TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Resumo

Por:   •  20/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.514 Palavras (7 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 7

UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

ADMNISTRAÇÃO – MM

JOÃO VICTOR ALMEIDA LEMOS

JOSE ADELJAN MARINHO DA SILVA

PEDRO VICTOR BRITO DA ROCHA

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

        A área da administração que compreende o controle de recursos humanos refere-se à gerencia da experiência e das condições de trabalho dos empregados de uma empresa. Em muitas companhias, uma equipe de especialistas em recursos humanos é responsável por implementar técnicas efetivas de gerenciamento da equipe de trabalho e impulsionar o desenvolvimento dos funcionários no trabalho.

        Um administrador de RH é responsável por uma gama de atividades, que incluem folhas de pagamento e compensação, contratação e formação das equipes de trabalho, treinamento e análise de performance, relações interpessoais na empresa, administração dos benefícios do empregado e a certificação de que essas atividades realizadas em conjunto vão garantir o desenvolvimento da organização. Além destas funções, este profissional também trabalha em proximidade com os gerentes e os empregados para resolver os problemas com relação à  conflitos internos, administrar a compensação dos funcionários, garantir que as normas da empresa estão sendo seguidas e, caso contrario, facilitar investigações internas para análise de conduta de qualquer um dos funcionários. Aos profissionais contratados como administradores de RH podem ser atribuídos os seguintes títulos: gerente de recursos humanos, gerente de talentos, gerente de contratações, treinador, administrador de compensação, gerente de folha de pagamentos, supervisor de benefícios etc.

        Um administrador de RH qualificado precisa de um diploma de bacharel em Administração, Desenvolvimento de Recursos Humanos ou Comunicação. Geralmente, esses cursos oferecem educação adequada com relação à gerencia do trabalho, comunicação efetiva, comportamento organizacional, liderança, dinâmica de grupo, economia, administração de pessoal, contabilidade, motivação no meio de trabalho, medição e análise de performance e tomada de decisão. Para cargos de administração que requerem um nível mais avançado de treinamento, geralmente é requerido do profissional um diploma de mestre em administração de negócios, relações de trabalho ou de recursos humanos.

Além da educação formal (graduação e pós- graduação), para trabalhar com administração de RH, também compete ao profissional possuir outras habilidades que o possibilitem eficiência no desenvolvimento de seus papeis como gerentes e lideres. Essas habilidades se referem a:

  • Compreensão dos problemas dos trazidos pelos funcionários (tanto problemas pessoais quanto referentes às condições/local de trabalho);
  • Pensamento crítico para analisar os problemas da empresa;
  • Aptidão para julgamento ético e moral;
  • Habilidade de avaliar as aptidões da equipe de trabalho, a fim de alocar um trabalhador específico para uma atividade que possa exigir um conhecimento específico;
  • Forte habilidade de negociação, para mediação e resolução de conflitos internos;
  • Percepção das ações e reações que ocorrem no ambiente de trabalho, bem como o entendimento destas, a fim de antecipar o comportamento dos trabalhadores

O departamento de recursos humanos pode ser considerado essencial em todo tipo de empresa independente do tamanho. Sua função principal deve ser a de maximizar a produtividade do trabalhador, e das equipes de trabalho, bem como proteger a empresa de quaisquer problemas que possam aparecer, através dos métodos já citados.

Uma consideração importante, é que a administração de recursos humanos deve ser realizada sempre de maneira estratégica, com uma abordagem compreensiva para com o trabalhador e a cultura e o ambiente da organização. Deve-se focar principalmente no direcionamento geral da organização e dos trabalhadores que a compõem. O profissional deve também estar envolvido no melhoramento da força de trabalho da empresa através da recomendação de processos, abordagens e soluções para os demais problemas que possam emergir. Nesse contexto, pode-se dizer que, atualmente, as empresas modernas mudaram o foco no tratamento dos funcionários e, principalmente na no momento da contratação, de forma que, é atribuída muito mais importância aos valores e a cultura do candidato do que à experiência profissional e tempo de trabalho. Esse modelo de gestão de recursos humanos foi adotado a partir do inicio do século 21, pois, com a demanda de uma força de trabalho mais dinâmica e diferenciada, se fez necessário trazer às equipes trabalhadores de diferentes culturas.

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

A administração financeira pode ser definida como “um campo de estudo teórico e prático, que objetiva, essencialmente, assegurar um melhor e mais eficiente processo empresarial de captação e alocação de recursos de capital” (Assaf Neto, 2002). Pode também ser feito um paralelo com a biologia: a administração financeira seria como o sangue e a organização seria o corpo, recebendo assim energia e “vida” em todos os setores por meio da entrada e saída de recursos financeiros.

A administração financeira pode ser dividida em 3 classes principais, são essas: finanças pessoais, finanças corporativas e mercado financeiro. Em todas as 3 classes podemos generalizar o objetivo da administração financeira como sendo: determinar o mais eficiente processo empresarial de captação de recursos e alocação de capital; Pois pouco adianta capitar e alocar capital se não houver uma administração para que esses recurso gerem resultados.  

As principais atividades na administração financeira são as seguintes:

  • Planejamento Financeiro:
  • Controle Financeiro ou Controladoria:
  • Administração de Ativos:
  • Administração de Passivos:

Os objetivos da administração financeira são bem diretos e extremamente necessários para qualquer empresa:

  • Maximizar os lucros gerando capital de forma eficiente para a organização;
  • Manter a empresa em permanente situação de liquidez, como condição básica ao desenvolvimento de suas atividades;
  • Obter novos recursos para planos de expansão, com base em estudos de viabilidade econômico-financeira e aos menores custos, pois levando em conta que o objetivo da empresa seja é ser perpetuada, serão necessários investimentos em tecnologia, novos produtos e etc;
  • Quantificar os planos de expansão de acordo com as possibilidades de obtenção de recursos;

        Uma definição importante para se entender mais sobre administração financeira é a de finança. A finança pode ser entendida como a arte e a ciência da gestão do dinheiro, e no caso o artista seria o administrador financeiro. As funções do administrador financeiro variam de acordo com o tamanho da empresa. Em empresas de pequeno porte, essas funções muitas vezes são de responsabilidade de apenas uma pessoa que desempenha atividades como tesouraria e controladoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (124.7 Kb)   docx (234.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com