TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Perguntas Sobre Organização

Por:   •  25/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 5

Perguntas Sobre Organização (Capítulo 6)

1. Defina o conceito de organização. Qual é a importância da estrutura organizacional? O que mostra um organograma?

Organizar é o processo de alocar pessoas, ou seja, distribuir tarefas e recursos para atingir o objetivo anteriormente planejado, estabelecendo os mecanismos de comunicação e coordenação. A estrutura organizacional tem sua importância baseada na capacidade de minimizar e controlar a influência das variações individuais e consequências indesejáveis da divisão do trabalho na organização. O organograma é um gráfico onde órgãos ou unidades são representados de forma que integram uma empresa, mostrando as relações hierárquicas, subordinação, coordenação, vinculação e serviços, assim representando a estrutura formal da empresa.

2. Quais são os dois processos de tomada de decisões antagônicos da função organização?

Os processos de tomada de decisões antagônicos são a diferenciação e a integralidade.

3. O que é a amplitude de controle e que fatores influenciam sua extensão?

A amplitude de controle se conceitua na distribuição de autoridade e responsabilidade, medindo o número de subordinados a um administrador. Vários fatores influenciam a amplitude de controle ideal, como: complexidade do trabalho; competência, experiência e motivação de gestores e subordinados; sofisticação dos sistemas de informação e comunicação; similaridade das tarefas e das funções supervisionadas; disponibilidade e clareza das regras e procedimentos; interdependência ou interligação das tarefas;

proximidade física entre os subordinados; estabilidade ou instabilidade do ambiente externo; estilo pessoal dos administradores e cultura organizacional.

4. Quais são as formas de departamentalização mais comuns nas organizações e quais suas vantagens e desvantagens?

Departamentalização funcional:

Vantagens: Coordenação interdepartamental melhor, incentivo a especialização técnica e redução de custos na eliminação de redundâncias.

Desvantagens: Isolamento de cada unidade com redução da comunicação entre departamentos, dificuldade na adaptação e flexibilidade às condições externas e promove burocratização.

Departamentalização por produto ou serviço:

Vantagens: Inovação e qualidade em produtos e serviços, flexibilidade e adaptabilidade às condições externas, descentralidade e fácil controle do desempenho dos produtos.

Desvantagens: Maior custo operacional pela redundância de funções com desperdício de recursos, complexidade na organização e demora no reconhecimento da necessidade de ajustes.

Departamentalização por cliente:

Vantagens: Melhor atendimento ao cliente, atenção às mudanças ambientais que influenciam o cliente, e rapidez em ajustes movidos a feedback do cliente.

Desvantagens: Maior custo operacional pela redundância de funções com desperdício de recursos, complexidade na organização e menor eficiência e produtividade como um todo.

Departamentalização geográfica ou territorial:

Vantagens: Maior adaptação às necessidades e condições regionais, mais autonomia em cada departamento, melhor avaliação e percepção dos serviços e produtos na sua região.

Desvantagens: Duplicidade de esforços e recursos, complexidade na organização, menor coordenação interdepartamental e possível desequilíbrio de poder entre departamentos.

Departamentalização por processo:

Vantagens: Plena utilização e vantagens econômicas, maior comunicação entre unidades, maior eficiência e menos desperdícios,

Desvantagens: Possibilidade de ocorrência de conflitos interdepartamentais por causa da interdependência entre os processos organizacionais, menor flexibilidade e capacidade de adaptação, maior risco operacional pois erro leva a falha sistêmica.

5. Contraste centralização e formalização. Como esses elementos influenciam outros elementos estruturais ou são influenciados por eles?

A centralização concentra o poder no topo hierárquico, a formalização visa padronizar os comportamentos na organização, assim geram burocratização nas tomadas de decisão, menor capacidade de adaptação e flexibilização, pouco estímulo à criatividade e inovação. Essa organização em geral é influenciada por uma tradição da empresa, padronizando o processo decisório, e sua tecnologia é formalizada pela previsibilidade nas tarefas. Sendo influenciadas também pelo ambiente externo e interno da organização e o tamanho da organização, já que não faz sentido por exemplo uma empresa com um grande tamanho e várias filiais ser centralizada por será afetada de diferentes formas pelo ambiente externo e interno, ou seja, uma decisão centralizada não irá abranger todos os departamentos.

6. Qual é a diferença entre autoridade e poder? Quais são os tipos de poder que você conhece? Quais são suas manifestações na estrutura organizacional?

Autoridade é uma das possíveis manifestações de poder, mas nem todo poder deriva da autoridade, pois pessoas sem nenhuma autoridade podem ter muito poder na organização.

Os tipos de poder conhecidos são:

Poder

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com