TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Anamnese Psicológica.

Por:   •  30/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  7.753 Visualizações

Página 1 de 5

UNISAL

U.E. Lorena

Nathalia Cristina Leite

Poliana de Souza Araujo

Anamnese Psicológica.

Lorena

2016

Anamnese é um termo que tem sua origem do Grego, em que Ana significa novo e mnnesis, memória. Pode ser usado de diversas formas e em áreas diferentes, tem a intenção de ser um ponto inicial ao Psicodiagnóstico, que tem inicio em uma entrevista realizada pelo Psicólogo ou por qualquer outro profissional que trabalhe na saúde. Porém na presente pesquisa será abordado a anamnese psicológica. Anamnese significa lembrança ou recordação, que seria a recuperação da memória e o processamento de informações e isso ocorre através do histórico do paciente, sendo que não é uma história aleatória, precisando ter um foco para a investigação. Porém, a anamnese pode ser feita dentro do processo de entrevista pelo psicólogo.

Na anamnese o paciente é o moderador, ela é trazida e relatada através da lembrança do mesmo, pois, supõe-se de que ele conheça sua própria história e que é capaz de fornecer informações sobre ela, isso quando se trata de um adulto e no caso de criança, o resgate dessa memória é feita em parceria com alguém próximo a ela, como um pai, mãe ou responsável. Portanto observando a visão da família sobre a história do sujeito, seus preconceitos, frustrações, afetos, conhecimentos e tudo aquilo que é depositado sobre o sujeito.

A anamnese trabalha com a suposição de que o paciente conhece sua vida e está, portanto, capacitado para fornecer dados sobre a mesma. Enquanto que, a hipótese da entrevista é de que cada ser humano tem organizado a história de sua vida, e um esquema de seu presente, e destes temos que deduzir o que ele não sabe. Ou seja, “o que nos guia numa entrevista, do mesmo modo que em um tratamento, não é a fenomenologia reconhecível, mas o ignorado, a surpresa”(GOLDER, 2000, p.45).

Sendo necessário estabelecer uma boa relação com o cliente, mostra-se disposto e receptível para o que ele irá relatar, sendo assim uma forma da conversa fluir naturalmente, em alguns casos quando se segue o roteiro pré-estabelecido pode passar a impressão de desinteresse pelo o que ele tem a dizer, tornando a conversa desconexa e vazia, sendo importante ressaltar que algumas palavras devem ser evitadas, como o uso de expressões e entonações que sugerem julgamento à fala do cliente, como também frases que cobram justificativas de alguns comportamentos do sujeito. Respeite o silêncio em perguntas polêmicas e dê espaço para o cliente chorar, respeitando aquele momento, pode dar uma pausa na entrevista se necessário.

Uma anamnese possui técnicas corretas de serem aplicadas e seguidas. Ao seguir as técnicas pode-se aproveitar ao máximo o tempo disponível para o atendimento, o que produz um diagnóstico seguro e um tratamento correto. Sendo ele um documento que irá permitir uma investigação e fazer da melhor forma as intervenções necessárias com o sujeito, portanto servirá como a base que dará suporte para os encaminhamentos necessários das sessões.

Sendo importante constar nessa anamnese algumas informações, como, a identificação, dados familiares, queixa inicial, Antecedentes pessoais sobre a gestação, desenvolvimento na infância e entre outros.

Portanto para Weiss é importante que conste nesta anamnese como foi a gravidez, pré-natal, concepção, sendo que:

 “A história do paciente tem início no momento da concepção. Os estudos de Verny (1989) sobre a Psicologia pré-natal e perinatal vêm reforçar a importância desses momentos na vida do indivíduo e, de algum modo, nos aspectos inconscientes de aprendizagem” (2003, p. 64).

Assim sendo, estas informações são importantes, pois servem de auxílio para um melhor desenvolvimento do trabalho junto ao sujeito, concluímos que através da ferramenta anamnese nos traz a possibilidade de identificar uma melhor forma de intervenção, com base nas informações do histórico e queixas obtidas no processo de psicodiagnostico.


REFERÊNCIAS

CRUZ, Patrícia. Anamnese para atendimento de crianças. 2013. Disponível em:https://docs.google.com/file/d/0B7C31UCsYaOiemV5Z0lfb21UTFk/edit?usp=sharing.

GOLDER, E. M. Clínica da primeira entrevista. Trad. P. Abreu. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

WEISS, M. L. L. Psicopedagogia Clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. Rio de Janeiro, DP&A, 2003.


ANEXO

Modelo Anamnese Infantil

Data:_______________________________________________________________

Quem trouxe a criança:_________________________________________________

Frequencia do atendimento:_____________ Data/hora:_________________________

1. Identificação

Nome:______________________________________________________________

Apelido:_____________________________________________________________

Idade:_____________ Sexo:_______________________________________________

Local e data de nascimento:____________________________________________

Cidade:__________________________ Telefone:______________________________

Escola:______________________________________________________________

Escolaridade:______________________ Período escolar_____________________

Nome do professor:____________________________________________________

Observações:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Dados familiares

Nome do pai:_________________________________________________________

Grau de instrução:__________________Profissão___________________________

Idade:___________Naturalidade:__________________Estado civil:_____________

Nome da mãe:________________________________________________________

Grau de instrução:__________________Profissão___________________________

Idade:___________Naturalidade:__________________Estado civil:____________

Religião dos pais:_____________________________________________________

Observações:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (119.8 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com