TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Marketing fgv

Por:   •  12/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.501 Palavras (11 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

plano de marketing

 Maio/2021

[pic 4]

Elaborado por: Otávio Perim

Disciplina: Marketing – 0421-1_17

Turma: ONLO21GN-ENFINSPO3T2


Introdução

O objetivo do plano que será detalhado a seguir será apresentar e propor uma estratégia de Marketing para a empresa  Três Corações Alimentos S.A. composta por:

  • Análise Ambiental
  • Pesquisa de mercado e possíveis resultados
  • Análise competitiva
  • Proposta de Comunicação

Por definição as estratégias definidas pelo Marketing se estendem por toda a empresa, fazendo com que a integração entre as áreas seja primordial para o sucesso da estratégia.  

Definir com clareza o planejamento estratégico de marketing é de certa forma definir a atividade principal da empresa, alinhando a visão do corpo diretivo, direcionar os recursos disponíveis e traçar o caminho a ser seguido procurando atender as exigências do mercado. No caso a seguir essa integração será importantíssima, pois dentro da empresa existem de certa forma produtos concorrentes, logo, a abordagem deverá ser muito cuidadosa para que ao incentivar a compra do produto “x” não se desestimule a compra do produto “y”. A divisão de categorias dentro da própria marca será primordial para o sucesso da estratégia.

O objetivo desse plano será analisar a empresa Três Corações Alimentos S.A imaginando um novo posicionamento dentro do segmento de "Cafés Especiais” e comunicação mais efetiva em suas redes sociais. O segmento de cafés especiais, dentro de uma escala de qualidade se enquadra na mais alta categoria, estando à frente dos cafés tradicionais e “gourmet” por apresentar características como: aroma, sabor, doçura, acidez, corpo, finalização, uniformidade e equilibro classificados acima dos 80 pontos na escala de qualidade da "SCA - Specialty Coffee Association”, além de possuir a sua produção controlada, e os seus grãos selecionados e sua torra fresca.

Além do Brasil se um dos maiores produtor de café do mundo, sendo responsável por praticamente um terço de toda produção mundial e a Três Corações ser a maior empresa do segmento no Brasil, o consumo de cafés especiais cresceu 70% nos últimos 3 anos, apresentando uma boa oportunidade de um novo posicionamento no segmento.

As informações que aqui serão apresentadas, foram obtidas através de pesquisas feitas na internet e estão publicamente disponíveis, sejam elas pertinentes à empresa, sejam elas informações contextualizadoras do ambiente e do segmento que esse plano pretende se inserir.  

Desenvolvimento

A Três Corações Alimentos S.A. surge com esse nome em 2010 após decisão do grupo para alterar sua marca institucional, Santa Clara Participações Ltda. Essa decisão precede a fusão de 2005 realizada pela “join venture” do grupo Strauss-Elite, dono da marca Três Corações e da São Miguel Holding e Investimentos S.A, dona da marca Santa Clara Participações e Emprendimentos Ltda, marca de muita tradição na produção de café no norte e nordeste. [pic 5]

Atualmente a empresa segue em um ritmo muito forte adquirindo diversas marcas de diversos segmentos, não se limitando apenas no segmento de cafés e suas variáveis. Em 2019 o faturamento da Três Corações ficou em 4,9 bilhões de reais, o que demonstra seu franco crescimento, apresentando um aumento de 4% frente o ano anterior.

A seguinte proposta se dará especificamente para a linha “Rituais”, posicionada pela própria marca em seu website na categoria “Cafés Raros e Premiados” sendo identificada como a linha superior de toda a gama de cafés que a empresa oferece.

Análise Ambiental da Empresa

Conforme Kotler e Armstrong (2008)  2 ambientes que exercem grande influência nas atividades da empresa, o Macroambiente, formado pelo ambiente onde a empresa está inserida, como fatores demográficos, econômicos, políticos, natural, tecnológico e cultural e o microambiente, formado pela própria empresa, seus fornecedores, clientes, concorrentes e o público em geral.

Macroambiente

As forças que formam o macroambiente são as forças que a empresa simplesmente não possui controle sobre elas.

A Três Corações possui distribuição própria ou terceirizada em todos os estados do Brasil, além de exportar seus grãos para países da América Latina, Central do Norte e Ásia.

Prioritariamente a Três Corações está inserida no conxteto demográfico brasileiro e sul americano. Atualmente a concentração da população brasileira está na faixa acima dos 60, e o poder aquisitivo dos 90% mais ricos do pais é de R$1.000 reais mensais. Por possuir uma diversa gama de produtos, de diversas categorias a empresa torna-se apta a estar em todas as faixas sociais do país.

Como o principal produto no portfólio da Três Corações é o café, tratar-se de um grão que por muito tempo foi tratado como commodity, assim sendo, o café está totalmente suscetível às forças naturais, políticas e econômicas. Atualmente nos encontramos em um cenário de pandemia mundial, onde diversos setores tiveram baixa nas vendas, mas principalmente o ramo do café, tendo o brasil como o seu principal expoênte sofreu com o fechamento do comércio mundial, o aumento do dólar, além de uma seca duradoura que em 2020 atrapalhou a produção.

Culturalmente, o café faz parte da vida de diversos povos, sendo um produto global. No Brasil o café é sinônimo de reunião, de “aproveitar o momento”. O Brasil é o 14º maior consumidor de café do mundo e ele faz parte do dia a dia do brasileiro.

No século 19 durante o Brasil Império, o café tornou-se a principal força econômica do Brasil após o fim do ciclo das pedras preciosas. A partir dali até meados dos anos 40, já no século 20 o café foi uma poderosa arma política e econômica. Durante muito tempo o Brasil era o café e o café era o Brasil.  

Microambiente

Sendo o microambiente os elementos internos de uma organização, os mesmos são controláveis por ela, e são denominados de 5M’s: Homens (Men), Dinheiro (Money), Máquinas, Materiais e Mercados.

Fornecedores - A Três Corações realiza a compra e o beneficiamento de seus cafés na região de Minas Gerais, dependendo de seus fornecedores na realização do plantio, atualmente reconhecido como a parte primordial para a qualidade do café. Uma relação de parceria e ganho mutuo é torna-se primordial nesse negócio. A empresa atualmente trabalha com duas linhas de café de pequenos produtores, prezando pela qualidade e sustentabilidade do modelo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (430.8 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com