TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração da Produção Com Importância Nas Organizações

Por:   •  5/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A administração da produção é de suma importância para as organizações, pois é através dela que são produzidos os bens e serviços que são disponibilizados para seus clientes, estes sendo o motivo de ser e existir de toda e qualquer organização. Sem essa área não seria possível termos o produto final, para serem comercializados. O principal objetivo dessa área é a eficiência e eficácia na administração dos recursos disponíveis, convertendo-os em produtos ou serviços com qualidade, para assim gerar valores a empresa.

Segundo Slack (2002), a administração da produção envolve todos e os mesmos conjuntos de atividades para qualquer organização independente do seu tamanho. Porém para que toda empresa atinja seus objetivos ela deve calcular e planejar antecipadamente a sua produção, sendo que ao mesmo tempo deve existir também o monitoramento e o controle da mesma. Para isso, existe O PCP (Planejamento e controle da produção), que visa aumentar as atividades e a eficiência e eficácia da empresa através da administração da produção. Ou seja, não adianta na empresa ter apenas o setor de produção, é necessário que se tenha um planejamento e controle deste, para que se tenha um resultado positivo dessa produção, onde o produto/serviço seja adequado, de boa qualidade, para conseguir atender as necessidades de todos os clientes.

Vale ressaltar que existem três setores quando falamos em administração da produção, sendo eles o setor primário onde é produzido a matéria prima, o setor secundário onde é onde é transformado a matéria prima em manufatura, e o setor terciário onde é comercializado os produtos, sem essas três etapas, a administração da produção é inexistente.

No processo de produção existem dois tipos de produções, as macrooperações e as microoperações, onde as macrooperações está relacionado a produção principal da empresa e as microoperações são as produções menores que sustentam a elaboração produto principal da empresa.

A eficácia do processo de produção fica responsável pelo setor de estratégias da produção, que utiliza uma metodologia para o desenvolvimento do processo de produção e concluí-lo.

EMPRESA

Criada em 02 de fevereiro de 1994, a MOTOPEL, Motos e Peças Ltda, é a maior representante da marca Honda no segmento de motocicletas do estado da Bahia. É composto de sete filiais distribuídas na região do recôncavo baiano e duas matrizes, uma na cidade de Feira de Santana e outra em Alagoinhas. Comercializa motos nacionais, importadas, quadriciclos, peças originais, no varejo e no atacado e acessório para moto e motociclistas, além de oferecer serviços autorizados de manutenção. Atua com equipes internas e externas para dar atendimento diferenciado aos clientes que desejam adquirir seus produtos. Possui mais de 30 pontos de vendas nas cidades onde atua.

A Motopel tem a preocupação em deixar claro para seus clientes seus objetivos, onde ela pretende chegar e os seus valores, para com eles. Segue a missão, visão e valores da empresa:

Missão - Disponibilizar produtos Honda com serviços completos que proporcionem mobilidade e prazer em duas rodas.

Visão - Ser a concessionária mais desejada pelo cliente, mantendo o padrão Honda “5 asas” de atendimento.

Valores – A empresa presa pela credibilidade, honestidade, comprometimento, respeito, proatividade, gentileza, disciplina, valorização das pessoas.

PRODUTOS: CG 150 START, BIZ 125 ES,BIZ 100 ES, BIZ 125 EX, PCX, CG 125 CARGO KZ, CG 125 FAN KS, NXR 125 BROS ES, XRE 300

Produto escolhido: CG 150 START

Participação no mercado: A CG 150 não ocupa apenas o posto de moto mais vendida, ela é também o veículo mais vendido do País, com 347.209 unidades emplacadas, superando Fiat Palio e WV Gol, com 183.741 e 183.356 unidades licenciadas em 2014, respectivamente.

Entre os modelos CUB e scooters, destaques para as Honda Biz 125, Pop 100, PCX 150, Yamaha Cripton e Honda Lead. Entre os top ten, ainda estão os scooters Suzuki Burgman 125 (8ª posição) e o Dafra Citycom 300i (9º colocado).

MATRIZ DE IMPORTÂNCIA DESEMPENHO

A definição da estratégia, a ser adotado por uma empresa, deve ser iniciada pela avaliação de seus conhecimentos e de suas habilidades e deficiências (MONTGOMERY E PORTER, 1998).

A matriz de importância é uma ferramenta muito importância para uma empresa, pois com ela pode-se direcionar as ações de melhoria e desempenho, tendo foco nos cliente externo como com os clientes internos. Podendo ajudar também a traçar estratégias importantes com relação os produtos dos concorrentes.

Toda empresa precisa atender as necessidades e expectativas dos clientes podendo assim ter uma melhora continua e trazer vantagens competitivas para organização.

A metodologia utilizada neste trabalho foi à pesquisa de campo. Entrevistamos pessoas que utilizam e donos de uma CG 150, e identificamos alguns aspectos importantes.

Sobre o desempenho a pesquisa apontou:

O roubo – pior que a concorrência

O design – pior que a concorrência

Urgência

Melhor

Igual

Pior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com