TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aprender Antropologia

Por:   •  31/5/2023  •  Resenha  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal Fluminense

Aluna: Raíssa Fagundes de Oliveira                           Matrícula: 823104029

Matéria: Antropologia                                        Professor: Ângelo

Resumo Campo e abordagem antropológicos            Data: 18/04/2022

O homem sempre foi tema de reflexão, em todas as sociedades, desde o começo dos tempos. O marco do início da Antropologia – ciência do homem, estudo das suas origens, evolução, costumes e crenças, se dá quando o questionamento dessa ciência tira o foco do saber natural. Logo, podemos entender a Antropologia a partir de uma linha temporal.

Século XVIII – Fundamento etnográfico: Homem como objeto de conhecimento a partir de visão cientifica. Nesse período a natureza dá lugar ao homem, agora ele é o “objeto” de estudo. E assim, são feitos relatos/estudos científicos acerca dos povos existentes (que se tinha conhecimento): suas características sociais, físicas, o fundamento de suas diferenças linguísticas, raciais e religiosas.

Século XIX – Fundamento social: O estudo do homem e sua classificação enquanto ao meio social. Nesse período o homem é definido pelo retrato social da sua comunidade. Os que estavam à deriva dos palcos de evolução – leia-se Europa e América do norte, eram classificados como “primitivos”. Isso porque, em comparação a essas civilizações, as ditas primitivas eram menos desenvolvidas em relação as vertentes: tecnológica, comportamental e dimensional. Logo, o objeto de estudo antropológico pode ser definido nessa época como o estudo das populações não ocidentais.

Século XX – Fundamento histórico: Como a evolução social obriga a Antropologia a mudar sua área de investigação. É importante ressaltar que com a revolução industrial, estudar os povos “primitivos” já não é tão promissor cientificamente, visto que muitas sociedades foram colonizadas e estavam em processo de desenvolvimento devido ao capitalismo. Sendo assim, a Antropologia adiciona algo a sua perspectiva: ao invés de definir o homem pela sua área, por que não definir o homem por ele mesmo e analisar o espaço que ele pode ocupar?

A partir daqui nossa linha temporal leva ao estudo antropológico que acompanha o desenvolvimento humano – estudando e entendendo ele por todas suas dimensões sociais e épocas. Segundo o antropólogo François Laplantine, pode ser melhor entendida se dividida em 5 áreas: Biológica – que relaciona a ciência humana com a natural, onde busca-se entender a ação entre o meio(ecológico, biológico, social) e a fisiologia humana; Pré-histórica – ligada à arqueologia, essa área busca entender o desenvolvimento humano a partir da reconstrução histórica; Linguística – mais do que estudos sobre dialetos e suas formas, essa área estuda a comunicação em geral, das mais antigas às modernas. Psicológica – área com foco comportamental, o funcionamento tanto consciente como inconsciente da mente humana; E por fim, Etnológica – estudando a sociedade como um todo, desde sua formação ao modo com que suas relações são construídas, com o meio e entre os integrantes. O que nos leva a pensar que a Antropologia não pode ser simplificada ou dimensionada por definição, uma vez que cresce a cada povo, cultura e sociedade descoberta. O conhecimento é seu alimento inesgotável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com