TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise de Índices (Salvo Automaticamente)

Por:   •  7/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.692 Palavras (7 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

TURISMO

Yan Oyama

                                                                                                   

CIA MADUREIRA CARVALHO

Itabira

2021

Yan Oyama

CIA MADUREIRA CARVALHO

                                                                                                                                                       Relatório realizado da disciplina Administração Financeira, como requisito parcial para composição da nota semestral.                                                    

                                                                        Professor :Claver Vilela

                                                                        Periodo: ?º

Itabira

2021

As análises das demonstrações financeiras, juntamente com os indicadores contábeis são utilizadas para fornecer aos gestores da companhia e ao público externo (investidores e credores) dados necessários para verificação financeira da organização. É o reflexo da gestão de recursos internos da empresa. Assim, este relatório tem por objetivo no primeiro momento demonstrar a análise obtida das principais demonstrações contábeis da Cia Madureita Carvalho utilizando como parâmetro as análises verticais e horizontais dos Balanços Patrimoniais e as Demonstrações de Resultado dos Exercícios de 20x0, 20x1, 20x3.

É possivel obervar com analise vertical do Balanço Patrimonial uma representatividade superior a 15% em seu total imobilizado de acordo com resultados apresentados em 20x0=28,47%; 20x1=43,89% e 20x2 =47,55%.

As principais contas que caracterizam seus bens e direitos como o total do Estoque obteve um decrescimo em comparação ao primeiro valor de 30,84%, segundo ano 28,95% e no terceiro ano 27%. Quanto ao passivo observa-se maior representação no Patrimônio Líquido, em torno de 60%. Os percentuais das obrigações da companhia ficam dispostos entre o passivo circulante e exigivel a longo prazo, sendo que o último representa, cerca de 3 vezes mais que os anteriores. 

Na análise horizontal da Cia Madureira Carvalho , os indicadores mostram avanços relacionados aos investimentos, um percentual de 100% de 20x0 para 20x1. A também um aumento de mais de 20% do total do ativo circulante. No passivo da empresa nota-se queda nas obrigações com fornecedores e nas contas á pagar.Já o total da liquidez corrente do ano 20x0 para 20x1 = 0,60 ou seja para cada $ 1,00 de obrigações a Curto Prazo a empresa possui $ 0,60 de recursos, de 20x1 para 20x0=0,54.

Com análise horizontal do DRE observa-se  prejuizo lucro no líquido em comparação ao primeiro periodo. A empresa não obteve muito lucros em seus resultados não opercional. Nos anos em estudo, a participação de instituições financeiras no endividamento obteve uma taxa de acrescimo, mesmo com a contratação de linhas de crédito e captação de recursos no mercado financeiro para

pagamento em longo prazo, o que permite deduzir uma falha na gestão de capital.

A empresa precisa melhorar seu planejamentos no longo prazo visando o beneficiamento da companhia, tem que se fortalecer no mercado, traçando metas desafiadoras, demonstrando com clareza e transparência seus dados aos investidores através de suas notas explicativas e indicadores, conseguindo assim maior credibilidade no mercado.

Departamento/curso: Detur - Turismo Disciplina: Administração Financeira Prof.: Claver Vilela

Itens -        Índices Financeiros – Fontes de Informações

  • O Uso de Índices Financeiros
  • Identificação das Fontes de Informações
  • Analise Vertical e Horizontal
  • Tipos de Índices

  1. Registros Contábeis

O desenvolvimento da função financeira implica na constante avaliação de grande número de informações relacionadas com os fluxos de fundos. A contabilidade, por meio de normas e dispositivos legais determinados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), promove o registro das informações de forma condensada de todos os fatos ou eventos econômico-financeiros ocorridos na empresa em um período determinado. A padronização da apresentação destes eventos serve como espelho que refletem a situação global da empresa. Por este motivo essas demonstrações costumam ser cuidadosamente analisadas por grande número de agentes externos, tais como: acionistas, analistas do mercado de capitais, fornecedores, instituições financeiras, debenturistas, grandes clientes, concorrentes, sindicatos, órgãos governamentais e etc.

As demonstrações contábeis preparadas para divulgação são:

  • Balanço Patrimonial;
  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido;
  • Demonstração do Resultado do Exercício; e
  • Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos.

Apresentando os valores correspondentes aos dois últimos exercícios, essas demonstrações devem ser publicadas junto com notas explicativas necessárias para o esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados obtidos.

  1. Analise de Índices

“Um índice é como uma vela num quarto escuro” – Matarazzo, 1989

A análise por meio de índices é usada para comparar o desempenho e a situação de uma empresa com outras empresas, ou consigo mesma ao longo do tempo. Ela objetiva extrair informações das Demonstrações Financeiras para a tomada de decisões. Os elementos constantes dessas demonstrações permitem avaliar a evolução econômico-financeira da empresa a partir de certa posição no passado até o presente e, com certas restrições, até mesmo inferir sobre o futuro. Todavia, isto dificilmente poderia ser realizado mediante a leitura direta dos dados que isoladamente apresentam reduzido poder de explicação. Desse modo, torna-se necessário aplicar um instrumental técnico de análise que transforma dados brutos em informações adequadas à formulação de julgamentos corretos que devem orientar os diferentes processos decisórios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (164.5 Kb)   docx (44.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com