TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Marketing

Por:   •  4/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.734 Palavras (11 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

 [Maio/2022]

[pic 4]

Elaborado por: Alexandre Santos Marques

Disciplina: Marketing

Turma: Gestão comercial e Vendas


Introdução

O Plano de Marketing é uma importante ferramenta para os profissionais da área, auxiliando no estabelecimento de objetivos e atingimento de metas estabelecidas.

A presente atividade tem a finalidade de analisar os dados organizacionais da empresa Latinofarma que atua no segmento da Oftalmologia, dentro da Indústria Farmacêutica, permitindo entender melhor o cenário na qual a empresa está inserida, dimensionando seus os pontos de força e fraqueza e elaborar um plano de ação com base nas necessidades da empresa.

Ao longo desta atividade vamos observar que o mercado na qual a empresa está inserida existe muita competitividade e dinamismo, se fazendo necessária a elaboração de estratégias de mercado para manter o seu crescimento e longevidade.

Para auxiliar a elaboração desta atividade, serão utilizadas diversas ferramentas de marketing, como a análise SWOT, Briefing, pesquisas de quantitativas e pesquisas realizadas por meio de canais de comunicação.


Desenvolvimento

A Latinofarma é uma empresa com capital 100% nacional com 20 anos de atuação no segmento de Oftalmologia. Localizada em Cotia, sua planta industrial tem 5.000 m², construída em um espaço de mais de 20.000 m² e potencial para a produção de cerca de 3,5 milhões de unidades mensais. ¹

Fundada no ano de 2002, rapidamente alcançou relevância no mercado Oftalmológico nacional, em 2015 foi adquirida pelo grupo Cristalia, tornando-se uma unidade de negócios, buscando aumentar ainda mais a sua relevância e apoio a prática da oftalmologia no mercado brasileiro, empregando diretamente mais de 350 funcionários e produz anualmente mais de 12 milhões de unidades de colírios e pomadas oftálmicas, a empresa apresenta mais de 30 produtos em 40 diferentes apresentações.

Após a aquisição pelo grupo cristalia a empresa lançou vários produtos, inclusive produtos que contam com formulações exclusivas no mercado brasileiro.

Foram incorporadas melhorias na logística e distribuição, consequentemente mais rapidez na distribuição de produtos para o varejo e clínicas médicas, a empresa passou a ter presença mais marcante nos congressos e principalmente investindo na formação dos médicos residentes, atuando em áreas terapêuticas, inspirada na cultura de PDI do grupo Cristalia, a Latinofarma, vem diversificando seu investimento em pesquisa e desenvolvimento de produtos para o mercado brasileiro, disponibilizando diferentes formas de atender os oftalmologistas e os pacientes, principalmente apoiando a prevenção e tratamento das doenças oculares.

 Em parceria com o Instituto da Visão, a empresa lançou o projeto DryLab que consiste em um simulador virtual para procedimentos cirúrgicos, acelerando a curva de aprendizado nas residências de oftalmologia.

Atualmente, esta é a Logo utilizada pela empresa:

[pic 5]

1- Análise ambiental da empresa

Se tratando do contexto de macroambiente onde a empresa Latinofarma está inserida, as forças demográficas, tem uma predominância de seu publico alvo baseada em médicos oftalmologistas, fellows, residentes e pacientes que possuem algum tipo de sintoma/desconforto ocular. 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente cerca de 285 milhões de pessoas estão visualmente prejudicadas no mundo, dos quais, entre 60% a 80% dos casos podem ser evitados e tratados. No Brasil, o último Censo Demográfico (IBGE 2010) identificou mais de 35 milhões de pessoas com algum grau de dificuldade visual.

O perfil do público alvo é extremamente abrangente, pois as doenças oculares podem acontecer em qualquer fase da vida, e em seu portfólio, a empresa conta com produtos para uso pediátrico e adulto e dos mais acessíveis a produtos mais sofisticados.

No contexto das forças naturais existentes no macroambiente, a empresa produz a sua própria matéria prima a partir de insumos químicos também fabricados em sua planta fabril, permitindo mais independência na sua cadeia de produção.

Em relação às forças culturais, de acordo com o Linkedin, a empresa Latinofarma, divisão do grupo crisália, possui uma equipe de força de vendas formada por mais de 350 propagandistas distribuídos em todo território brasileiro, responsável pela distribuição de informações, sobretudo a conscientização de formadores de opiniões como médicos preceptores, para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes com problemas/sintomas oculares, para o tratamento preventivo. Todo este trabalho é realizado através de visitas presenciais embasadas em estudos científicos para garantir mais segurança e sucesso no trabalho de divulgação dos produtos da empresa.

O departamento de compliance da empresa é responsável por manter todos os padrões de normas, decretos e realizações dentro das leis em cada localidade de atuação da empresa. Sendo totalmente legalizada, a Latinofarma, não corre risco de exercer as suas atividades.

No que tange as forças tecnológicas e econômicas, a empresa está sempre um passo a frente do mercado, trazendo para comercialização produtos com formulações exclusivas e com preço mais acessível.

O que vai diretamente ao encontro da Missão, Visão e Valores da empresa:

Missão: Colaborar na melhoria das condições de tratamento de saúde da população, inovando, desenvolvendo, produzindo, comercializando e proporcionando acesso a produtos com qualidade e preço justo.

Visão: Ser uma empresa referência, com propósitos e valores que contribuam de forma ampla e inovadora para o desenvolvimento de produtos e serviços que possibilitem um viver mais saudável e longevo aos seres humanos.

Valores: Inovação, Respeito, Qualidade, Excelencia com simplicidade.

Aprofundando a pesquisa para identificação do microambiente na qual a empresa está inserida, pode-se identificar que os setores de toda organização possuem ampla e frequente linha de comunicação entre si, aumentando a qualidade no fluxo de atividades desenvolvidas. Em relação aos fornecedores, como a empresa é a própria fabricante dos insumos utilizados na produção dos produtos comercializados, ela sofre impacto muito menor, referente a falta de insumos para produção dos produtos e consequente aumento nos preços praticados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (335.3 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com