TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual Gestão de Pessoas FGV

Por:   •  7/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Atividade individual        

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo: Online

Aluno: Henrique Ferreira de Campos

Turma: 0721-1_3

Tarefa:

Plano de desenvolvimento da equipe

Introdução

Este trabalho buscará definir o cenário atual da empresa Volkswagen do Brasil, com foco na área de Planejamento Financeiro, identificando os perfis das lideranças e de suas equipes.

Sempre avaliando o cenário externo (mercado) e cenário interno (organização), definiremos quais os perfis e competências à eles atribuídas deverão ser desenvolvidos pelos colaboradores da empresa.

Isto se faz necessário nos dias de hoje para ajudar a empresa a vencer os seus desafios diários e identificar riscos e ameaças que podem surgir no horizonte de médio e longo prazo.

Análise de cenário - apresentação do contexto e desafios

Cenário atual da empresa/área e desafios

A área abordada neste trabalho será a de Planejamento Financeiro, da empresa Volkswagen do Brasil, onde estou alocado atualmente. A área em questão conta com 6 analistas e 3 gestores diretos, 100% deles em home office.

Devido à pandemia de covid-19, a área de Planejamento Financeiro e a VW do Brasil como um todo, têm passado por diversos desafios, como falta de peças, alta competitividade no mercado, crise econômica e constantes mudanças do mundo atual.

Avaliando estes desafios sob o ponto de vista da Gestão de Pessoas, o home office têm que ser destacado como um grande desafio que têm sido vencido pela VW do Brasil, que soube se adaptar rapidamente ao modelo, reestruturando seus processos e equipes à fim de buscar os melhores resultados.

Outro grande desafio que deriva da pandemia é a inteligência emocional, que acaba sendo bastante exigida dos colaboradores de qualquer empresa. Isso porque em um processo de home office, muitas mudanças acontecem e é imprescindível que o colaborador tenha essa inteligência para absorver mudanças que possa julgar ruins e saber aproveitar as novas oportunidades que o modelo traz.

Cenário atual de desenvolvimento de pessoas

Como destacado anteriormente, para ajudar seus colaboradores à enfrentarem esse cenário de incertezas que a pandemia nos trouxe, a VW do Brasil tem disponobilizado diversas palestras que visam desenvolver a capacidade de inteligência emocional dos seus colaboradores. Além disso, disponibilizou psicólogos para conversas com empregados sobre este tema, tentando minimizar os impactos na vida de seus colaboradores.

Falando sobre o Planejamento Financeiro, esta área tem demandado muitas competências de seus colaboradores, entre elas, podemos destacar as seguintes: Inteligência emocional, Pensamento analítico e inovação, pensamento crítico e analítico e design e programação de tecnologia. Isso porque a área vem passando por um processo de digitalização, disponibilizando ferramentas de BI para desenvolvimento de analytics e aprimoração da visão de negócio.

Plano de desenvolvimento da liderança

perfil atual da liderança da área

perfil desejado para o novo cenário

competências a desenvolver

justificativa

Alternância entre perfil autoritário e marcador de ritmo

Alternância de perfil entre treinador e visionário

Inteligência emocional

Pensamento analítico e inovação

Para garantir a inovação proposta pela VW do Brasil, a liderança terá que desenvolver estas competências para suportar a equipe no processo de criação e inovação de processos nas novas ferramentas de BI, criando soluções que favoreçam a identificação de problemas de negócio, promovendo treinamentos na área de TI e garantindo a motivação e bom clima de trabalho entre os colaboradores da equipe, através da inteligência emocional.

Plano de desenvolvimento da equipe

perfil atual da equipe

perfil desejado para o novo cenário

competências a desenvolver

justificativa

Alternância entre os perfis analista e executor

Alternância entre os perfis executor e comunicador

Inteligência emocional, Pensamento analítico e inovação, pensamento crítico e analítico e design e programação de tecnologia

A equipe precisa desenvolver estas competências para garantir que a VW do Brasil mantenha o seu nível de competitividade no mercado, através de conhecimento em novas ferramentas tecnológicas e através da inovação de seus processos. Tudo isso calcado em muita inteligência e controle emocional.

Considerações finais

Como podemos notar, as empresas tem passado por diversos desafios do mundo moderno, com o foco em pessoas e lideranças 4.0. Portanto, a VW do Brasil também está inserida neste contexto.

Como se não bastassem os desafios do mundo moderno, a pandemia de covid-19 que vem afetando a economia global, ainda impôs mais alguns obstáculos na gestão de pessoas. O home office é um grande exemplo disso, desafiando os gestores à garantirem boas performances de suas equipes mesmo liderando à distância.

Com base nisso, as lideranças e as pessoas que integram as organizações precisam estar atentas às competências exigidas por este mundo moderno e seus novos modelos de negócios. É extremamente necessário que algumas equipes e lideranças passem por mudanças de perfil e que desenvolvam estas competências que garantirão a perenidade e o futuro das organizações em que atuam.

Desta maneira, busquei identificar as principais competências que a área de Planejamento Financeiro da VW do Brasil precisa desenvolver para garantir bons resultados para a empresa, mas além de atingir as expectativas da empresa, também atingir as expectativas pessoais, garantindo empregabilidade em um futuro próximo de contantes mudanças.

Referências bibliográficas

NARDUCCI, Viviane. Gestão de Pessoas-Rio de Janeiro: FGV 2021.

Material de Apoio

As principais competências do gestor 4.0

Disponível em: https://aerp.org.br/geral/as-principais-competencias-do-gestor-4-0/

Acesso em: 15/08/2021

As dez competências para 2025

Disponível em: https://benefhealth.com.br/as-dez-competencias-para-2025/

Acesso em: 15/08/2021

As dez competências mais valiosas até 2022

Disponível em: https://www.gestaoerh.com.br/pt_br/artigos/7894-as-dez-competencias-mais-valiosas-ate-2022

Acesso em: 15/08/2021

Liderança 4.0: como agir nesse novo modelo de mercado?

Disponível em: https://www.poderdaescuta.com/lideranca-4-0-como-agir-nesse-novo-modelo-de-mercado/

Acesso em: 15/08/2021

Mundo VUCA e o conceito de liderança

Disponível em: https://www.umov.me/lideranca-mundo-vuca/

Acesso em: 15/08/2021

Conheça os 10 perfis de liderança mais comuns

Disponível em: https://administradores.com.br/noticias/conheca-os-10-perfis-de-lideranca-mais-comuns

Acesso em: 15/08/2021

Perfis comportamentais: conheça os tipos e saiba como ajudar os seus colaboradores

Disponível em: https://www.roberthalf.com.br/blog/gestao-de-talentos/perfis-comportamentais-conheca-os-tipos-e-saiba-como-ajudar-seus-rc

Acesso em: 15/08/2021

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (185.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com