TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise de Investimento

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

TAXA SELIC

A taxa selic, é uma taxa de juros da economia brasileira,  ela é definida a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil.

Ela é usada como referencia de juros para empréstimos e financiamentos. Os bancos definem o percentual dos juros apartir dessa taxa, temos como exemplo a poupança que é um investimento de renda fixa onde sua rentabilidade se dá atraves da taxa atual da selic, outro exemplo são os emprestimos, só que nesse caso  os bancos ao emprestarem  dinheiro aos seus clientes, colocam os seus juros em cima da taxa selic para obterem lucro.

Quando a Selic esta em alta, a inflação tende a cair, pois como exemplo os juros sobre emprestimos e financiamento ficam mais altos, sendo assim acaba dissitimulando o consumo. Agora quando ela esta em baixa, o consumo tende a aumento, pois ao fazer empretimos e financiamentos acabam sendo mais baratos.

TECNICAS DE INVESTIMENTOS

Existem varias tecnicas de investimentos, as principais são payback, VPL (Valor Presente Liquido), e a TIR (Taxa Interna de Retorno).

Todas são importantes, em uma analise de investimentos não deve-se utilizar-se apenas de uma, pois elas se complentam entre si.

Payback - Analisa o periodo em que terá o retorno do valor aplicado no investimento. Em uma analise, o investimento que obter retorno do valor aplicado em menos tempo, é o escolhido pelo metodo payback, porem nem sempre esse investimento é o que terá mais lucro, isso devido a continuidade do projeto que apos ter encontrado o ponto de equilibrio, pode vir a dar mais lucro conforme o passar dos anos.

VPL - Determina o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma a uma taxa de juros apropriada, menos o custo de investimento inicial.

O VPL é calculado atraves do TMA (Taxa Minima de Atratividade) que é um valor (%) minimo exigido esperado pelo  investidor, onde o investimento devera alcançar esse valor exigido em um determinado tempo.

Ao calcula-lo e analisa-lo, se o valor final der positivo deve-se aceitar o projeto, pois recuperou o investimento incial (payback), e pagou o valor minimo exigido, produzindo assim um retorno positivo. Já se o valor final for negativo, deve-se negar o projeto, pois não recuperou o valor investido e nem pagou o valor minimo exigido.

TIR - É a taxa de desconto que faz com que a soma dos fluxos da entrada seja igual ao das saidas.

Ao contrario da VPL, onde o investidor coloca sua taxa (%) esperada em determinado periodo para o retorno de seu investimento, já na  TIR essa taxa não é dada pelo investidor, e sim encontrada atraves de uma equação de 5° grau sendo impossivel ser resolvida a mão.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

http://www.suapesquisa.com/economia/taxa_selic.htm

PLT Analise de investimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com