TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração e suas Perspectivas

Por:   •  4/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.863 Palavras (12 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Centro Universitário Moura Lacerda

Curso Ciências Contábeis

Gabriele Santos Reis  Ra: 4014543

Marina Becari Cuimbra  Ra: 4012321

Cristiane Gomes de Oliveira  Ra: 4014533

Fernanda Santos de Moura  Ra: 4012189

Administração

Estudo de Caso

 

Ribeirão Preto

2015

Capitulo 1: A Administração e suas Perspectivas

Página: 17.

Caso: “A promoção de Marcelo”.

  • Quais as tarefas a serem desenvolvidas pelo departamento.
  • Qual a estrutura e a distribuição de cargos.
  • Como deveria lidar com os subordinados.
  • Quais as tecnologias que deveria utilizar.
  • Qual o contexto ambiental da sua atividade.
  • Como contribuir para a competitividade de sua empresa.
  • Como você poderia ajudar Marcelo em sua iniciação à administração?

Resposta:

        Marcelo irá realizar interface com o cliente para coleta e entendimento de suas necessidades, elaborar business plan e implementar soluções de produto, considerando impactos sistêmicos e pontos relevantes do negócio. Planeja ciclo de vida dos produtos de acordo com previsões financeiras e mercadológicas. Faz intermediação com a área comercial e diretoria buscando alinhamento e formulação da proposta.

        Primeiramente, Marcelo deverá conhecer bem os departamentos a fim de si familiarizar com os demais e com isto ter uma facilidade nas relações interpessoais, após feito isto é de suma importância que Marcelo faça uma apresentação formal para que com isto todos passem a conhecê-lo e saber o cargo que ele esta ocupando no momento.

        Marcelo sempre trabalhou com fatos concretos e dai surge tantas dificuldades em assumir um cargo que lida com pessoas e sabemos que quando se lida com pessoas não si tem nada de concreto. É de suma importância que Marcelo comece sendo criativo nesse novo cargo, posto que agora ele será o gerente de departamento de novos produtos. Sendo assim, o cargo exige que ele seja criativo afim de criar novos produtos e começar causando uma boa impressão na empresa.

Capitulo 1: A Administração e suas Perspectivas

Página: 22.

Caso: “Brahma e Antarctica fazem Megafusão: Surge a AMBEV”.

1) Brahma e Antarctica sempre foram velhas e tradicionais concorrentes. Por que substituíram a competição agressiva pela associação e cooperação?

Resposta:

        Ambas se associaram para criar a AMBEV – companhia de bebidas das americas – a fim de poder disputar também os consumidores internacionais no mercado globalizado. As duas empresas ja eram fortes no mercado. Por si só, perceberam que se elas se unissem ficariam muito mais forte. Elas acreditam que o importante é internacionalizar para não ser internacionalizado. A uniaõ faz a força.

2) Faça um cotejo entre possíveis vantagens e desvantagens da megafusão para cada uma das empresas envolvidas.

Resposta:

Vantagens:

- aumento de produção;

- diminuição dos custos de produção, por estarem sendo produzidos em alta escala;

- expanção comercial;

- ampliaçaõ de mercado;

- eliminação de alguns concorentes que ficaram mais fracos após a fusão da Brahma e da Antartica.

  Desvantagens:

- instabilidade administrativa sabendo que antes da fusão, eram empresas distintas com pontos de vista diferentes;

- dificuldade maior em permanecer em alta no mercado, sabendo que agora elas teriam de estar sempre inovando para se manter firme no mercado globalizado.

3) No seu ponto de vista, quais os fatores que levaram a essa megafusão?

Resposta:

        No meu ponto de vista tanto a Brahma como a Antartica sabiam que se continuassem separadas teriam que continuar concorrendo cada vez mais para que nenhuma ficasse para trás e, também, o risco de que outras empresas se fundissem e isso, consequentemente, causaria a eliminação ou a perda de mercado para uma delas. Essa megafusão foi algo extremamete inteligente. Elas unidas se tornariam quase invenciveis, em padrões de mercado global. Não é interessante pra elas vender –  exclusivamente – em territorio nacional, o interessante é se fundir e, assim, conseguir se expandir em territorio mundial se tornando uma multinacional forte nesse mercado que a cada dia está mais competitivo.

4 Como ficará a administração da nova companhia em mãos de tradicionais inimigos que nunca se bicaram?

Resposta:

        A princípio a empresa deverá passar por uma adptação, sabendo que ambos os donos tem visões diferentes de mercado. Após feito isso elas deveram, juntas, traçar uma nova visão, missão e valores para a empresa e assim começar a trabalhar e – principalmente – entrar em consenço para garantir o sucesso tanto da empresas envolvidos como da fusão feita .

Capitulo 2: Antecedentes Históricos da Administração.

Página: 42.

Caso: “As Empresas mais Admiradas do Mundo”.

1)  Por que razões algumas empresas são admiradas, enquanto outras são odiadas?

Resposta:

        Alguns atributos diferenciam uma empresa dita “admirada” para outra, dita “odiada”.  De uma maneira que se possam determinar as qualidades que fazem uma empresa ser admirada, podemos citar os atributos que consideramos de reputação, como: 1- qualidade da administração; 2- qualidade dos produtos/serviços oferecidos; 3- capacidade de transformar a visão em realidade e inovar; 4- valor como investimento de longo prazo; 5- sensatez da posição financeira; 6- habilidade de atrair, desenvolver e reter pessoas talentosas; 7- responsabilidade com a comunidade e/ou o ambiente; 8- utilização inteligente dos bens corporativos; 9- eficácia ao realizar seus negócios em nível global; 10- liderança; 11- espírito de equipe; 12- habilidades e competências pessoais dos funcionários; 13- uma cultura organizacional aberta e incentivadora. Não usaremos o termo “odiado”, mas diremos que a ausência destes atributos indica uma empresa que não é admirada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (170.3 Kb)   docx (40.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com