TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Acadêmica de América Latina e Sustentabilidade

Por:   •  27/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Curso de Graduação Tecnológica em Comércio Exterior

Atividade Acadêmica de América Latina e Sustentabilidade

Prof. Dr. Laércio Pilz e Tutor Me. Caio Fernando Flores Coelho

Sustentabilidade

Pâmela Marcadella

1. Uma reflexão que problematize a relação entre crescimento econômico e desenvolvimento a partir do texto 'Estamos fazendo a conta errada', de Ladislau Dowbor ;

Após ter lido o texto “Estamos fazendo a conta errada” percebi mais ainda que realmente não estejamos no caminho certo quanto ao nosso maior bem que é a natureza. Estamos jogando fora riquezas imensuráveis em troco um pouco mais de dinheiro, mais poder ou apenas um número a mais no PIB. Até onde isso vale a pena? Até onde pode ir o crescimento da economia em cima do Meio Ambiente, ligando a mínima para sustentabilidade?

Com o crescimento das cidades, aumento constante de veículos rodando, novas fábricas produzindo 24h por dia sem parar, número de população maior a cada ano, não é de se espantar que precisamos de cada vez mais. Mais comida, mais casas, mais emprego. Tudo isso gera um aumento na economia, uma movimentação que faz o PIB do Brasil crescer. Por exemplo: se o BR está com muita gente desempregada, vem uma grande empresa mineradora e se instala em uma cidade fazendo com que aquelas pessoas fossem admitidas, gerando assim mais dinheiro, e consequentemente elevando o PIB, e depois de um tempo “percebe” que sua barragem não está mais aguentando como deveria e que isso poderia destruir nossa natureza, o que essa empresa faz? Se sua resposta for que ela irá ignorar esse fato, você está certo!

Mas a questão é por quê? Porque o dinheiro é mais importante quanto nossas riquezas naturais? Esse exemplo que citei é real e aconteceu em Mariana – MG, causando um dos maiores desastres ambientais do mundo. E tudo isso ocorreu pois, para alguns, era mais importante o poder, a economia da região, o “crescimento” de uma área no nosso país, comparado com o que poderia causar a natureza brasileira.

2. Uma elaboração refletida a partir da experiência de vida do próprio aluno sobre como causamos impactos no meio ambiente que nos cerca e o que podemos fazer para diminuir estes efeitos negativos.

Para mim, nós impactamos o meio ambiente a todo momento, muitas vezes nem percebendo. Quando saímos de carro para ir à padaria na esquina de nossa casa, quando escolhemos utilizar o copo plástico em vez de uma garrafa ou copo que pode ser lavado, quando ficamos aqueles “bons” 30 minutes em baixo do chuveiro com a água correndo e pensando na vida, isso tudo já causa um impacto. Podem ser exemplos simples e pequenos mas já causam sim uma mudança. Uma pessoa só fazendo uma coisa dessas pode parecer pequeno. Agora imagina na sua empresa se 10 pessoas sempre que forem beber água pegar outro copo descartável. Junte isso com os clientes, depois com a quantidade de estabelecimentos comerciais que tem apenas na sua cidade. Bom, o número já está grande, né?

Então não adianta negar que não há impacto no meio ambiente com nossas ações, por menores que sejam, invés disso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com