TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração de Materiais

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.852 Palavras (12 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 12

Administração de Materiais – Estoques: Um dos maiores desafios do processo de decisão no âmbito das empresas está relacionado com o volume de estoques. Excesso de estoques significa capital de giro parado, e capital de giro parado significa fator de produção sem remuneração. Este composto tem influenciado de forma imperativa o “modus operandis” de como as organizações tratam sua política de estoques e sua política financeira. A concorrência apresenta-se cada vez mais acirrada e pequenos ganhos representam grandes diferenças para a sobrevivência das empresas no atual mercado. A logística, atualmente, tem sido bastante estudada. Uma vez que no mercado competitivo os custos de compra são cada vez menos divergentes, o diferencial das empresas tem sido a redução dos custos operacionais e ganho de argumentos para negociação. Os custos operacionais estão relacionados às atividades de movimentação, manuseio e armazenagem e os ganhos de argumentos podem ser obtidos através de ações como a centralização das compras.  Esta atividade, porém, envolve vários fatores, dentre os quais destaca-se a manutenção das informações do processo logístico. A preocupação em determinar quantidades exatas a serem compradas é uma exigência deste processo, e as informações de vendas passadas e níveis de controle de estoques ajudarão a prever a demanda futura da organização. O gerenciamento de estoque é um ramo da administração de empresas que está relacionado com o planejamento e o controle de estoques de materiais ou produtos que serão utilizados na produção ou na comercialização de bens ou serviços.

Estoque de Produção / Processo: São estoques criados durante a linha de produção ou de processamento do produto, entre o tempo de produção e o transporte efetivo deste produto até o seu destino final.

Estoque de Organização: São utilizados para manter o processo de produção ou suprimento funcionando continuamente sem interrupções.

Estoque Regular / Cíclico: São necessários para satisfazer a demanda média durante o tempo entre os reabastecimentos sucessivos, que dependem de: Tamanho dos lotes de produção. Das quantidades econômicas de embarque. Das limitações do espaço de estocagem. Dos termos de reabastecimento e/ou estoque (TR). Do custo da manutenção do estoque.

Estoque de Ciclo: São estoques criados em virtude do ciclo econômico da produção, sendo seus objetivos: Redução do custo unitário. Redução do setup dos equipamentos (Liga / Desliga). Estoque de Segurança (ES).

São as unidades a mais, mantidas fisicamente disponíveis em um ponto de estocagem, para o caso em que a demanda excede as expectativas, ou ainda, em que parte do lote tenha sido reprovada no controle de qualidade.

Estoque Sazonal ou de Antecipação: São os estoques criados para fornecer condições de suprimento quando a capacidade de produção e a demanda estão desequilibradas. Quando estes períodos são previstos, os estoques podem ser incrementados (antecipados) para garantir o suprimento.

Estoque em Trânsito: São os estoques que estão em trânsito entre o ponto de estocagem ou de produção. Quanto maior à distância e menor a velocidade de deslocamento, maior será a quantidade de estoque em trânsito.

Estoque Virtual (EV): São os itens que já foram pedidos (adicionado o ponto de pedido) ao setor de compras e efetivados, mas ainda não chegaram ao ponto de armazenagem ou ainda estão em processo de liberação pelo controle de qualidade.

Estoque Obsoleto (Morto): São partes do estoque que deterioraram ou têm sua validade vencida, ou ainda foram danificadas ou reprovadas na linha de produção.

Custos dos Estoques: Os custos de manter estoques podem ser: Diretamente proporcionais à quantidade estocada.

Inversamente proporcionais à quantidade estocada. Custos independentes da quantidade estocada.

Os custos diretamente proporcionais são decorrentes da necessidade de a empresa manter ou carregar os estoques. São chamados também de custos de carregamento dos estoques (em analogia a nomenclatura em inglês “carrying costs”). Estes custos incluem: Custo do capital (custo do capital investido). Custo de armazenagem (estocagem e manuseio, taxas e seguros, perdas e furtos e obsolescência).

O custo do capital é dado por: Custo do Capital = i x P, sendo P o preço de compra do item de estoque.

Se CA indicar o somatório dos custos relacionados à armazenagem (estocagem e manuseio, taxas e seguros, perdas e furtos e obsolescência), o custo de carregamento dos estoques será: CC = CA + i x P

A unidade de medida utilizada no custo carregamento pode ser: $ / unidade . ano. $ / unidade . mês. U$ / unidade . dia.

Quando dizemos, portanto, que o custo de carregamento é de $ 0,45 / unidade . mês, estamos dizendo que uma unidade estocada durante um mês custa $ 0,45. É o mesmo que dizer $ 2,70 / unidade . semestre ou $ 5,40 / unidade . ano. Exemplo: um item tem custo de armazenagem anual total de $ 0,60 por unidade e preço de compra unitário de $ 2,00. Considerando uma taxa de juros de 12% ao ano, calcule o custo de carregamento do estoque desse item.

Solução: CA = $ 0,60 / unidade.ano    i = 12% a.a. = 0,12 a.a   P = $ 2,00 / unidade  

CC = $ 0,60 / unidade.ano + 0,12 / ano x $ 2,00 / unidade   CC = $ 0,60 / unidade.ano + $ 0,24 / unidade.ano

CC = $ 0,84 / unidade.ano

Os custos inversamente proporcionais (custos ou fatores de custo diminuem com o aumento do estoque médio) são chamados também de custos de obtenção (no caso de produtos comprados) e custos de preparação (no caso de itens fabricados internamente). Para um dado consumo (D) anual constante, se a compra for efetuada uma única vez por ano, o lote (Q) deverá ser de D unidade, e o estoque médio correspondente será Q/2. Podemos ter então:

Número de vezes que a compra é efetuada por ano

Tamanho do lote

Estoque Médio

1

Q = D

EM = Q/2 = D/2

2

Q = D/2

EM = Q/2 = D/4

3

Q = D/3

EM = Q/2 = D/6

4

Q = D/4

EM = Q/2 = D/8

Quanto mais vezes se comprar ou se preparar a fabricação, menores serão os estoques médios e maiores serão os custos decorrentes do processo tanto de compra como de preparação. Assim os custos de compra e preparação são inversamente proporcionais aos estoques médios. Exemplo: uma empresa computou todas as despesas do departamento de compras como mão de obra e encargos, materiais de escritório, aluguel das salas, correio, telefone, fax e outros, chegando a um valor médio de R$ 15,00 por emissão de pedido. Determine os custos que serão incorridos na obtenção de um item de estoque cujo consumo anual é de 12.000 unidades para as seguintes políticas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (228 Kb)   docx (140.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com