TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise dos fatores internos e externos é uma das práticas utilizadas para entender a situação global das organizações

Por:   •  13/4/2017  •  Resenha  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 2

nálise Ambiental

A análise dos fatores internos e externos é uma das práticas utilizadas para entender a situação global das organizações. Esta abordagem tenta equilibrar os pontos fortes e fracos da organização com as oportunidades e riscos que o ambiente externo apresenta. Ela sugere que a principal questão enfrentada pela organização pode ser isolada através de uma cuidadosa análise de cada um desses ambientes.

Análise do ambiente externo > estudo da relação existente entre a empresa e o seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças. Ao analisar o ambiente externo mundial e nacional, é preciso examinar seus aspectos geográficos, econômicos, políticos, sociais e, em termos de ramo de negpocios, a tecnologia (de processo e de produto), o marketing, finanças, o comportamento aparente dos competidores que a empresa tem nos mercado em que atua e o comportamento dos stakeholders.

A investigação do macro ambiente organizacional é uma avaliação crítica de um conjunto de características, elementos e fatores que compõem o universo de atuação da organização. No macro ambiente todas as empresas são afetas por forças: político legais, as econômicas, tecnoológicas e sociais.

Kotler tb destaca 5 forças:

Econômicas > análise de tendências das variáveis econômicas que possam afetar a demanda e a oferta de produtos/serviços nos mercados em que a empresa atua ou pretende atuar.

Socioculturais > tendências relativas a crenças, valores, normas e costume sociais nas sociedades com as quais a empesa interage, e que possam afetar o desenvolvimento futuro da empresa.

Político-Legais > tendências relativas a leis, instituições governamentais e correntes que possam afetar a empresa.

Tecnologias > tendências relativas ao conhecimento humano que possam influenciar a empresa no uso de determinadas matérias-primas e insumos ou o emprego de determinados processos operacionais e gerenciais.

Demográficas > tendênicas relativas à características de populações e matérias primas que possam ter implicações nas atividades futuras da empresa.

Análise do ambiente Interno:

Aspectos organizacionais > rede de comunicação, estrutura da organização e política, procedimento e regras

Aspectos de MKT > segmentação de mercado, estratégia de preço, estratégia de promoção e distribuição.

Aspectos de pessoal > práticas de recrutamento, programas de treinamento, sistema de avaliação e desempenho.

Aspectos de produção > Pesquisa e desenvolvimento, compra de matéria prima, uso de tecnologia e layout das instalações industriais.

Pontos fortes e fracos da análise interna:

Fortes > vantagens estruturais controláveis pela empresa que a favorecem perante oportunidades e ameaças do ambiente.

Fracas > desvantagens estruturais controláveis pela empresa que a desfavorecem perante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com