TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Clássica e Científica

Por:   •  18/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.066 Palavras (21 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 21

Administração Clássica e Científica

–  Henry Fayol  –

Henry Fayol nasceu em Constantinopla, França, em 29 de julho de 1841.

Vindo a falecer em 19 de novembro de 1925.

Formação Acadêmica/Título:

Em 1860 , aos 19 anos colou grau de engenheiro na Escola Nacional de Minas de Saint Etiene.

 

Experiência profissional:

No mesmo ano de sua formatura, entrou para empresa de mineração Commentry & Fourchambaul, em que iniciou simultaneamente, sua carreira de engenheiro e sua obra de criação administrativa.

Em 1888 , elevaram - no ao cargo de diretor geral da Cia. Commentry & Fourchambaul & Decazzeville,

Em 1918 , ao cabo de 58 anos de atividade na Cia. Commentry Fourchambault & Decazezzeville, e 30 anos de direção, Fayol retirou - se da mesma . Tinha então 79 anos.

Em 1919 , foi comissionado pelo governo da França para estudar a organização do departamento dos Correios, Telégrafos e Telefones do país . Seu relatório sobre aquela repartição foi publicado sob. o titulo discriminativo “A incapacidade industrial do Estado – Os serviços dos correios telégrafos e telefones”.

Fayol foi também , delegado da Sociedade de Minas de Jourdreville, Presidente da Comissão Central de diretora da Sociedade Metalúrgica de Pont-à-Vendim, membro da comissão Central de Hulha da França , do Conselho de Aperfeiçoamento da Escola Nacional de Artes e Ofícios e da Junta Consultiva de Estradas de Ferro.

Principais Obras e Publicações:

Fayol publicou apenas um livro intitulado Administração Industrialle et Générale  

Obra :  Administration Industrialle et Generali

Titulo: Administração Industrial e Geral

Tema: O tema da obra destaca-se nas teorias administrativas, que leva o nome do autor “fayolismo”, cujos princípios gerais são :divisão do trabalho, autoridade, responsabilidade, disciplina, unidade de mando, convergência de esforços, estabilidade de pessoal e remuneração adequada.

Resumo das principais considerações sobre o pensamento administrativo da obra:

O livro é dividido em duas partes. A primeira sobre "Necessidade e Possibilidade de um estudo administrativo" e a Segunda sobre "Os princípios e elementos administrativos". Na primeira parte o autor fala sobre a definição de administração, a importância relativa das diversas capacidades que constituem o valor pessoal das empresas e a necessidade e possibilidade de um ensino administrativo.

Resumo da primeira parte:

Definição de administração

Função técnica – contribui com a capacidade técnica.Os produtos de qualquer natureza, morais, intelectuais, matéria saem geralmente da mão do técnico pode se definir de habilidades.

Função comercial- a habilidade comercial implica  um profundo conhecimento do mercado, da força dos concorrentes uma grande previsão.

Função financeira – É indispensável l uma hábil divisão financeira para o aumento do capital para tirar melhor partido das disponibilidades e evitar aplicações imprudentes de capital. Nada se faz sem a sua intervenção.

Função contabilidade - deve dar informações claras e precisas sobre a situação econômica da empresa. Constitui o órgão de visão das empresas.

Função de segurança - esta função tem a missão de proteger os bens  as pessoas contra roubo, incêndios, inundações, greves,atentados, enfim o progresso da empresa.

Função administrativa – esta função se distingue das outras. Administrar é prever organizar, comandar, coordenar e controlar.

A segunda parte explica os princípios gerais da administração (divisão do trabalho, autoridade , responsabilidade e disciplina etc) e os elementos administrativos (previsão, organização, comando, coordenação e controle).

Segunda Parte – Princípios Gerais da Administração:

Divisão do trabalho – esta tem por finalidade, produzir mais e melhor, como o mesmo esforço. Cada órgão é encarregado de determinada função, da qual desenvolve da melhor maneira. Esse é um fator que faz parte da natureza.

Autoridade e responsabilidade –

  • Consiste no direito de mandar e no poder de se fazer obedecer
  • A responsabilidade é um corolário da autoridade, sua contrapartida é indispensável.Onde existe autoridade nasce responsabilidade.

 Disciplina – consiste na obediência , na acidade, na atividade,na presença e sinais de respeito estabelecido entre a empresa e seus agentes.

Unidade de comando

Para a execução de um ato qualquer, um agente deve receber ordens somente de um chefe. Quando dois chefes exercem autoridade sobre o mesmo homem ou serviço estabelece uma situação de mal – estar e observam-se as seguintes conseqüências: a disciplina se compromete, a ordem se perturba a estabilidade periga. A precaução pode ser tomada com afastamento ou anulação de um dos chefes ou a saúde da empresa continua a debilitar-se.

Unidade de direção

Um só chefe e um só programa para um conjunto de operações que visam ao mesmo objetivo, é necessária para  unidade de ação , coordenação de forças, convergência de esforços, entre outros.

Subordinação do interesse particular ao interesse geral.

Não deve prevalecer o interesse dos agentes sobre os da empresa , é comum existir interesse pessoal devido ao egoísmo, ambição e ... todas as paixões humanas que tendem a perder de vista o interesse geral (da empresa). Precisa existir conciliação dos interesses, exemplificando-as como: firmeza e bom exemplo dos chefes, convênios tão eqüitativos quanto possíveis e vigilância atenta.

Remuneração do pessoal

É prêmio pelo serviço prestado, deve satisfazer tanto o pessoal, quanto à empresa. Deve ter influencia considerável  sobre a marcha dos negócios. Pode ser feito através de  pagamento por dia, por tarefa, por peça, prêmios, participação nos lucros, entre outros.

Centralização

É um fato de ordem natural. Tudo o que diminui a importância das funções dos subordinados pertence à centralização.

A centralização não é um sistema de administração nem bom nem mau, podendo ser adotado ou abandonado  à vontade dos dirigentes ou das circunstâncias, entretanto existe sempre em maior ou menor grau.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)   pdf (179.6 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com