TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise da Estratégica Competitiva

Por:   •  27/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 5

Análise da Estratégica Competitiva

A nossa análise foi baseada na realidade da loja de roupas GLA MODAS.

É um comercio varejista, propriedade de Adelaide Silva Alves, localizada na Rua José Antonio Araújo (Em frente ao Supermercado Sévia) em Araçuaí-MG e possui uma filial na cidade de Virgem Da Lapa-MG.

A proprietária está no ramo de varejo a mais de 25 anos, onde começou tudo um pequeno espaço dentro do Shopping Popular, no centro da cidade de Araçuaí, e hoje, para melhor atender os seus clientes, ganhar melhor visibilidade entre a população e divulgar melhor os seus produtos, investiu em uma melhor localização, com um espaço maior e mais confortável.

Juntamente com ela, trabalha o seu esposo e um dos seus filhos, sendo assim, eles os seus únicos ‘funcionários’. Além deles, a loja conta no momento com uma estagiária temporária do curso de Técnico em Comercio, do IFNMG – Campus Araçuaí.

I) Identifique as forças competitivas da empresa e o seu impacto na mesma.

Rivalidade entre concorrentes

➢ Quantidade de concorrentes – Não dá para saber ao certo, pois existem inúmeras lojas de varejo em Araçuaí.

➢ Diversidade dos concorrentes – Existem concorrentes de diversos tipos, desde aqueles com melhor poder aquisitivo, mais conhecidos e também mais antigos no ramo de varejo dentro e fora da cidade até aqueles que estão entrando recentemente na área, lojas de grande e pequeno porte, com muito e pouco movimento de clientela.

➢ Diferenciação dos produtos – Os produtos são de boa qualidade, onde possuem diversos modelos de roupas com preços bem em conta.

➢ Market Share de cada concorrente – O grau de participação dos seus concorrentes no mercado é bem grande. Dentre algumas lojas mais conhecidas, com maior movimento e que estão no ramo a mais tempo, as que estão em destaque são: Linda Modas, Loja do Povo.

Exemplos de lojas que entraram no mercado após a abertura da loja e ainda assim conseguiram superar a popularidade da mesma: Quintess Multimarcas, Lojão São Paulo, Hering – Segunda Pele.

➢ Poder financeiro/econômico dos concorrentes – O poder econômico das concorrentes em destaque é bem maior, por estarem no ramo a mais tempo, possuindo assim mais ‘fama’ e mais clientes. Em alguns casos esse poder é liderado pela própria GLA Modas, já que comparando com algumas lojas, ela que possui maior movimento.

Novos entrantes

➢ Necessidade de capital para iniciar o negócio - A necessidade de um bom capital para a entrada nesse ramo é essencial, para que o proprietário já de início previna-se de uma crise ou até mesmo de falência, pelo fato de que o investimento na área para atrair clientes e ganhar reconhecimento tem que ser alto.

➢ Profissionais mais jovens, motivados, inovadores – Atualmente, muitos proprietários têm buscado colocar jovens para estar à frente das vendas de sua empresa, fazendo assim com que tenha sucesso no mercado. Isso se dá pelo motivo de que jovens são bem espontâneos, conseguem inovar e motivar as pessoas a consumir aquele determinado produto.

➢ Não estão presos a instalações e equipamentos antigos – Os novos entrantes nesse mercado varejista estão investindo abundantemente em inovações, desde na estrutura física da loja até na sua divulgação, no controle de vendas, etc.

Produtos substitutos

Não há a possibilidade de substituição de produtos, desde que a empresa apenas trabalha com moda feminina e masculina, sem a pretensão de ir para um novo ramo, como por exemplo: Venda de roupas de cama, mesa e banho. Segundo a dona da empresa, esse tipo de mudança para eles não seria muito lucrativo, até porque onde a empresa situa é uma região bem difícil de obter lucro nesse ramo.

Compradores

➢ Volume de compras – O volume compras é bem considerável, visando a parte em que a empresa não utiliza nenhuma tecnologia avançada para divulgação de sua marca.

➢ Quantidade de compradores – Em média, de 150 à 200 compradores mensalmente, desde aqueles que compra através no crediário e os que compram à vista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (125 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com