TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aprenda a falar bem e impulsione sua carreira

Por:   •  20/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

DISCIPLINA: ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO ORAL

DOCENTE: Sabrina Bonqueves Fadanelli

Tarefa: QUEBRAR O GELO

(OSBORNE, J. W. Aprenda a falar bem e impulsione sua carreira. São Paulo: Nobel, 1999. p. 109-111.)

Objetivos da apresentação

  1. Aprender a ficar à vontade diante do público.
  2. Identificar o seu estilo de falar.
  3. Identificar os aspectos falhos no seu jeito de falar que necessitam de reforço.

Tempo: dois a três minutos.

A tarefa

O assunto geral deste tópico é você. Selecione dois ou três aspectos interessantes de sua vida que esclareçam como você é como indivíduo, por exemplo, local de nascimento, educação, família etc. Explique como você atingiu sua atual ocupação e fale alguma coisa sobre suas aspirações.

Se você preferir evitar a autobiografia, fale de seus negócios, hobbies ou de qualquer outra coisa que se relacione a você como indivíduo. Dominar completamente o assunto de que vai tratar aumentará sua autoconfiança.

Ressalte os principais pontos de sua fala numa narrativa como se você estivesse falando com amigos.

Criando sua fala

Sua fala necessita de começo, meio e fim. Tente criar uma abertura interessante. Tenha uma sentença claramente fixada em sua mente e use-a mesmo se lhe ocorrer uma ideia melhor exatamente antes da fala. Em seguida planeje uma boa conclusão e fixe-a em sua mente. Com um bom início e um bom término, você pode facilmente preencher o corpo da apresentação.

Selecione três ou quatro pontos significativos e desenvolva-os por meio de exemplos, histórias e anedotas. Faça uma afirmação, apresente-a com outras palavras, ilustre-a e, então, repita-a para ser claramente entendida. A plateia perderá o argumento se você simplesmente abordar um fato e passar para o próximo Item. Esta é uma habilidade Importante de aprender com o primeiro discurso. [...]

Preparando-se

Agora o discurso está pronto, mas e você? Você precisa ensaiar. Praticar a fala até sentir-se seguro. Não é necessário que decore a fala se estiver completamente familiarizado com o assunto. Em vez de pensar que está fazendo um discurso, pense que está conversando com um grupo de amigos, compartilhando informações de interesse comum. Não se Imagine com medo do público.

Apresentando sua fala

Depois de preparar sua fala, relaxe. O nervosismo é natural. Coloque-o para trabalhar em seu favor, usando-o para emprestar entusiasmo a sua fala. Ninguém prestará atenção a um tremor de sua voz. O tremor desaparecerá à medida que você for se envolvendo com o tema.

Antes de começar a falar, inspire profundamente, expire calmamente. Faça uma pausa para permitir que a plateia se acomode, e ai comece a exposição.

Enquanto estiver falando, olhe atentamente para vários membros da plateia; primeiro, olhando diretamente para uma pessoa por poucos segundos, depois para outra, pois assim ninguém se sentirá marginalizado. Se estiver falando para a câmara, olhe diretamente para as lentes como se estivesse falando para cada um, individualmente. Esteja atento e obedeça ao limite de tempo de sua apresentação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (111.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com