TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Financeira

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.854 Palavras (8 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 8

- O que é Administração Financeira?

      Finanças é a aplicação de uma série de princípios econômicos e financeiros para maximizar a riqueza ou o valor total de um negócio. Mais especificamente, ao usar o valor presente líquido (fluxo de caixa futuro, descontado o valor presente menos os custos originais) para medir a rentabilidade, uma empresa maximiza a riqueza investindo em projetos e adquirindo ativos cujos retornos combinados produzem os lucros mais altos possíveis com os menores riscos. Atualmente, o mercado é ainda mais eficiente porque os investidores estão mais bem informados e os administradores utilizam métodos melhores e estratégias mais eficazes para evidenciar o seu desempenho. Os administradores financeiros dispõem de muitas ferramentas sofisticadas para solucionar difíceis problemas empresariais. Os horizontes das finanças se ampliaram desde então, e a ênfase hoje recai sobre as formas de orçar com eficácia os recursos escassos e investir os capitais nos ativos ou projetos que apresentam o melhor balanceamento de risco/retorno. A atenção tem se voltado ao estudo das diferentes alternativas e do efeito de cada uma delas sobre ao valor da empresa. Métodos mais aprimorados já estão disponíveis para avaliar os riscos e os lucros dos investimentos, e para simular os resultados das diferentes decisões antes de investir capitais limitados e escassos. A necessidade de desenvolver planos de longo prazo, para tirar proveito de novos instrumentos financeiros e para entender os princípios das finanças internacionais, está se tornando cada vez mais evidente.

      Um administrador emite sinais favoráveis aos investidores ao estabelecer um registro de demonstrativos financeiros seguros, mostrando retornos com um crescimento rápido e contínuo, com um nível mínimo de risco. Se a empresa tiver um bom resultado, e as pessoas acreditarem que tal resultado irá si - manter, a valorização será grande. Ao contrário, um mau resultado, com expectativas de retornos desfavoráveis e altos níveis de riscos, reduzirão o valor das ações.

      A empresa deveria procurar fazer investimentos em áreas que os investidores associem a crescimento, atração, e que possuam grande potencial. Infelizmente, muitas empresas boas e financeiramente confiáveis são associadas a áreas pouco valorizadas. A responsabilidade da empresa com os acionistas é criar a melhor imagem possível. Os administradores devem dar maior atenção a este conceito de construção da imagem ao adquirirem novas empresas, ao criarem novas linhas de produtos ou ao darem novos rumos à pesquisa.

      A incerteza e o risco são aspectos que devem ser considerados no processo de decisão sobre investimentos. Quando uma empresa toma a decisão de investir, automaticamente tenta compor a melhor carteira de ativos. Isso significa aproveitar os ativos de melhor retorno da maneira mais eficiente, a fim de que rendam os retornos mais rápidos com os menores riscos no futuro. Além do mais, a empresa deve preocupar-se com a maneira pela qual produz fundos internos e externos, já que uma quantidade muito grande de ações em poder do público causa a diluição do lucro por ação, e níveis altos de endividamento podem aumentar seu risco financeiro e afetar sua capacidade de saldar as dívidas. A utilização adequada desses fatores, porém, pode produzir um maior valor total para a empresa. Por conseguinte, é importante que os administradores financeiros adotem uma política de financiamento balanceada, de forma que os investidores tenham segurança de que seus fundos investidos são bem administrados e resguardados.

      A meta principal de um administrador financeiro é maximizar a riqueza dos acionistas. A maximização dos lucros é uma meta de curto prazo que não se remete, ela própria, a alguns fatores-chave, um dos quais é um nível aceitável de risco. O objetivo de maximizar a riqueza pode conflitar com o propósito de otimizar o lucro no curto prazo, mas a maximização da riqueza deve ser sempre a consideração básica. Ao tentar atingir essa meta, devemos aplicar o princípio do balanceamento entre risco e retorno.

- Habilidades Especiais de Administração Financeira:

      Da mesma forma, os administradores financeiros podem tomar melhores decisões se aplicarem esses princípios econômicos básicos. A boa administração financeira possui uma sólida compreensão sobre a forma como os princípios econômicos e financeiros influem na rentabilidade da empresa. Os administradores financeiros trabalham bem quando entendem como reagir eficazmente às mudanças na oferta, na demanda e nos preços (micro fatores relacionados à empresa) e também aos fatores econômicos mais gerais e abrangentes (macro fatores). A compreensão da natureza desses fatores ajuda os administradores a tomarem as decisões operacionais mais vantajosas. O conhecimento dos princípios econômicos é útil para produzir as vendas mais elevadas possíveis. Entender as mudanças da demanda e reagir adequadamente a elas possibilita aos administradores financeiros aproveitarem-se plenamente das condições de mercado. Os melhores administradores, para conseguirem isso, desenvolvem e adotam técnicas estatísticas confiáveis e funcionais que prevêem a demanda e determinam o momento em que ocorrem mudanças direcionais nas vendas. Se o ambiente parece estar se deteriorando, os consumidores tendem a cortar gastos e a se tornar mais conservadores em seus hábitos de compra. Essas reações às mudanças das forças (macro) econômicas externas, tais como o aumento ou declínio da atividade comercial e as alterações na legislação tributária, influenciam as decisões tomadas por uma empresa. Tomar decisões no momento adequado em função das mudanças dos fatores microeconômicos mantém equilibrado o valor da empresa. Os administradores bem-informados possuem discernimento para obter vantagens das oportunidades rentáveis em níveis de risco razoáveis quando as atividades empresariais estão em expansão. Portanto, para os administradores financeiros, é importante não somente prever de forma precisa os níveis de negócios e as atividades afins, mas também fazer julgamentos corretos a respeito das mudanças esperadas quanto aos fatores macro e microeconômicos relacionados.

      Os demonstrativos financeiros auxiliam os administradores a tomar decisões envolvendo o melhor uso do caixa, a realização de operações eficientes, a melhor alocação de fundos entre os ativos e o financiamento eficaz de operações e de investimentos. Essas informações permitem aos administradores determinar os fluxos de caixa incrementais (uma abordagem que mostra o retorno líquido gerado por um dado projeto em comparação com outros investimentos), capacitando-os, assim, a estabelecer uma análise mais apurada das lucratividades de investimentos específicos. Os administradores devem orientar seus contadores para que essas informações sejam incluídas nos relatórios internos, possibilitando-lhes tomar as melhores decisões de investimentos possíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (121.3 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com