TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Financeira

Por:   •  2/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM 2020

Resenha Crítica de Caso

Laila da Silva G Pereira

Trabalho da disciplina Gestão financeira

                                                            Tutor: Prof. Ricardo Barbosa da Silveira

Macaé

2020

COOPERATIVAS DE CRÉDITO: O FUTURO DA INSTITUIÇÃO DE FINANCEIRA COOPERATIVA

Referência: HAVARD BUSINESS SCHOOL. Cooperativas de crídito: O futuro da instituição de financeira cooperativa, por Robert C. Pozen e Grace Hou. Havard busines School, revisto em 19 de julho de 2012. Disponível em http://pos.estacio.webaula.com.br/Biblioteca/Acervo/Basico/PHORTE/Biblioteca_51320/Biblioteca_51320.pdf. Acesso em 24/08/2020.

Introdução

A situação em questão se fundamenta na análise de crédito da solicitação feita ao senado pelas cooperativas de crédito norte-americanas para ampliar seu potencial em relação aos empréstimos comerciais, hoje em dia esse potencial se limita o montante de 1,75 vezes o patrimônio líquido ou 12,25%, do conjunto de ativos. As cooperativas pedem que esse montante cresça para 27,5%do total de ativos. Desacordando com esse pedido, os bancos, que se sentem prejudicados, alegam o atual desenvolvimento do segmento e a vantagem das cooperativas de estarem isentas dos impostos, que para eles, é uma concorrência injusta.

Definição de uma cooperativa de crédito

As cooperativas são entidades financeiras que se diferem dos bancos devido a quatro características:

  1. São empresas sem fins lucrativos e não podem expedir capital social. Os lucros regressam para os associados em modo de taxas superiores à da poupança, menores taxas para transações de empréstimo e dividendos.
  2. São em geral operadas por associados que selecionam seus administradores não remunerados.
  3. Estão desobrigadas a pagar impostos de renda federal. A lei de ter acesso à adesão de cooperativas de crédito (Credit Union Menbership Acess Act) em 1998 determina: “As cooperativas de crédito, ao contrário de outros participantes no mercado de serviços financeiros, estão isentas da maioria dos impostos estaduais e federais”.

Evolução das organizações dentro do sistema de cooperativas de crédito

A primeira cooperativa de crédito foi fundada nos EUA em 1909, foi desenvolvida para os imigrantes desprezados por bancos presentes na época. Em 1920, o desenvolvimento das cooperativas de crédito começou a intensificar. Em 1934, a Lei federal criou o sistema de cooperativas de crédito. Em 1970, a legislação formou a administração nacional de cooperativas de crédito (National Credit Union Administration. NCUA). Em 1982 a NCUA consentiu que as cooperativas de crédito amplificassem seu meio de adesão através de contratos múltiplos. Em 1998, o congresso expandiu a definição de campo de adesão do contrato da coletividade para englobar áreas geográficas grandes e associadas em potencial. Em 2010, já existia cerca de 7.500 CCs de varejo nos EUA.

Aparecem novos tipos de cooperativas de crédito: cooperativas de crédito coorporativo

As CCs coorporativas são as “cooperativas das cooperativas de crédito” e comandam cooperativas estagnadas pelos afiliados, nas quais os associados proprietários são as CCs de varejo, que compram ações e se apropriam dos empréstimos. O principal propósito da CC corporativa é proporcionar serviços bancários parecidos com às CCs de varejo, como, processamento de sistema e de pagamento e liquidação, serviços de investimentos e liquidez.

Aparecem novas classes de cooperativas de crédito: Cooperativa de Crédito Federal Central dos EUA

A cooperativa de crédito Federal central dos Estados Unidos (U.S.Central Federal Credit Union. U.S. Central) foi criada em 1974 para atingir economias superiores por meio de um centro de liquidez a nível nacional. A U.S. Central é a “cooperativa de crédito das cooperativas de crédito corporativo”, chamada de “CC corporativa de atacado”.

Evolução das atividades e regulamentações das cooperativas de crédito

Durante muito tempo vário CCs de varejo mudaram para empréstimos de cartão de crédito, empréstimos de automóveis, empréstimos hipotecários e empréstimos comerciais. Na última década, as cooperativas de crédito ampliaram seus empréstimos comerciais do associado de forma significativa. Esta expansão das atividades foi feita pelas CCS coorporativas em conjunto com as OSCCs. As CCs de varejo podem propiciar aos associados produtos e serviços financeiros de alta qualidade por meio das OSCCs, como corretagem, serviços de fundos mútuos, seguro de propriedade e contra acidentes e serviços de agências de viagens. Estes produtos e serviços são origens de rendimentos embasados em taxa sem juros para cooperativas de crédito e uma forma de expandir a adesão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (106.4 Kb)   docx (46.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com