos tempo, sem elevar os custos de produção da empresa, atendendo assim uma solução tanto para os patrões quanto para os empregados.

Seu trabalho foi dividido em dois períodos:

Primeiro período de Taylor

O primeiro período corresponde á época de publicação de seu livro Shop Managment (Administração de Oficinas) (1903). Taylor analisou todas as tarefas operacionais, estudando e decompondo os movimentos e processos de trabalho. Verificou que um operário médio podia produzir menos que um operário mais produtivo e a remuneração de ambos seriam as mesmas, afetando assim a produtividade da empresa, pois o operário produtivo perderia o interesse em sua produção. Foi a partir daí que surgiu o conceito de beneficiar os operários de acordo com sua produção.

Em seu livro Taylor afirmava que o objetivo da administração era pagar salários melhores e reduzir os custos unitários de produção, aplicando métodos científicos e estabelecendo padronizações para o controle das operações. Havia uma seleção de empregados, onde seriam contratados de acordo com suas aptidões, ou seja, contratariam funcionários fortes para o carregamento de peças pesadas e depois seriam treinados e aperfeiçoados para executar suas tarefas a fim de cumprir uma produção normal. Afirmava também que deveria haver uma atmosfera de cooperação entre os administradores e os trabalhadores, garantindo assim um ambiente psicológico adequado para todos.

Segundo período de Taylor

O segundo período corresponde à publicação do seu segundo livro The Principles of Scientific Managment (Os Princípios da Administração Cientifica) (1911) quando concluiu que a racionalização do trabalho operário deveria ser logicamente acompanhada de uma estruturação geral dos princípios da empresa com um todo. Desenvolveu seus estudos sobre a administração geral, denominando-a Administração Científica.

As indústrias de sua época padeciam dos seguintes males:

Para garantir seus salários os operários reduziam a produção propositalmente a cerca de 1/3 da que seria normal, evitando assim a redução das tarifas de salários decretadas pela gerência, denominando-se de vadiagem sistemática;

O desconhecimento por parte da gerência das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização;

Falta de uniformidade das técnicas e dos métodos de trabalho.

Para que a Administração Cientifica atingisse os resultados esperados era preciso obedecer a um período de 4 a 5 anos para um progresso efetivo, evitando alterações bruscas que causem descontentamento por parte dos empregados e prejuízo aos patrões. Taylor afirmava ainda que a Administração Cientifica é uma combinação de “Ciência em lugar de empirismo. Harmonia em vez de discórdia. Cooperação e não individualismo. Rendimento em lugar de produção reduzida. Desenvolvimento de cada homem a fim de alcançar maior eficiência e prosperidade”.

Para Taylor, as organizações e a Administração devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não de forma empírica. Devendo assim haver planejamento, estudo de tempos e movimentos, especialização de pessoal inclusive o de direção.

Para a melhor aplicação da Administração Cientifica nos padrões de produção, Taylor estabeleceu os seguintes métodos: padronização de maquinas e ferramentas, padronização de métodos e rotinas e para motivação dos empregados prêmios de produção.

O principal motivo da administração é assegurar, o máximo de prosperidade ao patrão e ao empregado, havendo assim interesse entre empregados e empregadores.

A tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho (ORT). Analisando que os funcionários aprendiam a maneira de executar o trabalho observando companheiros vizinhos, ocorriam diferentes métodos para fazer a mesma tarefa. Em vez de ficar a opção de cada operário à forma de execução do trabalho, através de um estudo de tempos e movimentos com a Administração Cientifica ocorre repartições de responsabilidades onde a administração fica com o planejamento e a supervisão junto com o trabalhador ficam com a parte da execução do trabalho.

As principais características da ORT eram:

Estudos de tempos e movimentos: era estabelecida uma forma mais simples e mais rápida para a execução das tarefas em um médio tempo;

Estudo da fadiga humana: por ser um trabalho contínuo a rotação de pessoal era elevada, afetando a qualidade e a produtividade;

Divisão do trabalho e especialização do operário;

Desenho de cargos e tarefas;

Incentivos salariais e prêmios de produção: o operário receberia de acordo com sua produção e ultrapassando o tempo-padrão haveria bônus de premio de produção para o operário;

Conceito do homo economicus: motivação por recompensas salariais, econômicas e materiais;

Condições ambientais de trabalho;

Padronização: aplicação de métodos científicos para obter uniformidade e redução de custos.

As organizações eram vistas como sistema fechado, isto é, os indivíduos não recebiam influencias externas. O sistema fechado é mecanicista, e previsível.

Para Taylor a gerencia deve seguir quatro princípios:

Planejamento – substituir o individualismo do operário, improvisação e atuação empírica pratica por métodos científicos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (153.1 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com