TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração de Materiais

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.945 Palavras (8 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

A Administração de Materiais é definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Tais atividades abrangem desde o circuito de reaprovisionamento, inclusive compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento dos mesmos aos órgãos requisitantes, até as operações gerais de controle de estoques etc.

EMPRESA

Apresentamos neste projeto, dados referentes à indústria Syncreon Logística S. A, que iniciou suas atividades em Janeiro de 2007 em Dublin, Irlanda, quando a Walsh Western International e a TDS logística Inc. – dois líderes de mercado em suas respectivas áreas da gestão global de cadeia de abastecimento, uniram suas forças para formar uma nova empresa.

A Syncreon é um fornecedor especializado em serviços de logística integrada para indústrias globais. Oferece soluções de cadeia de abastecimento projetadas e customizadas para atingir o máximo de flexibilidade e agilidade. Manuseia, processa e gerencia o fluxo de entrada e saída de materiais e produtos para fabricantes e OEMs em diversos setores industriais.

CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA


Área de atuação: Logística, público alvo: montadoras de veículos e tecnologia com programas de melhoria contínua satisfazendo clientes e motivando colaboradores, A empresa oferece uma linha completa de soluções logísticas e de cadeia de abastecimento para assegurar que os produtos e materiais dos clientes estejam no lugar certo, na hora certa e no momento certo. Com serviços versáteis projetados como blocos modulares que formam um conjunto flexível de ferramentas de desempenho comprovada, que adaptado e aplicado às necessidades específicas de cada um dos clientes.

IDENTIFICAÇÃO


Razão Social: Syncreon Internacional Group

CNPJ: 96.643.473/0017-43

IE. 637.307.889.112

End: Avenida dos Estados, nº 4576, Vila Metalúrgica, Santo André /SP.

A ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

A Administração de materiais não foge de nenhum modelo ou padrão de administração já apresentado. Entretanto suas peculiaridades dão-lhe um aspecto nebuloso no que diz respeito a “produzir algo” e uma visão bem clara do “não produzir”, ou seja, quando funciona perfeitamente, nem se nota, quando falha é uma catástrofe. 

A finalidade principal deste setor administrativo é fornecer materiais para os serviços em execução nas quantidades estritamente necessárias. Por cuidar da aquisição, guarda e distribuição de bens, envolvendo objetos e materiais de elevado custo, consiste a Administração de Materiais uma difícil tarefa, pois atividades e serviços são executados em diferentes locais por órgãos e repartições diversas, o que torna difícil suas fiscalizações.

Na administração do material, é fundamental ter sempre em mente que a qualquer momento poderão ser solicitadas as informações, tais como;


a) destino de determinado material;

b) custo unitário;

c) quantidade aplicada

d) custo total.

ATIVIDADES DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

As atividades que dão suporte para a Administração de Materiais são:

▪ O transporte

▪  A manutenção de Estoques;

▪ O processamento de pedido;

▪ A embalagem de proteção;

▪ A armazenagem;

▪ O manuseio de Materiais

▪ A manutenção da informação;

▪ A obtenção (termo utilizado para referir-se aos aspectos de compras que tem impacto nas atividades de movimentação e armazenagem;

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A estrutura organizacional da área de matérias da Syncreon é bem eficaz, pois ela conta com um sistema de controle de estoque chamado “AOS”. Com esse sistema a Syncreon consegue gerenciar muito bem seus estoques e níveis de suprimento. O layout da planta é dividido por setores, com o objetivo suprir as necessidades do Cliente.

A Syncreon usa o sistema “PEPS” o primeiro que entra é o primeiro que sai.
Tem um controle de lote para identificar possíveis matérias que estão fora dos padrões de qualidade da GM, quando são detectadas falhas nas peças as mesmas são descartadas imediatamente para o setor de qualidade para ser analisadas, para não ocorrer problemas nas montagens dos veículos.

Ela conta com excelente layout para melhor administra os seus sistemas de estoques, para não ocorrem falhas na hora da armazenagem. Essas peças que ficam armazenadas na Syncreon são usadas para a fabricação de 02 carros, que são o cobalt e cruze, dois recém-lançamento da GM.

As atividades desenvolvidas na Syncreon é basicamente receber as peças de fornecedores do Brasil e da Coréia do sul. Depois de receber as peças a Syncreon deixas as mesmas estocadas em lugares apropriados e enviadas para a GM quando solicitada para a produção dos veículos.

LOGÍSTICA

A logística da Syncreon Logística S.A é reversa e eficiente a para a cadeia de abastecimento. Para isso a Syncreon desenvolveu abrangentes serviços gerenciados que melhoram dramaticamente o retorno e reduzem significativamente os custos. A estrutura dos fluxos de materiais dentro das fábricas e o suprimento pontual da produção é função da Logística da produção. A Logística de distribuição, para o cliente é muito valorizada em questão de pontualidade de fornecimento, por exemplo, na entrega combinada para o quarto de hora (15 minutos) diretamente na linha de montagem da indústria automobilística.

A Syncreon Logística S.A dispõe de vasta experiência na gestão de processos logísticos reversos. Em termos globais, a Syncreon logística S.A está habilitada a maximizar o valor dos produtos de retorno e oferece um relatório completo, com transparência total. A entrada de mercadorias nas unidades mundiais é inspecionada de acordo com os critérios acordados com o cliente e obedece a processos controlados que garantem o registro do atual valor interno da mercadoria na empresa. A imagem da linha vermelha, além do fluxo de materiais, também combina com o planejamento ao longo de toda a cadeia de fornecimento – começando na aceitação da encomenda do cliente, seguindo para a concretização de pedidos de manufatura e informações de demanda aos fornecedores, até o controle de produção e expedição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (129 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com