TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise de Viabilidade

Por:   •  26/8/2021  •  Resenha  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

trabalho de

participação individual

Matriz

Disciplina: Análise de Viabilidade de Projetos 

Turma: PGO_GEQPOSEAD-36_26042021_8

ONL021L0-POPRJRS12T6

ROL escolhida: 1

resenha crítica sobre a reunião On-line

Para fazer este Trabalho de Participação Individual, você deverá escolher uma das três primeiras reuniões on-line realizadas na disciplina e elaborar uma resenha crítica de até duas páginas, contemplando:

  • o entendimento do conteúdo abordado na ROL, fazendo uma análise crítica e apresentando exemplos, relatos ou experiências, e conhecimentos próprios relacionados à temática da reunião.

Atenção: uma resenha crítica é um trabalho que possui característica analítica e interpretativa, ou seja, é muito mais do que um resumo e, por isso, deve trazer ideias e referências complementares.

O objeto da matemática financeira é o valor do dinheiro no tempo. O conceito básico da matemática financeira é o seguinte: a verdade recebida hoje é mais valiosa do que a verdade recebida um ano depois. Em outras palavras, o dinheiro tem valor no tempo. ​A matemática financeira permite comparar diferentes fluxos de caixa e apontar qual é o melhor para o indivíduo ou empresa.

Isso é feito convertendo cada fluxo de caixa em seu equivalente de caixa e descontando esses valores do tempo futuro para o tempo atual. Uma vez que esses valores estão todos na mesma data, podemos compará-los para tomar nossa decisão. O conceito de fluxo de caixa descontado tem diversas aplicações, desde a elaboração de planilhas para cálculo da amortização de empréstimos até decisões de investimento em projetos industriais, dentre todos os conhecimentos básicos de finanças, podemos dizer que a análise do fluxo de caixa descontado é uma das análises mais importantes. A conversão do fluxo de caixa só pode ser feita por meio de juros fixos. Além disso, podemos dizer que a existência da matemática financeira e de todas as suas fórmulas e fatores está totalmente relacionada à existência desse tipo de fluxo.

Se os juros do empréstimo forem sempre calculados com base no valor do empréstimo inicial durante cada período do prazo do empréstimo, os juros do empréstimo serão chamados de juros compostos simples, nenhum juro é cobrado por juros não pagos. Nesta categoria, os juros de cada período são sempre calculados com base no capital inicial. Se, em cada período do prazo do empréstimo, os juros são calculados com base no saldo em aberto do empréstimo incluindo o principal e os juros não pagos, os juros do empréstimo são chamados de juros compostos. Nesta categoria, os juros de cada período são calculados sempre com base no saldo do início de cada período.

Atualmente em gerenciamento de projetos se tornou impreensidivel a analise de viabilidade dos projetos esse processo sempre foi de extrema importância, mais com a pandemia em acensão muitos dos projetos com analise de viabilidade aprovados deram uma reviravolta e deixaram de ser viáveis. O conhecimento da matemática financeira vem de encontro com esse momento, o gestor precisa tem em mãos os dados financeiros para a melhor tomada de decisão e se tratando de projetos de grande complexidade onde muita das vezes os investidores e donos de negócios preconizam um payback pré-estipulado.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (188.8 Kb)   docx (800 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com