TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Artigo Organizacional

Por:   •  3/10/2019  •  Artigo  •  2.394 Palavras (10 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - ÁREA1

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ANDREZA ANDRADE DA SILVEIRA

ANÁLISE DOS RISCOS OCUPACIONAIS DENTRO DE UMA MICROEMPRESA DO RAMO DE ALIMENTOS DE CONFEITARIA E OS IMPACTOS NO PROCESSO PRODUTIVO E NO FATURAMENTO

SALVADOR (BA)

2019

ANDREZA ANDRADE DA SILVEIRA[pic 2]

ANÁLISE DOS RISCOS OCUPACIONAIS DENTRO DE UMA MICROEMPRESA DO RAMO DE ALIMENTOS DE CONFEITARIA E OS IMPACTOS NO PROCESSO PRODUTIVO E NO FATURAMENTO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Ciência e Tecnologia – ÁREA1, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Produção.

Orientador: Prof. Dr. Raimundo Filho

SALVADOR (BA)

2019

ANÁLISE DOS RISCOS OCUPACIONAIS DENTRO DE UMA MICROEMPRESA DO RAMO DE ALIMENTOS DE CONFEITARIA E OS IMPACTOS NO PROCESSO PRODUTIVO E NO FATURAMENTO[pic 3]

Andreza Andrade[1]

Prof. Dr. Raimundo Filho[2]

RESUMO

O local de trabalho deve ser seguro, e, para tanto, as organizações têm como um de seus princípios promover a garantia de um ambiente seguro junto aos trabalhadores. No entanto, a oferta de condição segura em um ambiente de trabalho deve preceder às ações decisórias com a intenção de minimização dos riscos ocupacionais para, consequentemente, obtenção de maior qualidade em relação ao serviço prestado ao trabalhador, incidindo em um melhor processo produtivo, que resultará em maior rentabilidade para a empresa. Assim, o objetivo geral deste trabalho consiste em analisar os riscos ocupacionais em uma microempresa, do ramo alimentício de confeitaria, descrevendo seus impactos no processo produtivo e financeiro, sem a elaboração e implantação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). A metodologia adotada permitiu primeiro discutir teoricamente breves questões relacionadas aos riscos ocupacionais dentro de uma organização, os impactos pela não observância de processo em conformidade com as normas regulamentadoras que impactam a produção e diminuem a rentabilidade financeira. Posteriormente, foi feito uma pesquisa de campo, buscando, através de um roteiro de entrevista compreender o que a empresa em estudos tem oferecido aos funcionários em termos de riscos a que estão expostos ocupacionalmente e se estes tem interferido na produção e na rentabilidade da mesma. A conclusão a que se chegou foi que é necessário encarar com cuidado a segurança, saúde e bem estar dos colaboradores como uma ação estratégica, pois um ambiente seguro, com trabalhadores saudáveis e estimulados, reverte-se em uma maior produtividade.

Palavras-chave: Organização. Trabalhadores. Produção. Riscos ocupacionais. Rentabilidade financeira.

ABSTRACT

O local de trabalho deve ser seguro, e, para tanto, as organizações têm como um de seus princípios promover a garantia de um ambiente seguro junto aos trabalhadores. No entanto, a oferta de condição segura em um ambiente de trabalho deve preceder às ações decisórias com a intenção de minimização dos riscos ocupacionais para, consequentemente, obtenção de maior qualidade em relação ao serviço prestado ao trabalhador, incidindo em um melhor processo produtivo, que resultará em maior rentabilidade para as empresas. Assim, o objetivo geral deste trabalho consiste em analisar os riscos ocupacionais em uma microempresa, do ramo alimentício de confeitaria, descrevendo seus impactos no processo produtivo e financeiro, sem a elaboração e implantação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). A metodologia adotada permitiu primeiro discutir teoricamente breves questões relacionadas aos riscos ocupacionais dentro de uma organização, os impactos pela não observância de processo em conformidade com as normas regulamentadoras que impactam a produção e diminuem a rentabilidade financeira. Posteriormente, foi feito uma pesquisa de campo, buscando, através de um roteiro de entrevista compreender o que a empresa em estudos tem oferecido aos funcionários em termos de riscos a que estão expostos ocupacionalmente e se estes tem interferido na produção e na rentabilidade da mesma. A conclusão a que se chegou foi que é necessário encarar com cuidado a segurança, saúde e bem estar dos colaboradores como uma ação estratégica, pois um ambiente seguro, com trabalhadores saudáveis e estimulados, reverte-se em uma maior produtividade.

Palavras-chave: Organização. Trabalhadores. Produção. Riscos ocupacionais. Rentabilidade financeira.

1        INTRODUÇÃO

Independentemente de qual seja o ramo de atuação e tamanho da empresa, todas, sem exceção, tem um risco ocupacional intrínsecos às atividades desempenhadas pelos trabalhadores. Esse risco impacta diretamente o trabalhador e, consequentemente, a empresa que tem seu processo produtivo, a depender da ocupação, parado, e diminuição da rentabilidade e ganhos financeiros (MOREIRA, 2014).

Dentro desse contexto, estudos feitos por Bolick (2010) mostraram a importância da segurança no local de trabalho; e, cabe as organizações ter como um de seus princípios, a promoção da garantia do local seguro junto aos trabalhadores. No entanto, a oferta de condição segura em um ambiente de trabalho deve preceder às ações decisórias com a intenção de minimização dos riscos ocupacionais para, posteriormente, obtenção de maior qualidade em relação ao serviço prestado ao trabalhador, para que a empresa venha auferir rentabilidade.

A compreensão identificada no estudo de Mendonça et al. (2015) acerca dessa questão é de que o conhecimento dos riscos a que estão expostos os trabalhadores e as medidas de proteção são responsabilidades da organização, não diferente, também, dos próprios profissionais, em face de serem atitudes que transcendem os hábitos rotineiros o que, por consequência, passa a exigir inúmeras mudanças de comportamentos e rotinas.

Anteriormente, analisando a questão intrínseca ao risco, os estudos de Rouquinol (2014), mostraram que podem ser identificados riscos não somente presentes, mas, também, futuros, em uma dada situação que envolve a questão da saúde dos trabalhadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (171.8 Kb)   docx (73.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com