TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração de Materiais e Logística

Por:   •  16/8/2015  •  Monografia  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1 - ATPS Administração de Materiais e Logística

A administração de materiais e a logística, é uma área de grande importância nas organizações e que tem recebido uma atenção maior, com finalidade de melhorar os processos e torná-los mais eficientes, dessa forma aumentando os resultados.

A administração de materiais engloba planejamento, organização, direção e coordenação de todos os parâmetros utilizados para definir qualidades, controle e gestão de materiais destinados as atividades de operação das organizações, através desse método cria-se um controle dos processos aumentando resultados e reduzindo falhas e erros nos processos envolvidos pelo método. Tem como características e objetivos; manter preços baixos, garantir um alto giro dos estoques, reduzir custos de aquisição e produção, aumento da qualidade, despesas reduzidas com pessoal, treinamento e habilitação do pessoal.

A Logística Empresarial abrange a gestão e execução de tarefas referentes a materiais e produção, através da qualificação de materiais se obtém um controle de acordo com as características das organizações, utilizando vários critérios para avaliação e gestão dos materiais, outra técnica utilizada é a padronização que é feita através das especificações de uso dos materiais, classificação e criação de catalogação dos materiais. Existem características que são os ciclos de materiais, onde é feito um planejamento de uso de materiais e assim, gerenciado seu uso e             necessidade, evitando falta de materiais e pausa das atividades de produção da organização. Nessa Técnica existe também a eliminação dos estoques mortos e materiais rejeitados durante os processos, visando garantir a qualidade dos materiais durante a produção.

Os Transportes e armazenagem também estão ligados a administração de materiais e logística, são partes importantes do processo onde, um baixo desempenho de transportes e ate mesmo um local inapropriado e que não tenha condições de acomodar a produção, podem comprometer as atividades da organização. É importante manter atualizados os meios de transporte e estocagem de materiais a fim de garantir a qualidade e entrega da produção ao mercado, além de garantir uma redução de tempo nos processos e uma redução dos custos de transporte e armazenamento.

Para ter eficiência nas organizações que utilizam as técnicas de administração de materiais e logística, existem divisões das partes em Organização e Métodos, Qualidade e Informatização e uso de ferramentas modernas de gestão.

Etapa 2 - ATPS Administração de Materiais e Logística Gestão de Estoque e Compras

A gestão de estoque e compras é uma característica de extrema importância para as empresas, através dessas técnicas se obtém um controle da "Supply Chain" que é a cadeia de suprimentos, onde se engloba fornecedores, empresas e consumidores, envolvendo nesses aspectos, logística de suprimentos e logística de distribuição.

O controle dos estoques se torna responsável por uma gestão econômica nos estoques através do planejamento e programação de materiais, envolvendo analise, necessidade, previsão e controle de materiais para a produção. Os estoques determinam que o processo de produção possua uma margem de segurança, juntamente com o processo de vendas englobando essa margem de segurança, para que não se tenha falta de materiais/produtos para atendimento da demanda. Junto o controle de estoques também temos a classificação dos materiais ou matérias primas, onde a gestão é feita através de classificação, codificação, cadastramento e criação de catálogos de materiais a fim de se obter um controle eficiente. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (102.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com