TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Unopar

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.854 Palavras (12 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 Identificação das Empresas...................................................................................4

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................13



  1. INTRODUÇÃO

        Este trabalho tem por objetivo desenvolver o conteúdo aprendido em aula, na prática, pesquisa e desenvolvimento de ferramentas para empresas de pequeno porte.

        Então colocaremos em prática alguns conceitos já vistos, e entenderemos a importância de cada matéria aprendida no quinto semestre. Cabe ressaltar que essas matérias são de muita importância para quem deseja avançar em seus conhecimentos e ser um futuro administrador de empresas de sucesso. 


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Apresentação das Empresas

IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA: SPET PRODUTOS VETERINÁRIOS

SETOR: INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS PARA ESTÉTICA CANINA

PORTE: INDÚSTRIA DE PEQUENO PORTE

CIDADE: GRAMADO – RS

ENTREVISTA:

1 - A empresa possui um banco de dados de clientes?

Sim, sistemas gerenciais com dados de clientes, histórico de compras, relatórios ABC de produtos vendidos por cliente, por região e por nicho de mercado.

2 - Como a empresa determina os preços dos produtos?

A empresa possui um departamento de PCP que determina os custos através da matéria prima + custos de produção (tempo de máquina, embalagem) e custos fixos da empresa. Sempre analisando os preços da concorrência para manter a competitividade. Em suma, custo matéria prima + custos de produção + custos fixos rateados + tributação + margem de lucro desejada.

3 - Quais as atividades de comunicação que a empresa realiza?

Atualmente temos uma assessoria de imprensa contratada que recebe semanalmente releases de lançamentos e destaques e essa assessoria se dedica a colocar na mídia. Seguidamente estes releases estão publicados na Zero Hora, colunas sociais da internet e algumas mídias gravadas para TV. O Facebook é atualizado diariamente e o site da empresa está em constante evolução.

Trabalhamos com materiais impressos e amostras grátis em hotéis que oferecem descontos nas lojas.

Participamos em eventos (congressos, feiras e workshops) com amostras e estandes de divulgação com produtos direcionados ao público do evento. Tudo isso acontece com uma estrutura de marketing interna da empresa onde temos uma gerência de comercial e marketing que mensura os resultados e direciona os produtos ao público alvo, um setor de criação e uma relações públicas.

4 - A empresa monitora seus concorrentes?

Sim, frequentemente é feito pesquisa de mercado e concorrentes, tanto em produto e preços, buscando sempre diferenciar a empresa e evitar cópias. Além dos concorrentes do mesmo mercado, procuramos pesquisar o mercado em geral, em todos os setores, buscando idéias criativas e inovações.

5 - A empresa realiza sistematicamente pesquisas para identificar a satisfação dos clientes? Como elas são feitas?

Fazemos pesquisa de satisfação em datas sazonais, para buscar o feedback quanto à aceitação dos produtos, preços, satisfações com entregas, transportes, prazos de pagamento, campanhas de marketing, bem como o atendimento interno da empresa. Buscamos também críticas e sugestões para as próximas datas. Essa pesquisa é feita por e-mail, ou por site específico para pesquisas na internet. Tudo isso em nível de indústria.

Nas lojas a pesquisa é feita impressa com três a quatro perguntas objetivas.

6 - A empresa realiza outro tipo de Pesquisa de Mercado? Que tipo? Que resultados já obteve?

Pela primeira vez estou fazendo nesta empresa um planejamento de marketing e com isso realizando uma pesquisa de mercado. Busco informações de concorrentes, preços, informações de mercado, nichos a serem atacados e desenvolvidos, aceitação dos produtos atuais da empresa, entre outras informações. Estas pesquisas são feitas com dados oficiais de mercado, análise de mercado “in loco” e pesquisas com as franquias que visito uma à uma, com um “checklist” de informações que pretendo tabular, além de dados informações que surgem na conversa.

A pesquisa não está finalizada, mas a visita ocorreu em apenas metade dos franqueados e já está revertendo em 20% de crescimento na compra dos visitados. Isso se deve ao esclarecimento de dúvidas e sugestões de novos produtos para compra.

Creio que este resultado já demonstra a importância da pesquisa, pois após isto, com o plano de ação direcionado, o resultado tende a melhorar ainda mais.

7 - Na empresa em que será realizado o diagnóstico, identifique uma situação de problema vivida atualmente e aponte as quatro questões estratégicas básicas necessárias para se formar um processo de análise de planejamento das decisões necessárias para a resolução deste problema.

Problema: mudança na direção da empresa que herdou um passado de falta de administração das franquias. Isso gerou um grau de insatisfação e de revolta nos clientes. Os clientes franqueados não acreditam numa mudança interna da empresa.

Metas tangíveis: buscar aproximação dos clientes, mostrar o interesse da empresa para com eles.

Metas emocionais e simbólicas: Mostrar humildade e transparecida nesse primeiro contato pessoal para ganhar a confiança do cliente.

Resultados desejados: estreitamento nas relações entre empresa e franqueado, minimizar os conflitos frequentes, maior índice de satisfação de clientes, melhora na imagem da marca perante o mercado, padronização da imagem das lojas, e consequentemente, maior volume de compra e busca de novos investidores para abertura de novas lojas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com