TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração de Materiais

Por:   •  23/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal do Pará - UFPa

ICSA - Faculdade de Administração

Disciplina: Administração de Materiais

Carga horária 90 horas

Professor: José Thadeu Paulo Henriques

Turma: São João de Pirabas

Acadêmico: Reinaldo dias dos Santos

Exercício 2

Desempenho, enfoques e tendências da Administração de Materiais

Leia atentamente o Capítulo 3 e 4 do livro texto e responda as questões seguintes:

1 – Qual a diferença entre just-in-time e Kanbam? Explique com detalhes

Just-in-time mantem os suprimentos à medida que eles vão sendo necessários para a produção, assim eliminado gasto com estoque e eliminando tudo que não agrega valor ao produto e serviço. Já o Kanban é regido pela necessidade de entregas onde determina o nível de estoque no decorrer do processo. Assim suas diferenças são poucas pois o juns-in-time e produção na hora certa enquanto o kanban e produção na forma de etapas também se acumular estoque este é um suporte do just-in-time.

2 – Qual a relação entre o tempo de preparação de uma máquina ou de uma linha e o tamanho do lote a ser produzido?

Quanto menor for o tempo de preparação da máquina, menor poderá ser o tamanho do lote produzido, logo maior será a eficiência. Assim para que a maquina não consiguira desenvolver  o lote necessário.

3 – Por que a função compras assume um papel tão importante no atual contexto das empresas?

A função de compras é importante porque contribui para a gestão dos recursos materiais de uma empresa, por exemplo ela, aumenta as vendas  tendo em vista que tanto as matérias-primas (nas indústrias) quanto os produtos (nos pontos de vendas varejistas) são comprados no tempo certo e com o objetivo de atender às necessidades do mercado de consumo; reduz as perdas  já que os estoques passam por um controle de tempos em tempos; fortalece o relacionamento com as partes interessadas  na prática, as organizações podem conseguir melhores condições de pagamento junto aos fornecedores de matérias-primas ou produtos.

4 – No que difere a compra de um bem patrimonial da compra de uma matéria prima do processo produtivo da empresa?

Recursos patrimoniais são instalações utilizadas nas operações do dia a dia da empresa mais que são adquiridos esporadicamente como prédios, veículos e equipamentos isso são classificados como bens patrimoniais. Já os bens materiais são extremamente particular e é feito esporadicamente e as vezes uma única vezes como projetos e tecnologias especificas.  

5 – O que é o EDI? No que ele se difere do e-mail, como forma de compra?

O Eletronic Data Interchange (EDI) é uma tecnologia que faz a integração de dados entre empresas. Seu objetivo é facilitar e agilizar a troca de informações, algo fundamental para o segmento mercantil. O EDI é a integração entre 2 sistemas: da empresa que deseja comprar e da empresa que deseja vender. Já o e-mail permite tanto a transação entre maquinas e maquinas como também entre homens e maquinas é mais flexível, mas barato que a VAN e é praticado em tempo real.

6 – No sistema de compras just-in-time os meios eletrônicos de comunicação assumem papel cada dia mais importante, por quê?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (85.6 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com