TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração de Materiais

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

Administração de material

Podemos definir como atividade que envolve a realização e gerenciamento de todas as tarefas de suprimento, transporte e manutenção do material, integrada a logística empresarial.

Objetivo

Preços baixos; alto giro de estoques; baixo custo de aquisição; continuidade de suprimento; qualidade; pouca despesa com pessoal; bom relacionamento com os fornecedores; aperfeiçoamento do pessoal; bons registros.

Classificações

As classificações podem se diferenciar de acordo com a necessidade e cultura de cada empresa, conforme pesquisa realizada em (https://drive.google.com/file/d/0B_JxzreNM-0wNzYwZDRjMmEtNGRkYi00MjNkLWJkNjEtNzc3ZTgxN2EzOWU0/view?pli=1) segue:

  • Utilização: equipamentos, material de consumo, matérias primas e insumos.
  • Valor econômico: facilidade de obtenção, produção nacional ou estrangeira, possibilidade de substitutivos, multiplicidade de emprego, etc.
  • Valor estratégico: pode ser classificada diferentemente se sua utilização está ligada a segurança nacional, se sua existência está ligada a escassez ou abundância de depósitos naturais (minerais ou vegetais).

Política de materiais

A padronização dos materiais é considerada uma técnica básica, através da aplicação de especificações técnicas e pelo registro de informações inerentes de materiais.

Acompanhar o ciclo de vida dos materiais é uma política de suma importância, pois, evita despesa desnecessária com material, evita que a empresa pare por falta de material, proporciona a eliminação de exageros de estoques e sucatas.

Procura e aquisição dos materiais tem se tornado complexa para a equipe do setor responsável de cada empresa, pois, a globalização tem contribuído de maneira crescente com o aumento das fontes fornecedoras.

O transporte exige uma grande atenção, a partir do ponto que, é relevante quando se trata de economia de tempo e recursos, considerando – se relações comerciais com empresas da área, e técnicas e equipamentos modernos em termos de transportes.

A armazenagem deve ser evitada através da administração de estoque, que possibilita reduzir o armazenamento, prever a necessidade de aquisições e contribui no planejamento do ciclo de vida. A questão de armazenar material também pode ser reduzida com o aumento da velocidade em que o mesmo entra e sai.

Sendo assim, com todas essas técnicas, ainda é necessário que a organização realize métodos como reengenharia, otimização de processos entre outros, de maneira organizada, que se preocupe com a qualidade dentre todos os níveis da organização contando com informatização como ferramenta inerente na administração moderna, a fim de se alcançar níveis de eficiência.

Bibliografia:

https://drive.google.com/file/d/0B_JxzreNM-0wNzYwZDRjMmEtNGRkYi00MjNkLWJkNjEtNzc3ZTgxN2EzOWU0/view?pli=1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (89.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com