TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Financeira

Por:   •  17/4/2017  •  Monografia  •  3.666 Palavras (15 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 15

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Administração Financeira

Curso: Nome do curso

Unidade de Ensino: Nome da Unidade

Nome

    ROBERTO DO NASCIMENTO VANCINI

RA

     6658377086

Atividade Colaborativa


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Disciplina: Administração Financeira

Curso: Nome do Curso

Unidade de Ensino: Nome da Unidade

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Administração Financeira apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor (inserir nome completo).

Atividade:

Apresentar um relatório que mostre a interligação do

conceito de custo de capital, com a utilização de

conceitos tratados entre as Aulas-tema 2 a 7 da disciplina.

Passo 1:

Estude e analise os materiais indicados a seguir. Eles são importantes para

que você construa o embasamento teórico necessário para a realização da

atividade, ou seja, são materiais considerados referência no assunto e que

servirão de base para que você realize satisfatoriamente a Atividade

Colaborativa. Por isso, confira-os com atenção e, principalmente, reflita sobre

eles.

a) Faça a leitura do item 1.4 Decisões financeiras fundamentais do

Caderno de Atividades da Aula-tema 1, para entender como o custo de

capital une as três decisões financeiras fundamentais;

RESPOSTA:

A decisão de investimento é a principal decisão financeira porque é dela que se inicia um negócio. Ela deve ser complementada imediatamente pela decisão de financiamento, que determina que quantidade das fontes de recursos será obtida (capital próprio ou de terceiros) para financiar o investimento. Como todo investimento tem como princípio financeiro o lucro, a decisão de dividendos finaliza o ciclo das decisões financeiras fundamentais, porque é com ela que se determina o quanto do lucro será retornado aos proprietários investidores, ou se eles querem manter parte do lucro na empresa para financiar com recursos próprios parte do crescimento futuro da companhia.

A decisão do fluxo de caixa da alternativa A é também uma decisão financeira, mas ela é considerada consequente das decisões fundamentais, assim como a decisão de globalização. A determinação do custo de capital é necessária, pois faz parte das três decisões financeiras fundamentais, mas é caracterizada como componente do modelo matemático decisório. O retorno do investimento não se caracteriza como uma decisão, mas, sim, como o resultado esperado ou o resultado alcançado do investimento

b) Faça a leitura do Capítulo 3 do livro-texto (O valor do Dinheiro no

Tempo) e compreenda o porquê da utilização do conceito de juro

composto;

RESPOSTA:

Pudemos ver, neste tema, os critérios financeiros para decidir sobre um investimento. Esses critérios constituem-se em uma estrutura fundamental para administração financeira, pois tratam de embasar a mais importante das decisões em finanças: a decisão de investimento. Portanto, os critérios de avaliação de investimento devem ser fundamentos nos conceitos de valor do dinheiro no tempo, custo de oportunidade do capital e no modelo matemático de juros compostos.

Verificamos, também, por meio dos exemplos de resoluções, alguns itens importantes: como se estrutura um modelo ou critério para avaliação de investimentos, como utilizar tecnologias de informação à disposição das empresas (Excel, máquinas financeiras de calcular etc.), bem como trabalhar em ambiente de simulação, o que é indispensável para qualquer administrador financeiro.

c) Estude os critérios de avaliação de investimento do VPL – Valor

Presente Líquido e TIR – Taxa Interna de Retorno. Tome como base o

capítulo 7 do livro-texto e o Caderno de Atividades da Aula-tema 3 da

disciplina. Procure identificar as diferenças entre os dois critérios.

RESPOSTA:

Um investimento é feito no pressuposto de gerar um resultado que supere o valor investido, para compensar o risco de trocar um valor presente certo por um valor futuro com risco de sua recuperação.

Não podemos dizer que há incerteza do retorno, porque a incerteza caracteriza-se pelo total desconhecimento do futuro. No caso de um investimento, denomina-se esta lacuna conhecimento do futuro de risco, uma vez que é possível associar probabilidades de êxito ao retorno do investimento.

Ou seja, quando faz um investimento, o investidor tem uma série de informações que lhe permite vislumbrar algo do futuro e associar probabilidades de êxito a seu investimento, caracterizando-se, desta maneira, como risco, e não como incerteza.

Este resultado excedente é a rentabilidade do investimento, é o prêmio por investir. Este prêmio é o conceito que fundamenta a existência dos juros como pagamento pelo serviço prestado ao investidor pelo ato de emprestar dinheiro para um terceiro.

O critério de Valor Presente Líquido é o modelo clássico para a decisão de investimentos e compreende as seguintes variáveis:

a) O valor do investimento.

b) O valor dos fluxos futuros de benefícios (de caixa, de lucro, de dividendos, de juros).

c) A quantidade de períodos em que haverá os fluxos futuros.

d) A taxa de juros desejada pelo investidor.

Exceto com relação ao item a (o valor do investimento), todas as demais variáveis apresentam alguma dificuldade para incorporação ao modelo decisório. A obtenção das informações sobre o valor dos fluxos futuros depende de estudos antecipatórios das probabilidades de ocorrência de vendas, mercados, custos, inflação etc., que fatalmente conduzem a dificuldades de previsibilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (326.7 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com