TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aferição de Condutas do Funcionário Claudio 

Por:   •  5/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.736 Palavras (7 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]        [pic 2]

[pic 3]

MATRIZ do parecer

[pic 4]

        

Elaborado por: Daniel Hitoshi Ueda

Disciplina: Compliance

Turma: 08/2021


Cabeçalho

Órgão solicitante: Fundação Getulio Vargas Corp.

Assunto : Aferição de condutas do funcionário Claudio e do empregador Laboratório Remédios & Medicamentos Ltda.


Ementa

- Análise do ocorrido em relação à informação dos remédios próximos ao vencimento;

- Análise das obrigações da parte do funcionário como auditor e da empresa como empregadora;

- Análise da atuação da alta direção com base nos princípios do compliance e da governança corporativa;


Relatório

A empresa XXXX solicita um parecer a respeito do ocorrido com o auditor interno Claudio, onde ele é funcionário da empresa Laboratório Remédios & Medicamentos Ltda, em que durante a uma auditoria de praxe realizada internamente na empresa foi constatada uma grande quantidade de remédios injetáveis para crianças acima de 2 anos estariam com um prazo de validade de menos de 3 meses.

O auditor interno executando sua função logo comunicou à alta direção da empresa sobre esta descoberta, porém a alta direção afirmou da ciência do fato, porém durante uma negociação conseguiu um preço bem atrativo por conta da proximidade da data de vencimento, e por este motivo efetuou a compra mesmo assim visando um formato de estratégia comercial, e por fim Claudio foi informado que por ele ser um funcionário da empresa ele não deveria mais tocar no assunto.

Porém foi solicitado o parecer para poder aferir quais os procedimentos a serem tomadas, visto de que Claudio estava exercendo sua função de auditor interno e a empresa estava ciente por estar com estratégias comerciais, porém a empresa não deu devida atenção a informação e assediou o funcionário Claudio ao dizer de forma grosseira de que não deveria mais tocar no assunto.


Fundamentação

Para poder desenvolver um pouco o conhecimento utilizado para desenvolver o parecer, será apresentado alguns materiais.

- Análises em relação ao trabalho do auditor interno Claudio

Antes de podermos efetuar a análise da tomada de atitude de Claudio é muito importante entendermos quais as funções de um auditor interno contra um compliance officer.

        Um auditor interno que no caso é ocupado pelo funcionário Claudio, tem um vínculo direto com a empresa que o contratou, logo a responsabilidade de seus atos perante a empresa é da empresa contratada, as funções que é esperada de um auditor interno é estar gerenciando os riscos e controles para poder auxiliar a empresa a alcançar seus objetivos estratégicos, operacionais e financeiros perante os interesses da empresa.

        Diferentemente do compliance officer de que é contratado externamente para exercer atividades com uma independecia maior, sem haver sofrer de interferências de algum setor da empresa em análise, pois o intuito é de que ela trabalhe paralelamente com a empresa contratante para que haja uma vista mais rigorosa, sem que haja resquícios de vícios da alta direção da empresa.

        Após termos visto um pouco sobre as diferenças entre um auditor interno e um compliance officer pode-se vizualisar de uma forma mais acertiva os deveres de que o funcionário Claudio possui dentro da empresa Laboratório Remédios & Medicamentos Ltda, o auditor interno tem a função de estar gerenciando um ecossistema e verificando possíveis riscos para que a empresa possa tomar algumas decisões para tentar mitigar o risco. Então logo Claudio cumpriu com seu dever de informar a alta direção sobre um grande volume de medicamentos injetáveis para crianças de acima de dois anos com apenas 3 meses para vencer. É importante verificar de que Claudio deveria ter efetuado um relatório expecificando todo seu levantamento de riscos juntamente com alguns pontos de atenção de riscos e logo protocolado juntamente com a alta direção para que se em quaisquer problemas futuros da empresa com este fato ele possa se isentar da responsabilidade visto de que ele efetuou o trabalho de forma eficiente, porém a alta direção não conseguiu mitigar os riscos.

- Análise em relação das atitudes da empresa como empregadora

        A empresa Laboratório Remédios & Medicamentos Ltda executou uma manobra de risco, que no caso em pauta se dá na compra de remédios injetáveis para crianças com idade superior a 2 anos de idade com um prazo de validade curta no caso 3 meses para o vencimento. É uma prática até comum comercialmente, porém a empresa em pauta exetutou a manobra comprando uma grande quantidade o que pode oferecer um risco alto.

        Com a compra de um grande lote de medicamentos com validade curta é de suma importância estar buscando uma gestão para monitorar as quantidades para que não haja percas do investimento ou até mesmo a venda de medicamentos com a validade expirada. Para isso é de suma importância de que o auditor interno alerte a alta direção para que haja um bom planejamento de como será tratada a movimentação destes produtos.

        Em caso de que a empresa não se preocupe com a gestão destes medicamentos com vencimento próximo pode se dizer que é uma grande irresponsabilidade da corporação executar essas manobras comerciais, visto de que pode oferecer grande risco financeiro e ainda mais um ato maior que seria colocar em risco a imagem da empresa.

- Análise da atuação da alta direção com base nos princípios de Compliance e da governança corporativa

        Compliance significar estar dentro das normas, estar em conformidade, ou até mesmo pode se dizer que é ter uma integridade corporativa. Porém para uma empresa estar em compliance ela precisa atender algumas exigências que sera demonstrado logo a seguir:

- Alta direção deve ser o exemplo dentro da empresa;

- Deve existir uma supervisão apurada para poder acompanhar e monitorar as condutas éticas;

- Gestão e conscientização para implementar e executar a manutenção das políticas de compliance da organização e de código de ética;

- Gestão de riscos deve estimar e monitorar os riscos inerentes de cada situação;

- Treinamento é um ponto bastante interessante, pois é altamente importante estar sempre repassando para todos os colaboradores para que todos tenham ciência da importância de todas as novidades, exclarecendo as dúvidas, e mantendo uma comunicação aberta para que haja uma fluidez maior dentro dos processos e implementação do compliance;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (285.7 Kb)   docx (910.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com